O Estudo de Viabilidade Telha Amianto é um processo fundamental para avaliar a viabilidade técnica e econômica do uso deste material em diferentes construções. O Estudo de Viabilidade Telha Amianto é um processo fundamental para avaliar a viabilidade técnica e econômica do uso deste material em diferentes construções.
F: FPK

Estudo Viabilidade Telha Amianto

O Estudo de Viabilidade Telha Amianto é um processo fundamental para avaliar a viabilidade técnica e econômica do uso deste material em diferentes construções.

Nome Técnico: EXECUÇÃO DE INSPEÇÃO TÉCNICA PARA ELABORAÇÃO DO ESTUDO DE VIABILIDADE E CUSTOS PARA TROCA DE COBERTURAS COM TELHA DE AMIANTO, COM A EMISSÃO DA ART

Referência: 201595

Ministramos Cursos e Treinamentos; Realizamos Traduções e Versões em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Mandarim, Alemão, Russo, Sueco, Holandês, Hindi, Japonês e outros consultar

O Estudo de Viabilidade Telha Amianto é um processo fundamental para avaliar a viabilidade técnica e econômica do uso deste material em diferentes construções. A telha de amianto, anteriormente amplamente utilizada em projetos de construção, é composta por fibras de amianto, que, por sua natureza, possuem alto poder de resistência e durabilidade. Contudo, muitos países restringem e regulamentam o uso do amianto devido aos riscos à saúde associados à sua exposição.

O estudo analisa a adequação das telhas de amianto para um determinado projeto, considerando tanto os custos quanto os riscos envolvidos. A finalidade desse estudo é garantir a segurança e a viabilidade do uso desse material, bem como encontrar alternativas que atendam às normas ambientais e de segurança.

Os profissionais responsáveis pela realização do estudo de viabilidade da telha de amianto são engenheiros e consultores especializados sobre o uso de amianto. Eles avaliam diversos fatores, como a durabilidade, os impactos ambientais e as possíveis implicações para a saúde ocupacional e pública.

O estudo analisa a adequação das telhas de amianto para um determinado projeto, considerando tanto os custos quanto os riscos envolvidos. - Estudo Viabilidade Telha Amianto
O estudo analisa a adequação das telhas de amianto para um determinado projeto, considerando tanto os custos quanto os riscos envolvidos.

O que é o Estudo Viabilidade Telha Amianto?

O Estudo de Viabilidade para Telhas de Amianto analisa, de forma técnica e estratégica, a possibilidade de utilizar, substituir ou remover telhas contendo amianto. Assim, ele considera fatores como segurança, saúde ocupacional, impactos ambientais, custos de substituição, compatibilidade estrutural e a legislação vigente.
Por causa da proibição do uso de amianto devido aos riscos à saúde associados à exposição a essa substância, muitas empresas solicitam esse estudo para avaliar alternativas viáveis. Dessa forma, ele sugere opções como telhas metálicas, de fibrocimento sem amianto ou outros materiais sustentáveis. Portanto, o principal objetivo é assegurar que a troca ou o uso de coberturas aconteça de forma segura.

Qual o objetivo do Estudo de Viabilidade Técnica na Execução de Troca de Cobertura com Telha Amianto?

O objetivo do Estudo Viabilidade Telha Amianto na Execução de Troca de Cobertura com Telha de Amianto, antes de tudo, é avaliar, do ponto de vista técnico, a substituição da cobertura atual para outros tipos de telhas, como por exemplo: Metálicas Termoisolantes, Fibrocimento, Policarbonato, entre outros. Nesse sentido, neste estudo, leva em consideração a verificação de questões, tais como a estrutura existente, a compatibilidade das telhas com o local, as condições de instalação e os impactos ambientais e de saúde associados ao uso do amianto. Ademais, o estudo busca garantir a troca de cobertura de forma segura, durável e adequada às necessidades do projeto.

Por que o uso do Amianto é Proibido no Brasil?

O Brasil proibiu o uso do amianto devido aos riscos à saúde associados a essa substância. O amianto, quando inalado, pode causar sérios problemas respiratórios e até mesmo câncer, como o mesotelioma. Por isso, visando proteger a saúde dos trabalhadores e da população em geral, o Brasil proibiu o uso em 2017 por meio da Lei Federal nº 12.684.

Quais são as Implicações Ambientais e de Saúde do Uso de Telhas de Fibrocimento contendo Amianto?

O uso de telhas de fibrocimento contendo amianto, por exemplo, pode resultar em impactos ambientais negativos sobretudo devido à liberação de fibras de amianto no ar durante a instalação, manutenção e remoção das telhas. Além disso, essas fibras podem se acumular no solo e na água, portanto representando um risco para o meio ambiente.
A exposição às fibras de amianto presentes nas telhas de fibrocimento pode causar sérios problemas de saúde, como doenças respiratórias, câncer de pulmão e mesotelioma.

O Estudo de Viabilidade para Telhas de Amianto analisa, de forma técnica e estratégica, a possibilidade de utilizar, substituir ou remover telhas contendo amianto.
O Estudo de Viabilidade para Telhas de Amianto analisa, de forma técnica e estratégica, a possibilidade de utilizar, substituir ou remover telhas contendo amianto.

Quais são as tendências atuais na produção de telhas sustentáveis?

Solares: Estão em ascensão como uma opção sustentável na produção de energia limpa. Elas integram tecnologia fotovoltaica nas telhas, permitindo a geração de eletricidade a partir da luz solar.
Ecológicas: Materiais reciclados ou naturais, como fibras vegetais, plásticos reciclados e cerâmica, estão sendo cada vez mais utilizadas como alternativas sustentáveis na construção.
Verdes: Cobertos por vegetação, benefícios ambientais, como a redução do calor urbano, a absorção de água da chuva e a promoção da biodiversidade.
Fibrocimento sustentável: Fibras alternativas de coco, sisal ou papel reciclado, são uma tendência na busca por materiais mais sustentáveis e eco-friendly na construção civil.

A Elaboração do Relatório Técnico, obrigatoriamente, é o primeiro procedimento a ser realizado, porque determinará, juntamente com o Plano de Manutenção e Inspeção, os procedimentos de manutenção preventiva, preditiva, corretiva e detectiva, que deverão ser executados conforme determinam as normas técnicas e legislações pertinentes.

Confira também: Laudo de telhas

 


Levantamento de Diagnóstico
Análise Qualitativa e Quantitativa
Registro de Evidências
Conclusão e Proposta de Melhorias
Emissão de A.R.T. e/ou C.R.T.


Substituir:

Complementos para Máquinas e Equipamentos quando for o caso:
Conscientização da Importância:
Manual de Instrução de Operação da Máquina ou Equipamento;
Plano de Inspeção e Manutenção da Máquina ou Equipamento seguindo a NR 12;
Relatório Técnico com ART da Máquina ou Equipamento conforme NR 12;
Teste de Carga (com ART) conforme NR 12;
END (Ensaios Não Destrutivos) conforme NR 12;
Ensaios Elétricos NR 10;
Tagueamento de Máquinas e Equipamentos;
RETROFIT – Processo de Modernização;
Checklist Diário;
Manutenções pontuais ou cíclicas .

Complementos da Atividade:
Conscientização da Importância:
APR (Análise Preliminar de Riscos);
PAE (Plano de Ação de Emergência;
PGR (Plano de Gerenciamento de Riscos);
Compreensão da necessidade da Equipe de Resgate;
A Importância do conhecimento da tarefa;
Prevenção de acidentes e noções de primeiros socorros;
Proteção contra incêndios;
Percepção dos riscos e fatores que afetam as percepções das pessoas;
Impacto e fatores comportamentais na segurança;
Fator medo;
Como descobrir o jeito mais rápido e fácil para desenvolver Habilidades;
Como controlar a mente enquanto trabalha;
Como administrar e gerenciar o tempo de trabalho;
Porque equilibrar a energia durante a atividade afim de obter produtividade;
Consequências da Habituação do Risco;
Causas de acidente de trabalho;
Noções sobre Árvore de Causas;
Noções sobre Árvore de Falhas;
Entendimentos sobre Ergonomia;
Análise de Posto de Trabalho;
Riscos Ergonômicos;
Padrão de Comunicação e Perigo (HCS (Hazard Communiccation Standard) – OSHA;
Exercícios Práticos;
Registro das Evidências;
Avaliação Teórica e Prática;
Certificado de Participação.

Atenção: O Curso ensina a Aplicar os conceitos normativos da norma, o que habilita a assinar Projetos, Laudos, Perícias etc.  são as atribuições que o (a) Profissional Legalmente  Habilitado possui junto aos seu Conselho de Classe a exemplo o CREA.
Este curso tem por objetivo o estudo de situações onde será necessário a aplicação de: Conceitos e Cálculos conforme Normas pertinentes e não substitui a análise e responsabilidade por parte de cada profissional credenciado junto ao CREA ou outros Conselhos de Classes nas mais variadas situações,  onde se torna impreterivelmente necessário respeitar as condições de conservação dos equipamentos, aferição periódica dos instrumentos, tal como o respeito de capacidade primária pré-determinada pelos fabricantes de EPI’s, entre outros embasados nas Normas correspondentes.

Referências Normativas quando for o caso aos dispositivos aplicáveis e suas atualizações:
NR 01 – Disposições Gerais;
NR 23 – Proteção Contra Incêndios;
ABNT NBR 16746 – Segurança de máquinas – Manual de Instruções – Princípios gerais de elaboração;
ABNT NBR 13759 – Segurança de máquinas – Equipamentos de parada de emergência – Aspectos funcionais – Princípios para projeto;
ABNT NBR ISO 14121-2 – Segurança de máquinas – Apreciação de riscos;
ABNT NBR 16710-2 Resgate Técnico Industrial em Altura e/ou em Espaço Confinado – Parte 2 Requisitos para provedores de Treinamento e Instrutores para qualificação Profissional;
ABNT NBR 14276 – Brigada de incêndio – Requisitos;
ABNT NBR 14277 – Instalações e equipamentos para treinamento de combate a incêndio – Requisitos;
ABNT NBR ISO/CIE 8995 – Iluminação de ambientes de trabalho;
ABNT NBR 9735 – Conjunto de equipamentos para emergências no transporte terrestre de produtos perigosos;
Protocolo 2015 – Guidelines American Heart Association;
Portaria GM N.2048 – Política Nacional de Atenção as Urgências;
OIT 161 – Serviços de Saúde do Trabalho;
ISO 10015 – Gestão da qualidade – Diretrizes para treinamento;
ISO 45001 – Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso;
ISO 56002 – Innovation management – Innovation management system;
ANSI B.11 – Machine Safety Standards Risk assessment and safeguarding.
Nota: Este Serviço atende exclusivamente as exigências da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT); quando se tratar de atendimento a outros Órgãos, informe no ato da solicitação.

CBO – (Código Brasileiro de Ocupação)

Atenção:
EAD (Ensino a Distância), Semipresencial O Certificado EAD também conhecido como Online, conforme LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. pode ser utilizado para: Atividades Complementares; Avaliações de empresas; Concursos Públicos; Extensão universitária; Horas extracurriculares; Melhora nas chances de obter  emprego; Processos de recrutamento; Promoções internas; Provas de Títulos; Seleções de doutorado; Seleções de Mestrado; Entras outras oportunidades. Curso 100%  EAD  (Ensino à Distância ) ou Semipresencial precisa de Projeto Pedagógico só tem validade para o Empregador, se seguir na íntegra a  Portaria SEPRT n.º 915, de 30 de julho de 2019  –   NR 01 –  Disposições Gerais da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. 
Clique aqui

Entenda a relação entre Preço e Valor:
Executar uma tarefa tão estratégica como precificar um Serviço exige conhecimento sobre o mundo dos negócios.
Dois conceitos fundamentais para entender como precificar são as definições de Preço e Valor.
Valor é um conceito qualitativo, e está ligado ao potencial transformador daquele conteúdo.
Um curso tem mais valor quando ele agrega mais conhecimentos ao público-alvo. 
Preço é uma consequência do valor.
Por ser um conceito essencialmente quantitativo, ele é responsável por “traduzir” o valor em um número.
Portanto, quanto maior é o valor agregado ao conteúdo, maior será o preço justo.

Estudo Viabilidade Telha Amianto

Escopo Normativo:
Inspeções e verificações quando pertinentes a ser avaliadas na Inspeção pela nossa Equipe multidisciplinar:

EXECUÇÃO DE INSPEÇÃO TÉCNICA PARA ELABORAÇÃO DO ESTUDO DE VIABILIDADE E CUSTOS PARA TROCA DE COBERTURAS COM TELHA DE AMIANTO, COM A EMISSÃO DA ART

Objetivo: Realizar uma inspeção técnica detalhada nas coberturas com telhas de amianto, com o intuito de elaborar um estudo de viabilidade para a substituição das telhas, considerando aspectos técnicos, ambientais e de custos, além de fornecer a documentação necessária para a emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

Levantamento de Dados Iniciais:
Identificação do local de execução do serviço, com a coleta de informações sobre a área e tipo de cobertura existente.
Levantamento de dados sobre a estrutura da cobertura, condições gerais e possíveis patologias, como rachaduras, infiltrações e danos.
Verificação de documentos e licenças pertinentes, especialmente os relacionados à regulamentação do uso de amianto.

Inspeção Técnica da Cobertura:
Inspeção visual detalhada das telhas de amianto existentes, observando o estado de conservação e a integridade das telhas.
Verificação do tipo de amianto presente e sua quantidade, se disponível, por meio de análises específicas ou relatórios anteriores.
Avaliação das condições estruturais da base de apoio das telhas, com foco na sua compatibilidade para suportar novos materiais.
Identificação de riscos à saúde, impactos ambientais e conformidade com a legislação vigente, considerando as normas ambientais e de segurança no trabalho.

Estudo de Viabilidade:
Análise da viabilidade técnica e financeira para a troca das telhas de amianto por alternativas como telhas metálicas, de fibrocimento sem amianto, policarbonato, entre outras opções sustentáveis.
Levantamento e análise dos custos associados à substituição das coberturas, incluindo o custo do material, mão-de-obra, remoção do amianto e possíveis ajustes na estrutura existente.
Consideração das implicações ambientais da remoção do amianto, incluindo os métodos adequados para descarte do material, conforme as normas de segurança e saúde ambiental.
Definição de cronograma e recursos necessários para execução do serviço, com base nas especificidades do projeto.

Emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica):
Elaboração da ART, com todos os dados técnicos do estudo realizado, como descrição dos serviços a serem realizados, responsáveis pela execução e fiscalização do projeto, e a indicação das medidas de segurança adotadas durante a execução.
A ART será emitida conforme as normativas do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e deverá ser assinada pelo responsável técnico pela execução do estudo.

Relatório Final:
Compilação de todas as informações coletadas durante a inspeção, análises realizadas e conclusões sobre a viabilidade da troca de cobertura.
Apresentação detalhada do estudo de viabilidade técnica e de custos, com recomendações sobre as alternativas mais adequadas para a substituição das telhas de amianto.
Entrega do relatório final, juntamente com a ART emitida, garantindo a conformidade com as exigências legais e técnicas.

Considerações Finais:
Garantia de que todas as atividades sejam realizadas em conformidade com as normas de segurança do trabalho, saúde ocupacional e legislação ambiental vigente.
A execução da inspeção técnica será realizada por profissionais qualificados e com experiência comprovada na área, de acordo com as exigências legais e normativas aplicáveis.

NOTA: É facultado à nossa Equipe Multidisciplinar Atualizar, adequar, alterar e/ou excluir itens, conforme inspeção e sempre que for necessário, bem como efetuar a exclusão ou inserção de Normas, Leis, Decretos ou parâmetros técnicos que julgarem aplicáveis, estando relacionados ou não no Escopo Normativo ficando a Contratante responsável por efetuar os devidos atendimentos no que dispõem as Legislações pertinentes.

Estudo Viabilidade Telha Amianto

Estudo Viabilidade Telha Amianto

Referências Normativas (Fontes) aos dispositivos aplicáveis, suas atualizações e substituições até a presente data:
NR 07 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO;
NR 09 – Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos;
ABNT NBR 5643 – Telhas onduladas de fibrocimento sem amianto – Verificação da resistência a cargas uniformemente distribuídas;
ABNT NBR 6123 – Forças devidas ao vento em edificações;
ABNT NBR 7196 – Telhas de fibrocimento sem amianto – Execução de coberturas e fechamentos laterais – Procedimento;

ABNT NBR7581-1 – Telha ondulada de fibrocimento – Parte 1: Classificação e requisitos;
ABNT NBR7581-2 – Telha ondulada de fibrocimento – Parte 2: Ensaios;
ABNT NBR 10004 – Resíduos sólidos – Classificação;
ABNT NBR 15210-1 – Telhas onduladas e peças complementares de fibrocimento sem amianto – Parte 1: Classificação e requisitos;
ABNT NBR 15210-2 – Telhas onduladas e peças complementares de fibrocimento sem amianto – Parte 2: Ensaios;

ABNT NBR 16366 – Qualificação de pessoas para a construção civil – Perfil profissional do telhadista;
ABNT NBR 16373 – Telhas e painéis termoacústicos – Requisitos de desempenho;
NBR ISO 10004 – Gestão da qualidade – Satisfação do cliente – Diretrizes para monitoramento e medição;
NBRISO/IEC17011 – Avaliação da conformidade – Requisitos para os organismos de acreditação que acreditam organismos de avaliação da conformidade

NBR ISO 45001 – Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso;
Target Normas;
Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT;
Outras Normas Técnicas Aplicáveis.
Nota: Este Serviço atende exclusivamente as exigências da MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) quando se tratar de atendimento a outros Órgãos, informe no ato da solicitação.

Estudo Viabilidade Telha Amianto

Estudo Viabilidade Telha Amianto

Validade das Inspeções: ANUAL exceto se ocorrer quaisquer das seguintes situações:
a) mudança nos procedimentos, finalidades, condições ou operações de trabalho;
b) evento que indique a necessidade de nova Inspeção;
c) mudança de empresa;
d) troca de máquina ou equipamento.
Será emitido Documento Técnico por Profissionais Legalmente Habilitados Perito e Engenheiro de Segurança do Trabalho com ART;
Os Equipamentos utilizados possuem Atestado de Aferição vigente e demais equipamentos são analógicos.

Estudo Viabilidade Telha Amianto

Estudo Viabilidade Telha Amianto

Cabe à Contratante fornecer, quando for o caso:
Os meios para fornecer os Projetos Arquitetônicos em formato DWG ou PDF.
O Projeto Arquitetônico da Empresa responsável pela instalação ou pela execução anterior da instalação, incluindo os contatos com os mesmos.
A lista de todos os equipamentos elétricos e eletrônicos presentes nas áreas a serem analisadas, com informações sobre marca, potência, modelo, tipo e temperatura.
Caso haja inflamáveis e/ou combustíveis armazenados em quantidade superior a 200 litros no total, será obrigatório o preenchimento do Prontuário da NR-20.
Quaisquer outros documentos e procedimentos necessários, conforme exigido antes ou depois da Inspeção Técnica.

Não estão inclusos no escopo do serviço:
Elaboração do Projeto Arquitetônico;
Elaboração do Projeto de Instalação;
Elaboração do Memorial de Cálculo;
Elaboração do Memorial de Cálculo de Suporte;
Elaboração do Manual de Instrução Técnica Operacional e de Manutenção.

OUTROS ELEMENTOS QUANDO PERTINENTES E CONTRATADOS:
Introdução ao Estudo de Viabilidade Técnico;
Justificativa da Substituição das Telhas de Amianto;
Descrição das Telhas de Amianto (e porque devem ser substituídas);
Descrição das Telhas Metálicas Termoisolantes;
Descrição das Telhas de Fibrocimento;
Descrição das Telhas de Policarbonato;
Normas e Regulamentos Aplicáveis à Substituição;
Características Técnicas de cada Tipo de Telha;
Análise da Estrutura Existente;
Avaliação da Resistência e Durabilidade de cada Tipo de Telha;
Compatibilidade com o Local;
Condições Climáticas e Ambientais;
Estudo de Impacto Ambiental para cada Tipo de Telha;
Estudo de Impacto na Saúde dos Trabalhadores e Usuários para cada Tipo de Telha;
Orçamento Preliminar para a Substituição das Telhas de Amianto;
Orçamento Preliminar para Telhas Metálicas Termoisolantes;
Orçamento Preliminar para Telhas de Fibrocimento;
Orçamento Preliminar para Telhas de Policarbonato;
Cronograma de Execução para cada Tipo de Telha;
Necessidade de Mão de Obra Especializada para cada Tipo de Telha;
Equipamentos e Ferramentas Necessárias para cada Tipo de Telha;
Procedimentos de Segurança durante a Execução para cada Tipo de Telha;
Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários;
Treinamento em Segurança para a equipe envolvida;
Sinalização de áreas de trabalho;
Inspeções de Segurança periódicas;
Procedimentos de Emergência e Primeiros Socorros;
Controle de Riscos de Acidentes e Quedas;
Medidas de Controle Ambiental durante a Substituição das Telhas de Amianto;
Descarte Adequado das Telhas de Amianto;
Análise de Alternativas de Material para Cobertura;
Estudo de Viabilidade Econômica para cada Tipo de Telha;
Análise de Custos Diretos e Indiretos para cada Tipo de Telha;
Análise de Custo-Benefício para cada Tipo de Telha;
Identificação dos Principais Riscos do Projeto;
Análise de Riscos e Plano de Mitigação;
Seguro de Responsabilidade Civil;
Procedimentos de Contingência;
Monitoramento Contínuo dos Riscos;
Padrões de Qualidade para os Materiais Utilizados;
Inspeções de Qualidade durante a Execução do Projeto;
Garantia dos Fornecedores;
Certificações dos Materiais Utilizados;
Orçamento Detalhado do Projeto;
Análise de Custos Diretos (materiais, mão de obra, equipamentos);
Análise de Custos Indiretos (transporte, despesas gerais);
Estimativa de Custos Extras (imprevistos, contingências);
Comparação de Custos entre as Opções de Telhas;
Análise de Custo-Benefício;
Acompanhamento e Controle Orçamentário;
Controle de Qualidade da Instalação das Telhas;
Recomendações Finais e Conclusão.

Estudo Viabilidade Telha Amianto

Saiba Mais: Estudo Viabilidade Telha Amianto

Amianto
A exposição ao amianto está relacionada à ocorrência de diversas doenças, sobretudo mesotelioma
Amianto ou asbesto são nomes de uma família de minérios encontrados amplamente na natureza e muito utilizado pelo setor industrial no último século. Foi intensivamente utilizado na indústria pela sua abundância e baixo custo de exploração. Foi considerado, por muito tempo, matéria-prima essencial por suas propriedades físico-químicas (grande resistência mecânica e às altas temperaturas, ao ataque ácido, alcalino e de bactérias). É incombustível, durável, flexível, indestrutível, resistente, sedoso, facilmente tecido e tem boa qualidade isolante (CASTRO et al., 2003).
Por anos denominado de “mineral mágico”, o amianto foi utilizado principalmente na indústria da construção civil (pisos vinílicos, telhas, caixas d’água, divisórias, forros falsos, tubulações, vasos de decoração e para plantio e outros artefatos de cimento-amianto) e para isolamento acústico ou térmico. Foi empregado também em materiais de fricção nas guarnições de freios (lonas e pastilhas), em juntas, gaxetas e outros materiais de isolamento e vedação, revestimentos de discos de embreagem, tecidos para vestimentas e acessórios antichama ou calor, tintas, instrumentos de laboratórios e nas indústrias bélica, aeroespacial, petrolífera, têxtil, de papel e papelão, naval, de fundições, de produção de cloro-soda, entre outras aplicações (INCA, 2010).
Formas de exposição
No trabalho:
É a principal forma de exposição; as principais atividades em que há risco aumentado de exposição ao amianto são: mineração, moagem e ensacamento de asbesto, fabricação de produtos de cimento-amianto, fabricação de materiais de fricção e vedação, instalação e manutenção de vedações térmicas industriais, fabricação de têxteis com asbesto, instalação de produtos de cimento-amianto. Ocorre principalmente através da inalação das fibras de amianto, que podem causar lesões nos pulmões e em outros órgãos (IARC, 2012).
No ambiente:
Contato com roupas e objetos dos trabalhadores contaminados pela fibra; residir nas proximidades de fábricas, minerações ou em áreas contaminadas por amianto; requentar ambientes onde haja produtos de amianto degradados; presença do amianto livre na natureza ou em pontos de depósito ou descarte de produtos (IARC, 2012).
Principais efeitos à saúde
A exposição ao amianto está relacionada à ocorrência de diversas doenças. Ele é classificado como reconhecidamente cancerígeno para os seres humanos. Não foram identificados níveis seguros para a exposição às suas fibras. O intenso uso no Brasil exige que a recuperação do histórico de contato inclua todas as situações de trabalho, tanto as de contato direto com o minério em atividades industriais típicas – em geral com exposição de longa duração, como as de contato indireto, através de serviços de apoio, manutenção, limpeza, – em geral de baixa duração, mas sujeitas a altas concentrações de poeira; e as exposições não ocupacionais, sejam elas indiretas ou ambientais.
Os principais acometimentos relativos a exposição a amianto são:
Asbestose: A doença é causada pela deposição de fibras de asbesto nos alvéolos pulmonares, o que reduz a capacidade de realizar trocas gasosas, além de promover a perda da elasticidade pulmonar e da capacidade respiratória.
Câncer de pulmão: O câncer de pulmão pode estar associado a outros tipos de adoecimento, como a asbestose. Estima-se que 50% dos indivíduos que tenham asbestose venham a desenvolver câncer de pulmão.
Mesotelioma: O mesotelioma é uma forma rara de tumor maligno, que afeta a pleura, peritônio, pericárdio e tunica vaginalis testis, podendo produzir metástases por via linfática em aproximadamente 25% dos casos (INCA, 2020).
O amianto pode causar, além das doenças acima citadas, câncer de laringe, do trato digestivo e de ovário; espessamento na pleura e diafragma, derrames pleurais, placas pleurais e severos distúrbios respiratórios.
Todas as formas e tipos de amianto são cancerígenos
O amianto é o principal agente carcinogênico ocupacional, respondendo pela maioria dos cânceres de pulmão ocupacionais e por um terço de todos os cânceres ocupacionais (STRAIF, 2008).
Em 29 de novembro de 2017, os ministros declararam a inconstitucionalidade do artigo 2º da Lei Federal 9.055/1995, que permitia o amianto do tipo crisólita. O banimento desta substância na indústria brasileira é definitivo.
Conheça as Diretrizes Brasileiras para Diagnóstico do Mesotelioma Maligno de Pleura (abre em nova janela). Você pode acessar aqui o resumo da publicação (abre em nova janela) assim como a cartilha Amianto, câncer e outras doenças. Você conhece os riscos? (abre em nova janela) e o folder sobre mesotelioma (abre em nova janela). Todo este material visa facilitar o reconhecimento dos riscos presentes no ambiente e os efeitos à saúde decorrentes da exposição ao amianto, principalmente os tipos de câncer associados à essa exposição, bem como trata de medidas efetivas para a prevenção.
F: Instituto Nacional de Câncer – INCA (site: www.gov.br)

01 – URL FOTO: Licensor’s author: Freepik
02 – URL FOTO: Licensor’s author: Freepik
03 – URL FOTO: Licensor’s author: pressfoto – Freepik.com

Estudo Viabilidade Telha Amianto: Consulte-nos.