Nome Técnico: CURSO APRIMORAMENTO PARA EXECUTAR MANUTENÇÃO PREVENTIVA; MANUTENÇÃO CORRETIVA; MANUTENÇÃO CONTROLADA/PREDITIVA NÍVEL 01 PARA PTA (PLATAFORMA DE TRABALHO AÉREO) OU PEMT
Referência: 72700
Ministramos Cursos e Treinamentos; Realizamos Traduções e Versões em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Mandarim, Alemão, Russo, Sueco, Holandês, Hindi, Japonês e outros consultar.
Curso Manutenção de PTA
O Curso Manutenção de PTA tem como objetivo formar profissionais conscientes e tecnicamente preparados para compreender e aplicar práticas seguras em processos de soldagem. A capacitação promove o domínio conceitual sobre riscos físicos, químicos e ergonômicos, o correto uso de equipamentos de proteção individual, a interpretação de normas e a importância da qualificação profissional conforme exigências legais e técnicas.
Além disso, o curso visa desenvolver no participante a percepção crítica sobre segurança operacional, comportamento preventivo e responsabilidade técnica, assegurando conformidade com as normas regulamentadoras e de qualidade aplicáveis. Por fim, o resultado é um profissional capaz de reconhecer riscos, adotar condutas seguras e atuar de forma responsável, garantindo eficiência produtiva sem comprometer a integridade humana e a conformidade normativa.

O que caracteriza uma manutenção preventiva eficaz em uma PTA?
Uma manutenção preventiva eficaz é aquela que antecipa falhas por meio de inspeções periódicas e registro sistemático dos parâmetros de funcionamento. Além disso, ela garante que cada componente elétrico, hidráulico ou mecânico, opere dentro das especificações originais de fábrica, preservando o equilíbrio e a segurança da estrutura.
Bem como o sucesso desse processo depende da aplicação de checklists normativos e da leitura constante dos indicadores de desgaste. A prevenção substitui a reação: evita paradas não programadas e assegura o tempo de disponibilidade operacional do equipamento.
Para que serve o checklist diário de inspeção?
O checklist diário serve para garantir a detecção precoce de irregularidades antes do início das operações. Em suma, ele funciona como uma barreira de segurança que intercepta falhas mecânicas e elétricas ainda em estado latente.
Elementos obrigatórios do checklist:
Nível de óleo hidráulico e lubrificação das partes móveis;
Funcionamento dos controles inferiores e superiores;
Teste dos dispositivos de emergência;
Verificação de cabos, mangueiras e pneus.
Logo, a execução desse checklist reduz em até 90% o risco de acidentes, segundo relatórios técnicos da IPAF.
Onde se concentram os principais pontos críticos de falha em uma PTA?
Os pontos críticos geralmente se concentram nas juntas de articulação, sistemas hidráulicos de elevação e circuitos elétricos de controle. Nessas regiões, o esforço mecânico, a pressão e a temperatura operam em equilíbrio delicado.
Principais Áreas de Atenção:
Área | Risco Potencial | Norma Aplicável |
---|---|---|
Juntas e eixos | Desgaste e trincas | NBR 8400-6 |
Sistema hidráulico | Vazamento e perda de pressão | NBR 16776 |
Painéis elétricos | Curto e mau contato | NR 12 |
Assim, a inspeção constante dessas áreas é fundamental para a confiabilidade global do equipamento.
Curso Manutenção de PTA: Quando a manutenção corretiva deve ser realizada?
A manutenção corretiva deve ocorrer imediatamente após a identificação de uma anomalia que comprometa a segurança ou o desempenho da máquina. Portanto, ela é uma ação de resposta, e não de rotina.
Entretanto, deve ser executada apenas por profissional legalmente habilitado com ART registrada, garantindo rastreabilidade técnica. O tempo de resposta e a precisão na intervenção são determinantes para evitar degradação progressiva do sistema.

Como deve ser organizada a rotina de manutenção preventiva semanal?
A rotina semanal deve ser planejada com base no histórico operacional da máquina, nas recomendações do fabricante e nas exigências das normas. Assim, o foco está na verificação de parâmetros críticos que garantem estabilidade e confiabilidade operacional.
Etapas essenciais:
1. Planejar a agenda de inspeções: definir ordem, responsáveis e tempo estimado para cada item.
2. Revisar componentes mecânicos: verificar torque, eixos, rolamentos e buchas de articulação.
3. Checar o sistema hidráulico: observar níveis, vazamentos e ruídos anormais.
4. Conferir sistemas elétricos: inspecionar conectores, relés, fusíveis e dispositivos de parada de emergência.
5. Atualizar registros técnicos: preencher o prontuário com data, assinatura e observações.
6. Avaliar segurança do entorno: confirmar isolamento da área e sinalização de risco.
Logo, uma rotina bem estruturada reduz falhas aleatórias e garante rastreabilidade documental, promovendo cultura de segurança e confiabilidade.
Quais parâmetros devem ser monitorados durante a manutenção preditiva da PTA?
A manutenção preditiva utiliza instrumentos de medição e monitoramento contínuo para antecipar falhas. Cada parâmetro é associado a uma variável física que reflete o estado do componente. O objetivo é detectar anomalias antes que comprometam a integridade do sistema.
Tabela – Parâmetros de Monitoramento Preditivo
Parâmetro Monitorado | Método de Avaliação | Frequência Recomendada | Norma Técnica de Referência |
---|---|---|---|
Vibração | Acelerômetro e análise espectral | Mensal | ABNT NBR 5462 / ISO 10816 |
Temperatura | Termovisor infravermelho | Mensal | ABNT NBR 15572 |
Pressão hidráulica | Manômetro calibrado | Quinzenal | ABNT NBR 16776 |
Corrente elétrica | Alicate amperímetro RMS | Mensal | NR 12 / NBR 14039 |
Ruído mecânico | Sonômetro classe 1 | Trimestral | ABNT NBR 10151 |
Consumo de energia | Medidor de potência trifásico | Mensal | ISO 50001 |
Contaminação de óleo | Análise de partículas | Semestral | ABNT NBR 16583 |
Esses parâmetros, quando monitorados de forma integrada, formam o núcleo do programa de manutenção inteligente, elevando a confiabilidade da plataforma e reduzindo custos de parada não programada.
Curso Manutenção de PTA: Qual a consequência da negligência no plano de manutenção?
A ausência de plano estruturado gera acúmulo de falhas ocultas, aumentando o risco de acidentes e interdições. Além disso, eleva custos e reduz a vida útil do equipamento.
Nesse sentido, empresas que negligenciam o plano perdem a rastreabilidade exigida pela ISO 45001 e deixam de cumprir a gestão de riscos prevista na NR 01.

Qual a importância do curso?
A importância do Curso Manutenção de PTA está em formar profissionais capazes de preservar a integridade técnica e a segurança operacional de equipamentos essenciais em trabalhos em altura. Então, o curso estabelece uma base sólida de conhecimento normativo, indispensável para quem executa inspeções, elabora relatórios técnicos e assegura a conformidade das plataformas com as exigências legais e do fabricante. Assim, o participante aprende a planejar, registrar e auditar a manutenção de forma rastreável, garantindo que cada etapa siga critérios de engenharia e segurança.
Além disso, a capacitação promove a consciência preventiva e o domínio técnico do processo de manutenção, transformando o operador ou técnico em um agente de confiabilidade. Ele compreende o papel da análise preditiva, reconhece sinais de falha antes da ocorrência e aplica metodologias que aumentam a disponibilidade e reduzem custos operacionais. O curso, portanto, não apenas qualifica o profissional, ele eleva o padrão de segurança industrial, fortalece a cultura de manutenção responsável e assegura que o trabalho em altura seja executado com excelência técnica e amparo legal.
Tipos de Manutenção:
Nível 01: Manutenção Preventiva; Manutenção Corretiva; Manutenção Controlada/Preditiva.
Nível 02: Manutenção Programada; Manutenção Não-Programada; Manutenção em Campo: Manutenção fora de Campo.
Nível 03: Manutenção Corretiva planejada; Manutenção Corretiva não planejada; Manutenção Preventiva Sistemática; Manutenção Preventiva Periódica; Manutenção Detectiva “Pró-Ativa”; Manutenção Autônoma, Manutenção Produtiva Total (TPM) e Gestão de Engenharia de Manutenção.
Clique no Link: Critérios para Emissão de Certificados conforme as Normas
Treinamento Livre Profissionalizante Noções Básicas (Não substitui Formação Acadêmica ou Ensino Técnico)Certificado de conclusão
Conteúdo Programático
Curso Manutenção de PTA
CURSO APRIMORAMENTO PARA EXECUTAR MANUTENÇÃO PREVENTIVA; MANUTENÇÃO CORRETIVA; MANUTENÇÃO CONTROLADA/PREDITIVA NÍVEL 01 PARA PTA (PLATAFORMA DE TRABALHO AÉREO) OU PEMT
Carga Horária Total: 40 Horas
Módulo 1 – Estrutura Legal e Responsabilidade Técnica (6 Horas)
Definição e diferenciação entre manutenção preventiva, corretiva e preditiva.
Obrigações legais do responsável técnico e da empresa contratante.
ART – critérios, rastreabilidade e validade técnica.
Documentação e registros obrigatórios: prontuário de manutenção, histórico de inspeções, fichas de verificação e laudos.
Responsabilidade solidária entre operador, empresa e fabricante.
Módulo 2 – Compreensão do Manual Técnico e Especificações do Fabricante (5 Horas)
Leitura técnica aplicada ao Manual de Instruções.
Símbolos, terminologia e convenções normativas.
Importância das especificações originais de fábrica e riscos da modificação indevida.
Identificação de parâmetros críticos: torque, pressão, viscosidade e carga máxima.
Relação entre o ciclo de operação e a vida útil dos componentes.
Módulo 3 – Classificação e Sistemas de Plataformas de Trabalho Aéreo (6 Horas)
Tipos e categorias: elétricas, hidráulicas, mecânicas, manuais e pneumáticas.
Elementos estruturais: base, lança, tesoura, estabilizadores, cilindros e cabos.
Controles inferiores e superiores: princípios de redundância e segurança.
Intertravamentos, sensores e atuadores.
Componentes de segurança: válvulas de retenção, interruptores de fim de curso, alarmes e bloqueios automáticos.
Capacidade de carga e distribuição de esforços.
Módulo 4 – Diagnóstico Técnico e Inspeções Programadas (8 Horas)
Conceito de inspeção sistemática e revisão técnica.
Frequência e priorização das inspeções conforme a criticidade operacional.
Inspeção visual e funcional baseada em evidências.
Inspeção de fluidos:
Avaliação do estado dos filtros, correias, conexões e mangueiras.
Interpretação de alarmes e indicadores de falha.
Relacionamento entre horas de operação e taxa de desgaste.
Módulo 5 – Manutenção Preventiva e Controlada/Preditiva (8 Horas)
Planejamento de manutenção por criticidade e tempo de uso.
Procedimentos de lubrificação e checagem de partes móveis.
Critérios técnicos para substituição preventiva de peças.
Ferramentas de controle preditivo: ruído, vibração, temperatura e corrente elétrica.
Indicadores de desempenho (MTBF, MTTR, disponibilidade).
Implantação de planos de manutenção com rastreabilidade documental.
Integração com sistemas digitais de manutenção (CMMS e software de registro técnico).
Módulo 6 – Manutenção Corretiva e Restauração Técnica (5 Horas)
Métodos de identificação de falhas e anomalias recorrentes.
Diagnóstico lógico de defeitos em sistemas elétricos, hidráulicos e mecânicos.
Critérios de substituição, regulagem e reaperto.
Documentação das ações corretivas: registros, relatórios e ART.
Conformidade com parâmetros originais após a intervenção.
Módulo 7 – Segurança Operacional e Prevenção de Acidentes (2 Horas)
Identificação e prevenção de riscos em operações com PTA/PEMT.
Interação entre manutenção e segurança em altura.
Aplicação obrigatória de EPIs e EPCs.
Simbologia de segurança e leitura de placas e etiquetas.
Dispositivos de bloqueio, sinalização e bloqueio elétrico-hidráulico.
Rotina de inspeção antes da liberação do equipamento.
Módulo 8 – Condições de Trabalho e Responsabilidade da Empresa (4 Horas)
Condições ambientais e ergonômicas de manutenção.
Políticas de segurança corporativa e conformidade com a NR 01 – GRO/PGR.
Responsabilidade civil e criminal da empresa.
Rastreamento documental: histórico, evidências e prontuário técnico.
Controle de acesso, armazenamento de peças e segregação de resíduos.
Finalização e Certificação:
Exercícios Práticos (quando contratado);
Registro das Evidências;
Avaliação Teórica;
Avaliação Prática (Quando contratada);
Certificado de Participação.
NOTA:
Ressaltamos que o Conteúdo Programático Normativo Geral do Curso ou Treinamento poderá ser alterado, atualizado, acrescentando ou excluindo itens conforme necessário pela nossa Equipe Multidisciplinar. É facultado à nossa Equipe Multidisciplinar atualizar, adequar, alterar e/ou excluir itens, bem como a inserção ou exclusão de Normas, Leis, Decretos ou parâmetros técnicos que julgarem aplicáveis, estando relacionados ou não, ficando a Contratante responsável por efetuar os devidos atendimentos no que dispõem as Legislações pertinentes.
Curso Manutenção de PTA
Conteúdo Programático Normativo
Curso Manutenção de PTA
CURSO APRIMORAMENTO PARA EXECUTAR MANUTENÇÃO PREVENTIVA; MANUTENÇÃO CORRETIVA; MANUTENÇÃO CONTROLADA/PREDITIVA NÍVEL 01 PARA PTA (PLATAFORMA DE TRABALHO AÉREO) OU PEMT
Carga Horária Total: 40 Horas
Módulo 1 – Estrutura Legal e Responsabilidade Técnica (6 Horas)
Definição e diferenciação entre manutenção preventiva, corretiva e preditiva.
Obrigações legais do responsável técnico e da empresa contratante.
ART – critérios, rastreabilidade e validade técnica.
Documentação e registros obrigatórios: prontuário de manutenção, histórico de inspeções, fichas de verificação e laudos.
Responsabilidade solidária entre operador, empresa e fabricante.
Módulo 2 – Compreensão do Manual Técnico e Especificações do Fabricante (5 Horas)
Leitura técnica aplicada ao Manual de Instruções.
Símbolos, terminologia e convenções normativas.
Importância das especificações originais de fábrica e riscos da modificação indevida.
Identificação de parâmetros críticos: torque, pressão, viscosidade e carga máxima.
Relação entre o ciclo de operação e a vida útil dos componentes.
Módulo 3 – Classificação e Sistemas de Plataformas de Trabalho Aéreo (6 Horas)
Tipos e categorias: elétricas, hidráulicas, mecânicas, manuais e pneumáticas.
Elementos estruturais: base, lança, tesoura, estabilizadores, cilindros e cabos.
Controles inferiores e superiores: princípios de redundância e segurança.
Intertravamentos, sensores e atuadores.
Componentes de segurança: válvulas de retenção, interruptores de fim de curso, alarmes e bloqueios automáticos.
Capacidade de carga e distribuição de esforços.
Módulo 4 – Diagnóstico Técnico e Inspeções Programadas (8 Horas)
Conceito de inspeção sistemática e revisão técnica.
Frequência e priorização das inspeções conforme a criticidade operacional.
Inspeção visual e funcional baseada em evidências.
Inspeção de fluidos:
Avaliação do estado dos filtros, correias, conexões e mangueiras.
Interpretação de alarmes e indicadores de falha.
Relacionamento entre horas de operação e taxa de desgaste.
Módulo 5 – Manutenção Preventiva e Controlada/Preditiva (8 Horas)
Planejamento de manutenção por criticidade e tempo de uso.
Procedimentos de lubrificação e checagem de partes móveis.
Critérios técnicos para substituição preventiva de peças.
Ferramentas de controle preditivo: ruído, vibração, temperatura e corrente elétrica.
Indicadores de desempenho (MTBF, MTTR, disponibilidade).
Implantação de planos de manutenção com rastreabilidade documental.
Integração com sistemas digitais de manutenção (CMMS e software de registro técnico).
Módulo 6 – Manutenção Corretiva e Restauração Técnica (5 Horas)
Métodos de identificação de falhas e anomalias recorrentes.
Diagnóstico lógico de defeitos em sistemas elétricos, hidráulicos e mecânicos.
Critérios de substituição, regulagem e reaperto.
Documentação das ações corretivas: registros, relatórios e ART.
Conformidade com parâmetros originais após a intervenção.
Módulo 7 – Segurança Operacional e Prevenção de Acidentes (2 Horas)
Identificação e prevenção de riscos em operações com PTA/PEMT.
Interação entre manutenção e segurança em altura.
Aplicação obrigatória de EPIs e EPCs.
Simbologia de segurança e leitura de placas e etiquetas.
Dispositivos de bloqueio, sinalização e bloqueio elétrico-hidráulico.
Rotina de inspeção antes da liberação do equipamento.
Módulo 8 – Condições de Trabalho e Responsabilidade da Empresa (4 Horas)
Condições ambientais e ergonômicas de manutenção.
Políticas de segurança corporativa e conformidade com a NR 01 – GRO/PGR.
Responsabilidade civil e criminal da empresa.
Rastreamento documental: histórico, evidências e prontuário técnico.
Controle de acesso, armazenamento de peças e segregação de resíduos.
Finalização e Certificação:
Exercícios Práticos (quando contratado);
Registro das Evidências;
Avaliação Teórica;
Avaliação Prática (Quando contratada);
Certificado de Participação.
NOTA:
Ressaltamos que o Conteúdo Programático Normativo Geral do Curso ou Treinamento poderá ser alterado, atualizado, acrescentando ou excluindo itens conforme necessário pela nossa Equipe Multidisciplinar. É facultado à nossa Equipe Multidisciplinar atualizar, adequar, alterar e/ou excluir itens, bem como a inserção ou exclusão de Normas, Leis, Decretos ou parâmetros técnicos que julgarem aplicáveis, estando relacionados ou não, ficando a Contratante responsável por efetuar os devidos atendimentos no que dispõem as Legislações pertinentes.
Curso Manutenção de PTA
Carga Horária
Curso Manutenção de PTA
Participantes sem experiência:
Carga horária mínima = 80 horas/aula
Participantes com experiência:
Carga horária mínima = 40 horas/aula
Atualização (Reciclagem):
Carga horária mínima = 20 horas/aula
Atualização (Reciclagem): O empregador deve realizar treinamento periódico Anualmente e sempre que ocorrer quaisquer das seguintes situações:
a) mudança nos procedimentos, condições ou operações de trabalho;
b) evento que indique a necessidade de novo treinamento;
c) retorno de afastamento ao trabalho por período superior a noventa dias;
d) mudança de empresa;
e) Troca de máquina ou equipamento.
Curso Manutenção de PTA
Referências Normativas
Referências Normativas quando for o caso aos dispositivos aplicáveis e suas atualizações:
NR 01 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais;
NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais;
NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos;
NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção;
NR 35 – Trabalho em Altura;
ABNT NBR ISO 9386 – Plataformas de elevação motorizadas para pessoas com mobilidade reduzida — Requisitos para segurança, dimensões e operação funciona;
ABNT NBR 16746 – Segurança de máquinas – Manual de Instruções – Princípios gerais de elaboração;
ABNT NBR 13759 – Segurança de máquinas – Equipamentos de parada de emergência – Aspectos funcionais – Princípios para projeto;
ABNT NBR ISO 14121-2 – Segurança de máquinas – Apreciação de riscos;
ABNT NBR16489 – Sistemas e equipamentos de proteção individual para trabalhos em altura — Recomendações e orientações para seleção, uso e manutenção;
ABNT NBR 16710-2 Resgate Técnico Industrial em Altura e/ou em Espaço Confinado – Parte 2 Requisitos para provedores de Treinamento e Instrutores para qualificação Profissional;
Protocolo – Guidelines American Heart Association;
ISO 10015 – Gestão da qualidade – Diretrizes para treinamento;
ISO 45001 – Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso;
Nota: Este Serviço atende exclusivamente as exigências da MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) quando se tratar de atendimento a outros Órgãos, informe no ato da solicitação.
Curso Manutenção de PTA
Complementos
Curso Manutenção de PTA
CURIOSIDADES TÉCNICAS – CURSO SOLDA ELETRODO REVESTIDO:
O ciclo de manutenção de uma PTA é semelhante ao de uma aeronave
As inspeções de uma plataforma de trabalho aérea seguem protocolos de manutenção por horas de operação, não por tempo de uso. Isso significa que duas máquinas compradas no mesmo dia podem ter ciclos de revisão diferentes, dependendo da frequência de uso e das condições ambientais, princípio herdado da aviação civil.
A viscosidade do óleo hidráulico altera a precisão do controle
Quando a viscosidade está acima ou abaixo do especificado (geralmente ISO VG 46 ou 68), há atraso de resposta nos comandos, vibrações na lança e falhas no nivelamento automático. Essa pequena variação pode reduzir a precisão da plataforma em até 35%, comprometendo segurança e produtividade.
A manutenção controlada/preditiva usa algoritmos de vibração e corrente
Plataformas de última geração contam com sensores MEMS que monitoram vibração e consumo elétrico dos motores. O software de controle interpreta essas variações e prevê falhas com até 72 horas de antecedência, permitindo substituição de componentes antes da quebra.
Certificado: Será expedido o Certificado para cada participante que atingir o aproveitamento mínimo de 70% (teórico e prático) conforme preconiza as Normas Regulamentadoras.
Critérios dos Certificados da Capacitação ou Atualização:
Nossos certificados são numerados e emitidos de acordo com as Normas Regulamentadoras e dispositivos aplicáveis:
Emissão da A.R.T. (Anotação de Responsabilidade Técnica);
Nome completo do funcionário e documento de identidade;
Conteúdo programático;
Carga horária; Cidade, local e data de realização do treinamento;
Nome, identificação, assinatura e qualificação do(s) instrutor(es);
Nome, identificação e assinatura do responsável técnico pela capacitação;
Nome e qualificação do nosso Profissional Habilitado;
Especificação do tipo de trabalho;
Espaço para assinatura do treinando;
Informação no Certificado que os participantes receberam e-book contendo material didático (Apostila, Vídeos, Normas etc.) apresentado no treinamento.
Evidências do Treinamento: Vídeo editado, fotos, documentações digitalizadas, melhoria contínua, parecer do instrutor: Consultar valores.
Importante:
Se necessário a utilização de Máquinas e Equipamentos de Elevação é OBRIGATÓRIO, imediatamente antes da movimentação, a realização de:
01 – Elaboração da APR (Análise Preliminar de Risco)
02 – Permissão de Trabalho (PT);
03 – Checar EPIs e EPCs;
04 – Verificar o Manual de Instrução Operacional e de Manutenção da Máquina ou Equipamento;
04 – Verificar o Laudo de Inspeção Técnica do Equipamento e dos Pontos de Ancoragem com ART;
05 – Manter Equipe de Resgate Equipada;
06 – Reunião de segurança sobre a operação com os envolvidos, contemplando as atividades que serão desenvolvidas, o processo de trabalho, os riscos e as medidas de proteção, conforme análise de risco, consignado num documento a ser arquivado contendo o nome legível e assinatura dos participantes;
a) Inspeção visual;
b) Checagem do funcionamento do rádio;
c) Confirmação de que os sinais são conhecidos de todos os envolvidos na operação.
07- A reunião de segurança deve instruir toda a equipe de trabalho, dentre outros envolvidos na operação, no mínimo, sobre os seguintes perigos:
a) Impacto com estruturas externas;
b) Movimento inesperado;
c) Queda de altura;
d) Outros específicos associados com o içamento.
OUTROS ELEMENTOS QUANDO PERTINENTES E CONTRATADOS:
Inspeções e Revisões segundo as exigências do fabricante;
Conscientização da Importância do Manual de Instrução de Operação do Equipamento;
Tipos de Plataformas: Elétricas, Hidráulicas, Mecânicas, Manuais, Pneumáticas;
Componentes de Segurança;
Componentes do Equipamento;
Regras básicas de Reparos;
Manutenção preventiva e Checklist;
Condições de Trabalho;
Responsabilidades da Empresa;
Inspeção diária de Pré-prepararão do equipamento;
Ramo de atividade executada em altura;
Capacidade de carga;
Controles inferiores e superiores;
Funcionamento das máquinas de pequeno, médio e grande porte;
Identificação e Prevenção de riscos e acidentes;
Rede e os mecanismos de cabos para ajuste e peças gastas ou danificadas;
Dispositivos de emergências e segurança;
Utilização de Equipamentos específicos para o trabalho em altura;
Simbologia de Segurança;
Controles de Painéis e os Indicadores de Anomalias;
Lubrificação das partes móveis;
Inspeção do(s) elemento(s) do filtro:
Óleo hidráulico;
Óleo do motor e de refrigeração;
Especificações do fabricante;
EPIs e EPCs e Bateria;
Placas, sinais de aviso e controles;
Controles de operação e de emergência;
Dispositivos de segurança do equipamento;
Complementos para Máquinas e Equipamentos quando for o caso:
Conscientização da Importância:
Manual de Instrução de Operação da Máquina ou Equipamento;
Plano de Inspeção e Manutenção da Máquina ou Equipamento seguindo a NR 12;
Relatório Técnico com ART da Máquina ou Equipamento conforme NR 12;
Teste de Carga (com ART) conforme NR 12;
END (Ensaios Não Destrutivos) conforme NR 12;
Ensaios Elétricos NR 10;
Tagueamento de Máquinas e Equipamentos;
RETROFIT – Processo de Modernização;
Checklist Diário;
Manutenções pontuais ou cíclicas.
Complementos da Atividade – Conscientização da Importância:
APR (Análise Preliminar de Riscos);
PE (Plano de Emergência);
PGR (Plano de Gerenciamento de Riscos);
GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais);
Compreensão da necessidade da Equipe de Resgate – NBR 16710;
A Importância do conhecimento da tarefa;
Prevenção de acidentes e noções de primeiros socorros;
Proteção contra incêndios – NBR 14276;
Percepção dos riscos e fatores que afetam as percepções das pessoas;
Impacto e fatores comportamentais na segurança: Fator medo;
Como descobrir o jeito mais rápido e fácil para desenvolver Habilidades;
Como controlar a mente enquanto trabalha;
Como administrar e gerenciar o tempo de trabalho;
Porque equilibrar a energia durante a atividade a fim de obter produtividade;
Consequências da Habituação do Risco;
Causas de acidente de trabalho;
Noções sobre Árvore de Causas;
Entendimentos sobre Ergonomia, Análise de Posto de Trabalho e Riscos Ergonômicos;
Noções básicas de:
HAZCOM – Hazard Communication Standard (Padrão de Comunicação de Perigo);
HAZMAT – Hazardous Materials (Materiais Perigosos);
HAZWOPER – Hazardous Waste Operations and Emergency Response (Operações de Resíduos Operações Perigosas e Resposta a Emergências);
Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) – ISO 45001;
Curso Manutenção de PTA
Saiba Mais
Saiba Mais: Curso Manutenção de PTA
Norma Regulamentadora NR-18
Anexo IV – Plataformas De Trabalho Aéreo
“[…] 4 Manutenção
4.1 É responsabilidade do proprietário manter um programa de manutenção preventiva de acordo com as recomendações do fabricante e com o ambiente de uso do equipamento, contemplando, no mínimo:
a) verificação de:
a1. funções e controles de velocidade, descanso e limites de funcionamento;
a2. controles inferiores e superiores;
a3. rede e mecanismos de cabos;
a4. dispositivos de segurança e emergência;
a5. placas, sinais de aviso e controles;
b) ajuste e substituição de peças gastas ou danificadas;
c) lubrificação de partes móveis;
d) inspeção dos elementos do filtro, óleo hidráulico, óleo do motor e de refrigeração;
e) inspeção visual dos componentes estruturais e de outros componentes críticos, tais como elementos de fixação e dispositivos de travamento.
4.1.1 O programa deve ser supervisionado por profissional legalmente habilitado.
4.2 A manutenção deve ser efetuada por pessoa com qualificação específica para a marca e modelo do equipamento.
4.3 Os equipamentos que não forem utilizados por um período superior a três meses devem ser submetidos à manutenção antes do retorno à operação.
4.4 Quando identificadas falhas que coloquem em risco a operação, a PTA deve ser removida de serviço imediatamente até que o reparo necessário seja efetuado.
4.5 O proprietário da PTA deve conservar, por um período de cinco anos, a seguinte documentação:
a) registros de manutenção, contendo:
a1. datas;
a2. deficiências encontradas;
a3. ação corretiva recomendada;
a4. identificação dos responsáveis;
b) registros de todos os reparos realizados, contendo:
b1. a data em que foi realizado cada reparo;
b2. a descrição do trabalho realizado;
b3. identificação dos responsáveis pelo reparo;
b4. identificação dos responsáveis pela liberação para uso.”
F: NR-18.
01 – URL FOTO: Licensor’s author: bannafarsai – Freepik.com
02 – URL FOTO: Licensor’s author: vwalakte – Freepik.com
03 – URL FOTO: Licensor’s author: EyeEm – Freepik.com
04 – URL FOTO: Licensor’s author: pozdnikovklinker-1 – Freepik.com
Validade
Substituir:
Validade das Inspeções: ANUAL exceto se ocorrer quaisquer das seguintes situações:
a) mudança nos procedimentos, finalidades, condições ou operações de trabalho;
b) evento que indique a necessidade de nova Inspeção;
c) mudança de empresa;
d) troca de máquina ou equipamento.
Será emitido Documento Técnico por Profissionais Legalmente Habilitados Perito e Engenheiro de Segurança do Trabalho com ART;
Os Equipamentos utilizados possuem Atestado de Aferição vigente e demais equipamentos são analógicos.
Complementos
Cabe a Contratante fornecer quando for o caso:
Fornecer os meios, Projetos arquitetônicos em AutoCad ou PDF;
Projeto Arquitetônico da Empresa que efetuará ou efetuou a instalação e contato com os mesmos.
Lista de todos os equipamentos elétricos e eletrônicos contidos nas áreas com marca, potência modelo, tipo e temperatura;
Se tiver inflamáveis e/ou combustíveis armazenados com mais 200 litros no total torna-se obrigatório fazer o Prontuário da NR-20.
Demais documentos e procedimentos necessários previstos antes ou depois da Inspeção técnica.
NÃO estão inclusos no Escopo do Serviço:
1. Elaboração de Projeto de Arquitetônico;*
2. Elaboração de Projeto de Instalação;*
3. Elaboração do Memorial de Cálculo*
4. Elaboração de Memorial de Cálculo de Suporte;*
5. Elaboração de Manual de Instrução Técnica Operacional e de Manutenção;*
* (Consultar valor)
Saiba Mais
Saiba Mais: Substituir:
*OBS: É necessário que o Plano de Inspeção Manutenção NR 12 de cada Máquina e/ou Equipamento esteja atualizado em Conformidade com as Normas Regulamentadoras.
Substituir: Consulte-nos.
Referências Normativas
Referências Normativas (Fontes) aos dispositivos aplicáveis, suas atualizações e substituições até a presente data:
NR 07 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO;
NR 09 – Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos;
ABNT NBR 5426 – Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos;
ABNT NBR 10719 – Informação e documentação – Relatório técnico e/ou científico – Apresentação;
ABNT NBR 16746 – Segurança de máquinas – Manual de Instruções – Princípios gerais de elaboração;
NBR ISO 13850 – Segurança de Máquinas – Função de parada de emergência – Princípios para projeto;
ABNT ISO/TR 14121-2 – Segurança de máquinas – Apreciação de riscos;
ABNT NBR 14277 – Instalações e equipamentos para treinamento de combate a incêndio – Requisitos;
NBRISO/IEC27557 – Segurança da Informação, segurança cibernética e proteção da privacidade;
ABNT NBR ISO/IEC 17011 – Avaliação da Conformidade – Requisitos para os Organismos de Acreditação que Acreditam Organismos de Avaliação da Conformidade;
ABNT NBR ISO/IEC 17025 – Requisitos Gerais para a Competência de Laboratórios de Ensaios e Calibração;
ABNT NBR ISO 31000 – Gestão de riscos de privacidade organizacional;
ISO 45001 – Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso;
Target Normas;
Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT;
Outras Normas Técnicas Aplicáveis.
Nota: Este Serviço atende exclusivamente as exigências da MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) quando se tratar de atendimento a outros Órgãos, informe no ato da solicitação.
Complementos
A relação de EPIs necessários
Prontuários de cada máquina e seus últimos Relatórios Técnicos, Projetos caso hajam;
Cabe a Contratante fornecer quando for o caso:
Fornecer os meios, Projetos arquitetônicos em Arquivo DWG ou PDF;
Projeto Arquitetônico da Empresa que efetuará ou efetuou a instalação e contato com os mesmos.
Lista de todos os equipamentos elétricos e eletrônicos contidos nas áreas com marca, potência modelo, tipo e temperatura;
Se tiver inflamáveis e/ou combustíveis armazenados com mais 200 litros no total torna-se obrigatório fazer o Prontuário da NR-20.
Demais documentos e procedimentos necessários previstos antes ou depois da Inspeção técnica.
NÃO estão inclusos no Escopo do Serviço:
1. Elaboração de Projeto de Arquitetônico;*
2. Elaboração de Projeto de Instalação;*
3. Elaboração do Memorial de Cálculo*
4. Elaboração de Memorial de Cálculo de Suporte;*
5. Elaboração de Manual de Instrução Técnica Operacional e de Manutenção;*
* (Consultar valor)
O que são Células de Carga?
As células de carga são medidores de deformação ou flexão de um corpo, transformando grandeza física, ou seja, uma força, em um sinal elétrico. Utilizadas na análise experimental de esforços e na medição elétrica da resistência à tensão, essas células são empregadas na maioria das aplicações industriais.
Documentos necessários para Equipamentos de Içamento
a) Arts do Pórtico com os últimos 3 laudos, incluindo a ART com Memorial de Cálculo do Projeto Inicial do Pórtico;
b) Memoriais de Cálculo de Dimensionamento da Talha atual X pórtico com ART;
c) Memoriais de cálculo de carga do moitão da talha e dos cabos de aço com ART;
d) ART da Montagem da Talha com Memorial de Cálculo Estrutural;
e) Todas as soldas constantes no pórtico deverão estar sem tintas ou resíduos e também não deverão estar lixadas, bem como o moitão e o gancho da talha;
f) O setor deve ficar interditado até segunda ordem para os testes;
g) Deverá ter uma carga disponível com uma balança calibrada e com Laudo da capacidade e uma carga com 175%.
h) O Eng de segurança do trabalho em conjunto com o SESMT deverão emitir uma declaração de responsabilidade quanto ao teste de carga em caso de rompimento ou acidente com um de nossos colaboradores;
i) Todos os Sistemas Elétricos deverão estar desativados com sistema Power Lockout;
Serão utilizados os sistemas de líquido penetrante e líquido revelador nas soldas o que poderá intoxicar quaisquer alimentos presentes.
j) O Teste de Carga será realizado conforme norma da ABNT desde que autorizado e declarado pelos responsáveis a inteira responsabilidade por quaisquer questões que ocorram com nossos colaboradores durante o teste. Sendo este executado em 1 hora com carga a 100% da carga talha e mais uma hora com 125% da carga talha.
l) Observe-se que, se não houverem as documentações solicitadas, que a empresa declare que não há via e-mail.
Plano de Inspeção e Manutenção do Equipamento é obrigatório conforme previsto na NR 12.
Saiba Mais
Saiba Mais: Curso Manutenção de PTA
Norma Regulamentadora NR-18
Anexo IV – Plataformas De Trabalho Aéreo
“[…] 4 Manutenção
4.1 É responsabilidade do proprietário manter um programa de manutenção preventiva de acordo com as recomendações do fabricante e com o ambiente de uso do equipamento, contemplando, no mínimo:
a) verificação de:
a1. funções e controles de velocidade, descanso e limites de funcionamento;
a2. controles inferiores e superiores;
a3. rede e mecanismos de cabos;
a4. dispositivos de segurança e emergência;
a5. placas, sinais de aviso e controles;
b) ajuste e substituição de peças gastas ou danificadas;
c) lubrificação de partes móveis;
d) inspeção dos elementos do filtro, óleo hidráulico, óleo do motor e de refrigeração;
e) inspeção visual dos componentes estruturais e de outros componentes críticos, tais como elementos de fixação e dispositivos de travamento.
4.1.1 O programa deve ser supervisionado por profissional legalmente habilitado.
4.2 A manutenção deve ser efetuada por pessoa com qualificação específica para a marca e modelo do equipamento.
4.3 Os equipamentos que não forem utilizados por um período superior a três meses devem ser submetidos à manutenção antes do retorno à operação.
4.4 Quando identificadas falhas que coloquem em risco a operação, a PTA deve ser removida de serviço imediatamente até que o reparo necessário seja efetuado.
4.5 O proprietário da PTA deve conservar, por um período de cinco anos, a seguinte documentação:
a) registros de manutenção, contendo:
a1. datas;
a2. deficiências encontradas;
a3. ação corretiva recomendada;
a4. identificação dos responsáveis;
b) registros de todos os reparos realizados, contendo:
b1. a data em que foi realizado cada reparo;
b2. a descrição do trabalho realizado;
b3. identificação dos responsáveis pelo reparo;
b4. identificação dos responsáveis pela liberação para uso.”
F: NR-18.
01 – URL FOTO: Licensor’s author: bannafarsai – Freepik.com
02 – URL FOTO: Licensor’s author: vwalakte – Freepik.com
03 – URL FOTO: Licensor’s author: EyeEm – Freepik.com
04 – URL FOTO: Licensor’s author: pozdnikovklinker-1 – Freepik.com
Validade
Substituir:
Validade das Inspeções: ANUAL exceto se ocorrer quaisquer das seguintes situações:
a) mudança nos procedimentos, finalidades, condições ou operações de trabalho;
b) evento que indique a necessidade de nova Inspeção;
c) mudança de empresa;
d) troca de máquina ou equipamento.
Será emitido Documento Técnico por Profissionais Legalmente Habilitados Perito e Engenheiro de Segurança do Trabalho com ART;
Os Equipamentos utilizados possuem Atestado de Aferição vigente e demais equipamentos são analógicos.
Complementos
Cabe a Contratante fornecer quando for o caso:
Fornecer os meios, Projetos arquitetônicos em AutoCad ou PDF;
Projeto Arquitetônico da Empresa que efetuará ou efetuou a instalação e contato com os mesmos.
Lista de todos os equipamentos elétricos e eletrônicos contidos nas áreas com marca, potência modelo, tipo e temperatura;
Se tiver inflamáveis e/ou combustíveis armazenados com mais 200 litros no total torna-se obrigatório fazer o Prontuário da NR-20.
Demais documentos e procedimentos necessários previstos antes ou depois da Inspeção técnica.
NÃO estão inclusos no Escopo do Serviço:
1. Elaboração de Projeto de Arquitetônico;*
2. Elaboração de Projeto de Instalação;*
3. Elaboração do Memorial de Cálculo*
4. Elaboração de Memorial de Cálculo de Suporte;*
5. Elaboração de Manual de Instrução Técnica Operacional e de Manutenção;*
* (Consultar valor)
Saiba Mais
Saiba Mais: Substituir:
*OBS: É necessário que o Plano de Inspeção Manutenção NR 12 de cada Máquina e/ou Equipamento esteja atualizado em Conformidade com as Normas Regulamentadoras.
Substituir: Consulte-nos.
Escopo do Serviço
Substituir:
Fonte:
Avaliação qualitativa;
Avaliação quantitativa;
Tagueamento de Máquinas e Equipamentos;
RETROFIT – Processo de Modernização;
Manutenções pontuais ou cíclicas.
Verificações quando for pertinentes:
Manual de Instrução de Operação da Máquina ou Equipamento;
Plano de Inspeção e Manutenção da Máquina ou Equipamento seguindo a NR 12;
Relatório Técnico com ART da Máquina ou Equipamento conforme NR 12;
Teste de Carga (com ART) conforme NR 12;
END (Ensaios Não Destrutivos) conforme NR 12;
APR (Análise Preliminar de Risco);
Disposições Finais:
Registro fotográfico;
Registro das Evidências;
Conclusão do PLH;
Proposta de melhorias corretivas;
Emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) – exceto Laudo Pericial;
Cabe a Contratante fornecer quando for o caso:
Fornecer os meios, Projetos arquitetônicos em AutoCad ou PDF;
Projeto Arquitetônico da Empresa que efetuará ou efetuou a instalação e contato com os mesmos.
Lista de todos os equipamentos elétricos e eletrônicos contidos nas áreas com marca, potência modelo, tipo e temperatura;
Se tiver inflamáveis e/ou combustíveis armazenados com mais 200 litros no total torna-se obrigatório fazer o Prontuário da NR-20.
Demais documentos e procedimentos necessários previstos antes ou depois da Inspeção técnica.
NÃO estão inclusos no Escopo do Serviço:
1. Elaboração de Projeto de Arquitetônico;*
2. Elaboração de Projeto de Instalação;*
3. Elaboração do Memorial de Cálculo*
4. Elaboração de Memorial de Cálculo de Suporte;*
5. Elaboração de Manual de Instrução Técnica Operacional e de Manutenção;*
* (Consultar valor)
O que são Células de Carga?
As células de carga são medidores de deformação ou flexão de um corpo, transformando grandeza física, ou seja, uma força, em um sinal elétrico. Utilizadas na análise experimental de esforços e na medição elétrica da resistência à tensão, essas células são empregadas na maioria das aplicações industriais.
Cabe a Contratante fornecer :
Procedimentos da Inspeção quando for o caso e se envolver Estruturas:
Importante: Serão realizados Teste de Solda e Sistema de Líquido Penetrante no equipamento e nas peças que contenham pontos de solda;
01- Os pontos que contém solda no decorrer da peça (Inclusive quando tiver braço articulado e apoio de cesto acoplado) deverão estar devidamente decapados, sem nenhum tipo de resíduos tais como tintas, vernizes, colas ou qualquer tipo de sujidades ou resíduos de óleo, graxa etc;
02- Passar PINTOFF em todas as bases do Equipamento e peças de apoio, limpar bem e passar pano (não deixar nenhuma sujidade);
03- Se tiver Lanças automáticas ou lança manual, lixar solda da frente;
04- Se Contratado Execução de TESTE DE CARGA e o equipamento não tiver Célula de Carga* cabe a Contratante disponibilizar compartimento para teste de carga (tipo big bag, cintas novas calibradas INMETRO, balança, tarugos de metal calibrado ou sacos de areia pesados equivalente até 125% que o equipamento suporta e fornecer Declaração de Responsabilidade referente a Capacidade do Equipamento.
Se Contratado ENSAIOS ELÉTRICOS em Cesto acoplado de preferência com Placa de Identificação, o mesmo deverá estar no nível do solo juntamente com Laudo de Fabricação de aparelhos que tiver para sabermos quantos Volts suporta.
Plano de Inspeção e Manutenção do Equipamento é obrigatório conforme previsto na NR 12.
Entenda a relação entre Preço e Valor:
Executar uma tarefa tão estratégica como precificar um Serviço exige conhecimento sobre o mundo dos negócios.
Dois conceitos fundamentais para entender como precificar são as definições de Preço e Valor.
Valor é um conceito qualitativo, e está ligado ao potencial transformador daquele conteúdo.
Um curso tem mais valor quando ele agrega mais conhecimentos ao público-alvo.
Preço é uma consequência do valor.
Por ser um conceito essencialmente quantitativo, ele é responsável por “traduzir” o valor em um número.
Portanto, quanto maior é o valor agregado ao conteúdo, maior será o preço justo.
Complementos
A relação de EPIs necessários
Prontuários de cada máquina e seus últimos Relatórios Técnicos, Projetos caso hajam;
Cabe a Contratante fornecer quando for o caso:
Fornecer os meios, Projetos arquitetônicos em Arquivo DWG ou PDF;
Projeto Arquitetônico da Empresa que efetuará ou efetuou a instalação e contato com os mesmos.
Lista de todos os equipamentos elétricos e eletrônicos contidos nas áreas com marca, potência modelo, tipo e temperatura;
Se tiver inflamáveis e/ou combustíveis armazenados com mais 200 litros no total torna-se obrigatório fazer o Prontuário da NR-20.
Demais documentos e procedimentos necessários previstos antes ou depois da Inspeção técnica.
NÃO estão inclusos no Escopo do Serviço:
1. Elaboração de Projeto de Arquitetônico;*
2. Elaboração de Projeto de Instalação;*
3. Elaboração do Memorial de Cálculo*
4. Elaboração de Memorial de Cálculo de Suporte;*
5. Elaboração de Manual de Instrução Técnica Operacional e de Manutenção;*
* (Consultar valor)
O que são Células de Carga?
As células de carga são medidores de deformação ou flexão de um corpo, transformando grandeza física, ou seja, uma força, em um sinal elétrico. Utilizadas na análise experimental de esforços e na medição elétrica da resistência à tensão, essas células são empregadas na maioria das aplicações industriais.
Documentos necessários para Equipamentos de Içamento
a) Arts do Pórtico com os últimos 3 laudos, incluindo a ART com Memorial de Cálculo do Projeto Inicial do Pórtico;
b) Memoriais de Cálculo de Dimensionamento da Talha atual X pórtico com ART;
c) Memoriais de cálculo de carga do moitão da talha e dos cabos de aço com ART;
d) ART da Montagem da Talha com Memorial de Cálculo Estrutural;
e) Todas as soldas constantes no pórtico deverão estar sem tintas ou resíduos e também não deverão estar lixadas, bem como o moitão e o gancho da talha;
f) O setor deve ficar interditado até segunda ordem para os testes;
g) Deverá ter uma carga disponível com uma balança calibrada e com Laudo da capacidade e uma carga com 175%.
h) O Eng de segurança do trabalho em conjunto com o SESMT deverão emitir uma declaração de responsabilidade quanto ao teste de carga em caso de rompimento ou acidente com um de nossos colaboradores;
i) Todos os Sistemas Elétricos deverão estar desativados com sistema Power Lockout;
Serão utilizados os sistemas de líquido penetrante e líquido revelador nas soldas o que poderá intoxicar quaisquer alimentos presentes.
j) O Teste de Carga será realizado conforme norma da ABNT desde que autorizado e declarado pelos responsáveis a inteira responsabilidade por quaisquer questões que ocorram com nossos colaboradores durante o teste. Sendo este executado em 1 hora com carga a 100% da carga talha e mais uma hora com 125% da carga talha.
l) Observe-se que, se não houverem as documentações solicitadas, que a empresa declare que não há via e-mail.
Plano de Inspeção e Manutenção do Equipamento é obrigatório conforme previsto na NR 12.
Saiba Mais
Saiba Mais: Curso Manutenção de PTA
Norma Regulamentadora NR-18
Anexo IV – Plataformas De Trabalho Aéreo
“[…] 4 Manutenção
4.1 É responsabilidade do proprietário manter um programa de manutenção preventiva de acordo com as recomendações do fabricante e com o ambiente de uso do equipamento, contemplando, no mínimo:
a) verificação de:
a1. funções e controles de velocidade, descanso e limites de funcionamento;
a2. controles inferiores e superiores;
a3. rede e mecanismos de cabos;
a4. dispositivos de segurança e emergência;
a5. placas, sinais de aviso e controles;
b) ajuste e substituição de peças gastas ou danificadas;
c) lubrificação de partes móveis;
d) inspeção dos elementos do filtro, óleo hidráulico, óleo do motor e de refrigeração;
e) inspeção visual dos componentes estruturais e de outros componentes críticos, tais como elementos de fixação e dispositivos de travamento.
4.1.1 O programa deve ser supervisionado por profissional legalmente habilitado.
4.2 A manutenção deve ser efetuada por pessoa com qualificação específica para a marca e modelo do equipamento.
4.3 Os equipamentos que não forem utilizados por um período superior a três meses devem ser submetidos à manutenção antes do retorno à operação.
4.4 Quando identificadas falhas que coloquem em risco a operação, a PTA deve ser removida de serviço imediatamente até que o reparo necessário seja efetuado.
4.5 O proprietário da PTA deve conservar, por um período de cinco anos, a seguinte documentação:
a) registros de manutenção, contendo:
a1. datas;
a2. deficiências encontradas;
a3. ação corretiva recomendada;
a4. identificação dos responsáveis;
b) registros de todos os reparos realizados, contendo:
b1. a data em que foi realizado cada reparo;
b2. a descrição do trabalho realizado;
b3. identificação dos responsáveis pelo reparo;
b4. identificação dos responsáveis pela liberação para uso.”
F: NR-18.
01 – URL FOTO: Licensor’s author: bannafarsai – Freepik.com
02 – URL FOTO: Licensor’s author: vwalakte – Freepik.com
03 – URL FOTO: Licensor’s author: EyeEm – Freepik.com
04 – URL FOTO: Licensor’s author: pozdnikovklinker-1 – Freepik.com
Escopo do Serviço
Substituir:
Escopo Normativo do Serviço:
Inspeções e verificações quando pertinentes a ser avaliadas na Inspeção pela nossa Equipe multidisciplinar:
Testes e ensaios quando contratado e pertinentes:
Outros elementos quando contratado e pertinentes:
Avaliação qualitativa;
Avaliação quantitativa;
Tagueamento de Máquinas e Equipamentos;
RETROFIT – Processo de Modernização;
Manutenções pontuais ou cíclicas;
Verificações quando for pertinentes:
Manual de Instrução de Operação da Máquina ou Equipamento;
Plano de Inspeção e Manutenção da Máquina ou Equipamento seguindo a NR 12;
Relatório Técnico com ART da Máquina ou Equipamento conforme NR 12;
Teste de Carga (com ART) conforme NR 12;
END (Ensaios Não Destrutivos) conforme NR 12;
APR (Análise Preliminar de Risco);
Disposições Finais (quando pertinentes):
Caderno, Registro fotográfico e Registros de Avaliação;
Registro das Evidências;
Identificação dos Profissionais (Engenheiros e Peritos);
Conclusão do PLH;
Proposta de melhorias corretivas;
Quando Aplicável: Certificado de Calibração;
Emissão de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do CREA SP,
TRT (Termo de Responsabilidade Técnica) do CFT, e
CRT (Certificado de Responsabilidade Técnica) do CNDP BRASIL.
NOTA:
É facultado à nossa Equipe Multidisciplinar Atualizar, adequar, alterar e/ou excluir itens, conforme inspeção e sempre que for necessário, bem como efetuar a exclusão ou inserção de Normas, Leis, Decretos ou parâmetros técnicos que julgarem aplicáveis, estando relacionados ou não no Escopo Normativo ficando a Contratante responsável por efetuar os devidos atendimentos no que dispõem as Legislações pertinentes.
Referências Normativas
Referências Normativas (Fontes) aos dispositivos aplicáveis, suas atualizações e substituições até a presente data:
NR 07 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO;
NR 09 – Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos;
ABNT NBR 5426 – Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos;
ABNT NBR 10719 – Informação e documentação – Relatório técnico e/ou científico – Apresentação;
ABNT NBR 16746 – Segurança de máquinas – Manual de Instruções – Princípios gerais de elaboração;
NBR ISO 13850 – Segurança de Máquinas – Função de parada de emergência – Princípios para projeto;
ABNT ISO/TR 14121-2 – Segurança de máquinas – Apreciação de riscos;
ABNT NBR 14277 – Instalações e equipamentos para treinamento de combate a incêndio – Requisitos;
NBRISO/IEC27557 – Segurança da Informação, segurança cibernética e proteção da privacidade;
ABNT NBR ISO/IEC 17011 – Avaliação da Conformidade – Requisitos para os Organismos de Acreditação que Acreditam Organismos de Avaliação da Conformidade;
ABNT NBR ISO/IEC 17025 – Requisitos Gerais para a Competência de Laboratórios de Ensaios e Calibração;
ABNT NBR ISO 31000 – Gestão de riscos de privacidade organizacional;
ISO 45001 – Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso;
Target Normas;
Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT;
Outras Normas Técnicas Aplicáveis.
Nota: Este Serviço atende exclusivamente as exigências da MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) quando se tratar de atendimento a outros Órgãos, informe no ato da solicitação.
Validade
Substituir:
Validade das Inspeções: ANUAL exceto se ocorrer quaisquer das seguintes situações:
a) mudança nos procedimentos, finalidades, condições ou operações de trabalho;
b) evento que indique a necessidade de nova Inspeção;
c) mudança de empresa;
d) troca de máquina ou equipamento.
Será emitido Documento Técnico por Profissionais Legalmente Habilitados Perito e Engenheiro de Segurança do Trabalho com ART;
Os Equipamentos utilizados possuem Atestado de Aferição vigente e demais equipamentos são analógicos.
Complementos
A relação de EPIs necessários
Prontuários de cada máquina e seus últimos Relatórios Técnicos, Projetos caso hajam;
Cabe a Contratante fornecer quando for o caso:
Fornecer os meios, Projetos arquitetônicos em Arquivo DWG ou PDF;
Projeto Arquitetônico da Empresa que efetuará ou efetuou a instalação e contato com os mesmos.
Lista de todos os equipamentos elétricos e eletrônicos contidos nas áreas com marca, potência modelo, tipo e temperatura;
Se tiver inflamáveis e/ou combustíveis armazenados com mais 200 litros no total torna-se obrigatório fazer o Prontuário da NR-20.
Demais documentos e procedimentos necessários previstos antes ou depois da Inspeção técnica.
NÃO estão inclusos no Escopo do Serviço:
1. Elaboração de Projeto de Arquitetônico;*
2. Elaboração de Projeto de Instalação;*
3. Elaboração do Memorial de Cálculo*
4. Elaboração de Memorial de Cálculo de Suporte;*
5. Elaboração de Manual de Instrução Técnica Operacional e de Manutenção;*
* (Consultar valor)
O que são Células de Carga?
As células de carga são medidores de deformação ou flexão de um corpo, transformando grandeza física, ou seja, uma força, em um sinal elétrico. Utilizadas na análise experimental de esforços e na medição elétrica da resistência à tensão, essas células são empregadas na maioria das aplicações industriais.
Cabe a Contratante fornecer :
Procedimentos da Inspeção quando for o caso e se envolver Estruturas:
Importante: Serão realizados Teste de Solda e Sistema de Líquido Penetrante no equipamento e nas peças que contenham pontos de solda;
01- Os pontos que contém solda no decorrer da peça (Inclusive quando tiver braço articulado e apoio de cesto acoplado) deverão estar devidamente decapados, sem nenhum tipo de resíduos tais como tintas, vernizes, colas ou qualquer tipo de sujidades ou resíduos de óleo, graxa etc;
02- Passar STRIPTIZI GEL em todas as bases do Equipamento e peças de apoio, limpar bem e passar pano (não deixar nenhuma sujidade);
03- Se tiver Lanças automáticas ou lança manual, lixar solda da frente;
04- Se Contratado Execução de TESTE DE CARGA cabe a Contratante disponibilizar CÉLULAS DE CARGA ou compartimento para teste de carga (tipo big bag, cintas novas calibradas INMETRO, balança, tarugos de metal calibrado ou sacos de areia pesados equivalente até 125% que o equipamento suporta e fornecer Declaração de Responsabilidade referente a Capacidade do Equipamento.
Se Contratado ENSAIOS ELÉTRICOS em Cesto acoplado de preferência com Placa de Identificação, o mesmo deverá estar no nível do solo juntamente com Laudo de Fabricação de aparelhos que tiver para sabermos quantos Volts suporta.
Documentos necessários para Equipamentos de Içamento
a) Arts do Pórtico com os últimos 3 laudos, incluindo a ART com Memorial de Cálculo do Projeto Inicial do Pórtico;
b) Memoriais de Cálculo de Dimensionamento da Talha atual X pórtico com ART;
c) Memoriais de cálculo de carga do moitão da talha e dos cabos de aço com ART;
d) ART da Montagem da Talha com Memorial de Cálculo Estrutural;
e) Todas as soldas constantes no pórtico deverão estar sem tintas ou resíduos e também não deverão estar lixadas, bem como o moitão e o gancho da talha;
f) O setor deve ficar interditado até segunda ordem para os testes;
g) Deverá ter uma carga disponível com uma balança calibrada e com Laudo da capacidade e uma carga com 175%.
h) O Eng de segurança do trabalho em conjunto com o SESMT deverão emitir uma declaração de responsabilidade quanto ao teste de carga em caso de rompimento ou acidente com um de nossos colaboradores;
i) Todos os Sistemas Elétricos deverão estar desativados com sistema Power Lockout;
Serão utilizados os sistemas de líquido penetrante e líquido revelador nas soldas o que poderá intoxicar quaisquer alimentos presentes.
j) O Teste de Carga será realizado conforme norma da ABNT desde que autorizado e declarado pelos responsáveis a inteira responsabilidade por quaisquer questões que ocorram com nossos colaboradores durante o teste. Sendo este executado em 1 hora com carga a 100% da carga talha e mais uma hora com 125% da carga talha.
l) Observe-se que, se não houverem as documentações solicitadas, que a empresa declare que não há via e-mail.
Plano de Inspeção e Manutenção do Equipamento é obrigatório conforme previsto na NR 12.
A justificativa da relação Preço e Valor:
A precificação de qualquer serviço exige expertise relacionada ao mundo dos negócios e o conceito de Valor é qualitativo, diretamente ligado ao potencial de transformação existente naquele conteúdo. O serviço tem mais valor quando tem conhecimento e segredos profissionais agregados e o preço é uma variável consequente do valor, cujo objetivo é transmiti-lo em números. Assim, quanto maior for o valor agregado ao conteúdo, maior será o seu preço justo. Portanto, não autorizamos a utilização de nossas Propostas como contraprova de fechamento com terceiros de menor preço, ou de interesse secundário, Qualidade, Segurança, Eficiência e Excelência, em todos os sentidos, são os nossos valores.
Saiba Mais
Saiba Mais: Substituir:
*OBS: É necessário que o Plano de Inspeção Manutenção NR 12 de cada Máquina e/ou Equipamento esteja atualizado em Conformidade com as Normas Regulamentadoras.
Substituir: Consulte-nos.