Nome Técnico: Curso Aprimoramento Sobre Aplicação da Norma Para Coletas de Amostras, Análises Físico-Químicas e Bacteriológicas em Estações de Tratamento de Água (ETA’s).
Referência: 95301
Ministramos Cursos e Treinamentos em Idioma Técnico: Português, Inglês (Regional), Croata, Japonês, Espanhol, Francês, Chinês (Regional), Alemão, Índia (Regional), Árabe, Coreano, Russo, entre outros.
Curso de Coletas e Análises Físico-Químicas em ETA
O Curso tem como objetivos instruir, conscientizar e capacitar os profissionais quanto as práticas corretas e seguras para a operação das ref. unidades de tratamento de água conforme o determina padrão e-Social, o treinamento também visa garantir a saúde e segurança dos trabalhadores, defesa do patrimônio, comunidade e meio ambiente com ênfase nas etapas de Coletas padronizadas de amostras de água bruta, em processo e controle final, Análises e Ensaios Físico-Químicos como pH (Potencial Hidrogeniônico), Análises Bacteriológicas de microorganismos patogênicos de acordo com métodos padronizados a exemplo de Coliformes termotolerantes e Bactérias heterotróficas e outros contaminantes biológicos, Análises Colorimétricas e Titulométricas, Análises de Turbidez e Coloração, Presença de Resíduos de Algas como Geosmina, Sais Diluídos Totais, Presença de Ferro, Cálcio e Magnésio (Água dura) etc., Controle de Qualidade em Teor de Flúor e Cloro Residuais nos pontos de entrega (distribuição pública)
O que são Unidades de Processos ETA’s?
Unidades de Processo – Estação de Tratamento de Água são conjuntos de equipamentos e interligações de unidades técnicas destinadas a transformar água bruta não potável e energia em água com qualidade e sanidade úteis a população e a outros processos industriais e produtos finais de consumo como indústria alimentícia (alimentos e bebidas), farmacêutica, química, agronegócio etc. por meio de reações de oxidação com compostos halogêneos normalmente Cloro, neutralização de alcalinidade ou acidez, reações físico-químicas controladas como coagulação, floculação e decantação, filtragens mecânicas, desinfecção de microorganismos patógenos, fluoretação, controle de qualidade final, estocagem e distribuição pública da água tratada
Este complexo processo deve ser controlado rigidamente em todas suas etapas mediante normas e procedimentos estabelecidos pelos órgãos de saúde governamentais.
Certificado de conclusão
Curso de Coletas e Análises Físico-Químicas em ETA
Segurança Química Segundo Protocolos ABIQUIM
Sistemas de Gestão Integrada – ISO 45001
Riscos – SSMA – Saúde Segurança e Meio Ambiente com ênfase a Instalações Industriais (ETA’s), Riscos de Choque e Riscos Químicos
Água – Métodos de Coleta Captação de Água Bruta
Pré-Tratamentos Oxidativos com Cloro,
Tratamentos via Coagulação, Floculação e Sedimentação e Coletas padronizadas nas diferentes etapas
Filtragens e adição de Produtos Químicos Auxiliares,
Controle de Qualidade e Distribuição
Características Físico-Químicas mínimas desejáveis em cada etapa
Fluxograma de Processo
Processos de Tratamento e Reuso de Água
Discussão e apresentação de Métodos de Análises de acordo com Normas
Complementos:
Conscientização da Importância:
Manual de Instrução de Operação da Máquina ou Equipamento;
Plano de Inspeção e Manutenção da Máquina ou Equipamento seguindo a NR 12;
Relatório Técnico com ART da Máquina ou Equipamento conforme NR 12;
Teste de Carga (com ART) conforme NR 12;
END (Ensaios Não Destrutivos) conforme NR 12;
APR (Análise Preliminar de Risco);
Prevenção de acidentes e noções de primeiros socorros;
Proteção contra incêndios;
Percepção dos riscos e fatores que afetam as percepções das pessoas;
Impacto e fatores comportamentais na segurança;
Fator medo;
Como descobrir o jeito mais rápido e fácil para desenvolver Habilidades;
Como controlar a mente enquanto trabalha;
Como administrar e aproveitar o tempo de trabalho;
Como ser produtivo e focado durante o período de trabalho;
Como devo pensar sobre produtividade;
Porque equilibrar a energia durante a atividade afim de obter produtividade;
Porque gerenciar o tempo é importante;
Consequências da Habituação do Risco;
A Importância do conhecimento da tarefa;
Causas de acidente de trabalho;
Noções sobre Árvore de Causas;
Noções sobre Árvore de Falhas;
Entendimentos sobre Ergonomia;
Análise de Posto de Trabalho;
Riscos Ergonômicos;
Conceito da NBR ISO 10015 – Gestão da qualidade – Diretrizes para treinamento;
Conceito da NBR ISO 45001 – Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso;
Exercícios Práticos;
Registro das Evidências;
Avaliação Teórica e Prática;
Certificado de Participação.
Analisar Águas Brutas
Coletar amostras de águas; Realizar analises físico-químicas parciais; Registrar resultados de análises; Identificar amostras; Destinar amostras para análises complementares; Verificar calibração de equipamentos analíticos; Conferir calibração de equipamentos analíticos; Interpretar resultados analíticos; Realizar ensaios de floculação (jartest).
Captar Águas Subterrâneas e/ ou Superficiais
Registrar níveis de águas em mananciais de superfícies; Controlar nível dinâmico de poços; Registrar vazão de águas captadas; Controlar nível de reservatórios; Controlar funcionamento de equipamentos eletromecânicos; Inspecionar componentes eletromecânicos.
Tratar Águas
Definir dosagens de produtos químicos (floculante, coagulante e alcalinizante; Adicionar produtos químicos; Monitorar formação de flocos nas águas no floculador; Inspecionar excessos de flocos suspensos no decantador; Inspecionar níveis de saturação de filtros; Corrigir ph de águas filtradas; Adicionar desinfetantes em águas filtradas; Adicionar flúor em águas filtradas; Realizar análises bacteriológicas qualitativas em águas tratadas.
Realizar Tarefas Operacionais
Acionar conjuntos de motobombas; Acionar geradores; Limpar sistema (grade, crivo, canais e poços de sucção de bombas) de captação; Lubrificar equipamentos; Limpar local de trabalho; Preparar soluções químicas (sulfato de alumínio, cal hidratado, cloro e flúor); Lavar tanques de soluções químicas e vias de dosagem; Lavar floculadores, decantadores, reservatórios, filtros e câmaras de contato; Registrar leitura de instrumentos de medição; Controlar estoques de produtos químicos e reagentes; Informar anormalidades no processo de captação, tratamento e distribuição de águas.
Distribuir Águas
Controlar níveis de reservatórios; Analisar amostras de água de pontos de distribuição; Realizar manutenções da rede de distribuição; Controlar abastecimento de água na rede de distribuição; Revesar conjunto de motobombas da distribuição.
Trabalhar com Segurança
Utilizar equipamentos de proteção (individual e coletivo); Identificar condições de risco; Obedecer normas e recomendações de segurança; Conservar equipamentos de segurança; Organizar local de trabalho; Atender aos procedimentos de emergência.
Realizar Pequenos Reparos
Trocar fusíveis; Trocar gaxetas de bombas; Substituir diafragmas de bombas dosadoras; Eliminar vazamentos no sistema de cloração; Reparar válvulas; Substituir lâmpadas de sinalização de quadros de comandos.
Demostrar Competências Pessoais
Demonstrar adaptabilidade; Manter atenção concentrada; Demonstrar capacidade de decisão; Dar provas de coordenação motora; Manter relacionamento interpessoal; Demonstrar responsabilidade; Atualizar-se; Evidenciar criatividade; Manter organização; Comunicar-se; Interpretar normas.
Escolaridade para Operador: Ensino médio completo.
Atenção: O Curso ensina a Aplicar os conceitos normativos da norma, o que habilita a assinar Projetos, Laudos, Perícias etc. são as atribuições que o (a) Profissional Legalmente Habilitado possui junto aos seu Conselho de Classe a exemplo o CREA.
Este curso tem por objetivo o estudo de situações onde será necessário a aplicação de: Conceitos e Cálculos conforme Normas pertinentes e não substitui a análise e responsabilidade por parte de cada profissional credenciado junto ao CREA ou outros Conselhos de Classes nas mais variadas situações, onde se torna impreterivelmente necessário respeitar as condições de conservação dos equipamentos, aferição periódica dos instrumentos, tal como o respeito de capacidade primária pré-determinada pelos fabricantes de EPI’s, entre outros embasados nas Normas correspondentes.
Referências Normativas quando for o caso aos dispositivos aplicáveis e suas atualizações:
NR – 01 – Disposições Gerais;
NR – 23 – Proteção Contra Incêndios;
NR 06 – Equipamento de Proteção Individual;
NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade;
NR 15 – Atividades e Operações Insalubres;
ABNT NBR 16782 – Conservação de água em edificações – Requisitos, procedimentos e diretrizes;
ABNT NBR 16783 – Uso de fontes alternativas de água não potável em edificações;
ABNT NBR 12216 – Projeto de estação de tratamento de água para abastecimento público;
ABNT NBR 13759 – Segurança de máquinas – Equipamentos de parada de emergência – Aspectos funcionais – Princípios para projeto;
ABNT NBR ISO 14121-2 – Segurança de máquinas — Apreciação de riscos;
ABNT NBR 14276 – Brigada de incêndio – Requisitos;
ABNT NBR 14277 – Instalações e equipamentos para treinamento de combate a incêndio – Requisitos;
ABNT NBR ISO/CIE 8995 – Iluminação de ambientes de trabalho;
Protocolo 2015 – Guidelines American Heart Association;
Protocolo 2017 – Atualizações Específicas nas Diretrizes 2017 American Heart Association p/ Suporte Básico de Vida em Pediatria/Adultos e Qualidade de Ressuscitação Cardiopulmonar.
Portaria GM N.2048 – Política Nacional de Atenção as Urgências;
OIT 161 – Serviços de Saúde do Trabalho;
ISO 10015 – Gestão da qualidade – Diretrizes para treinamento;
ISO 45001 – Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso;
ISO 56002 – Innovation management – Innovation management system.
Nota: Este Serviço atende exclusivamente as exigências da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT); quando se tratar de atendimento a outros Órgãos, informe no ato da solicitação.
Atenção:
EAD (Ensino a Distância), Semipresencial O Certificado EAD também conhecido como Online, conforme LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. pode ser utilizado para: Atividades Complementares; Avaliações de empresas; Concursos Públicos; Extensão universitária; Horas extracurriculares; Melhora nas chances de obter emprego; Processos de recrutamento; Promoções internas; Provas de Títulos; Seleções de doutorado; Seleções de Mestrado; Entras outras oportunidades. Curso 100% EAD (Ensino à Distância ) ou Semipresencial precisa de Projeto Pedagógico só tem validade para o Empregador, se seguir na íntegra a Portaria SEPRT n.º 915, de 30 de julho de 2019 – NR 01 – Disposições Gerais da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. Clique aqui



