Nome Técnico: Elaboração do Diagrama Unifilar das Instalações Elétricas em Conformidade NR-10 + Elaboração do Relatório Técnico e Emissão de ART
Referência: 8641
Ministramos Cursos e Treinamentos; Realizamos Traduções e Versões em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Mandarim, Alemão, Russo, Sueco, Holandês, Hindi, Japonês e outros consultar.
Diagrama Unifilar
O objetivo do Diagrama Unifilar das instalações elétricas é muito importante, a segurança do projeto está diretamente relacionada a este documento, bem como o P.I.E. Prontuário de Instalações Elétricas, conforme preconiza a NR-10.
O Diagrama Unifilar é uma peça fundamental para o profissional que está realizando as instalações e/ou manutenção da infraestrutura elétrica.
O Diagrama Unifilar das instalações elétricas evidenciam os principais componentes como, equipamentos de comutação de energia, relés de proteção, proteção contra sobre corrente grupos geradores e esquema geral de conexões.
Tipos de Diagrama:
1 – Diagrama Funcional: O Diagrama Funcional é bastante usado por se referir a apenas uma parte da instalação elétrica, ele possui todos os condutores e componentes que serão ligados em um circuito elétrico, permite interpretar com rapidez e clareza o funcionamento do mesmo.
2 – Diagrama Multifilar: O Diagrama Multifilar é representação mais minuciosa de uma instalação elétrica, assim como no diagrama funcional ele também mostra todos os condutores e componentes. Mas, além disso ele tenta representar os componentes da instalação bem como os condutores em sua posição correta.
3 – Diagrama Trifilar: Amplamente usado em sistemas de comandos elétricos e maquinas trifásicas o diagrama trifilar representa cada uma das três fases de uma sistema elétrico e suas respectivas derivações, tendo características muito parecidas com o Diagrama Unifilar.
4 – Diagrama unifilar: O Diagrama Unifilar é útil para verificar, com agilidade, quantos condutores passarão em determinados eletrodutos e qual o trajeto percorrerá.
Diagrama Unifilar
Escopo dos Serviços:
Inspeções e verificações quando pertinentes a ser avaliadas pela nossa Equipe multidisciplinar:
Diagrama Unifilar;
Ao executarmos instalações elétricas precisamos das seguintes informações:
Características do material a empregar, suficientes para indicar a adequação e aplicação Comandos, indicações e divisões dos circuitos que estão ligados;
Diagrama Unifilar das instalações elétricas com os circuitos descritos, caracterização dos condutores dentro dos eletrodutos, dispositivos de manobra e proteção;
Localização dos pontos de consumo de energia elétrica;
Localização dos quadros e centros de distribuição;
Percursos de uma instalação, distribuição da carga, proteções e condutores etc;
Planta baixa da edificação de acordo com a norma geral de desenhos NB-8 da ABNT;
Trajeto dos condutores e projeção mecânica (inclusive dimensões dos condutos e caixas);
Tanto os aspectos do circuito elétrico como do caminhamento físico da instalação são contemplados no Diagrama Unifilar;
O Diagrama Unifilar das instalações elétricas é um desenho com simbologia específica, representando graficamente a instalação elétrica na planta arquitetônica observando:
Pontos de luz e as tomadas;
Diagrama Unifilar das instalações elétricas:
O circuito elétrico no Diagrama Unifilar das instalações elétricas deve indicar para cada carga (pontos de luz, tomada, ou aparelho específico), os correspondentes elementos básicos;
Fonte (ponto de suprimento ou quadro de distribuição);
Circuito parcial a que pertence;
Pontos de comando (interruptores e chaves associados);
Condutores associados;
O Diagrama Unifilar das instalações elétricas deve ser desenvolvido no planejamento do projeto para auxiliar no desenho do sistema elétrico é documento integrante do P.I.E. Prontuário de Instalações Elétricas conforme preconiza a NR-10.
Diagrama Funcional:
O Diagrama Funcional é bastante usado por se referir a apenas uma parte da instalação elétrica, ele possui todos os condutores e componentes que serão ligados em um circuito elétrico, permite interpretar com rapidez e clareza o funcionamento do mesmo;
Este diagrama não demonstra com exatidão a posição exata dos componentes nem medidas de cabos ou percurso real destes;
Os condutores são representados por retas sem inclinação e de preferências sem cruzamentos;
Usado para explicar o funcionamento e não posicionamento de componentes.
Diagrama Multifilar:
O Diagrama Multifilar é representação mais minuciosa de uma instalação elétrica, assim como no diagrama funcional ele também mostra todos os condutores e componentes;
Mas, além disso ele tenta representar os componentes da instalação bem como os condutores em sua posição correta;
Desenhando em plano tridimensional ele representa detalhes de componentes e conexões;
Devido sua complexidade este diagrama é pouco usado, sua interpretação para grandes circuitos é demasiada complexa.
Diagrama Trifilar:
Amplamente usado em sistemas de comandos elétricos e maquinas trifásicas o diagrama trifilar representa cada uma das três fases de uma sistema elétrico e suas respectivas derivações, tendo características muito parecidas com o Diagrama Unifilar;
Os diagramas compõem, junto a outros documentos elétricos, o prontuário das instalações elétricas;
A norma NR-10 criou uma obrigatoriedade para que as empresas possuam e mantenham atualizados os diagrama elétricos;
A facilidade que o diagrama proporciona ao profissional que for realizar uma manutenção é tão grande quanto a segurança que o mesmo propicia, os acidentes em eletricidade acontecem com menos frequência em instalações que possuem diagramas corretos e atualizados;
Existem vários cursos para que os eletricistas aprendam ler e interpretar diagramas elétricos, além do aprendizado o eletricista deve considerar a segurança que os diagrama propicias, diminuindo também a ocorrência de falhas e retrabalhos.
Disposições Finais:
Caderno, Registro fotográfico e Registros de Avaliação;
Registro das Evidências;
Identificação dos Profissionais (Engenheiros e Peritos);
Conclusão do PLH;
Proposta de melhorias corretivas;
Quando Aplicável: Certificado de Calibração;
Emissão da A.R.T. (Anotação de Responsabilidade Técnica) e/ou C.R.T. (Certificação de Responsabilidade Técnica).
É facultado à nossa Equipe Multidisciplinar a inserção de normas, leis, decretos ou parâmetros técnicos que julgarem aplicáveis, sendo relacionados ou não ao escopo de serviço negociado, ficando a Contratante responsável por efetuar os devidos atendimentos no que dispõem as legislações, conforme estabelecido nas mesmas.
Diagrama Unifilar



