Relatório Técnico SPDA Relatório Técnico SPDA
F: siemens

Relatório Técnico – SPDA

O Relatório Técnico do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) tem por objetivo estabelecer a obrigatoriedade das empresas de se adequarem e municiarem de um Relatório Técnico que ateste a conformidade das suas instalações elétricas com as normas de segurança. Esta norma dispõe as diretrizes básicas para a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, destinados a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços em eletricidade. Seu objetivo é fixar os requisitos e condições mínimas necessárias ao processo de transformação das condições de trabalho com energia elétrica, para que se tornem mais seguras e salubres. A falta de manutenção preventiva e predial , principalmente nas instalações mais antigas, pode levar ao colapso de sistemas vitais e ao desempenho das atividades institucionais desenvolvidas , sendo necessário estudo detalhado dos sistemas, através de laudos técnicos.

Nome Técnico: EXECUÇÃO DE INSPEÇÃO TÉCNICA do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) + Elaboração de Relatório Técnico

Referência: 37784

Ministramos Cursos e Treinamentos; Realizamos Traduções e Versões em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Mandarim, Alemão, Russo, Sueco, Holandês, Hindi, Japonês e outros consultar

Relatório Técnico SPDA
O Relatório Técnico do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) tem por objetivo estabelecer a obrigatoriedade das empresas de se adequarem e municiarem de um Relatório Técnico que ateste a conformidade das suas instalações elétricas com as normas de segurança.
Esta norma dispõe as diretrizes básicas para a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, destinados a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços em eletricidade.
Seu objetivo é fixar os requisitos e condições mínimas necessárias ao processo de transformação das condições de trabalho com energia elétrica, para que se tornem mais seguras e salubres.
A falta de manutenção preventiva e predial , principalmente nas instalações mais antigas, pode levar ao colapso de sistemas vitais e ao desempenho das atividades institucionais desenvolvidas , sendo necessário estudo detalhado dos sistemas, através de laudos técnicos.

O que é SPDA ?

SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), mais conhecido popularmente como Para-raios, são sistemas de proteção de prédios, tanques, antenas, instalações industriais e pessoas contra descargas atmosféricas. O objetivo de se usar o SPDA é dissipar para terra, ou o lugar mais seguro possível, essa corrente elétrica gravemente perigosa e prejudicial à integridade de alguma instalação. O SPDA anula, ou ao menos minimiza seus impactos.


Levantamento de Diagnóstico
Análise Qualitativa e Quantitativa
Registro de Evidências
Conclusão e Proposta de Melhorias
Emissão de A.R.T. e/ou C.R.T.


Relatório Técnico SPDA

Escopo dos Serviços:
Verificação e Inspeções pertinentes:

Termos Definições;
Escopo e estrutura;

Parte externa e interna;
Elementos pré-textuais e textuais;
Regras gerais de apresentação;
Paginação e títulos;
Citações e notas de rodapé;
Siglas e equações e fórmulas;
Ilustrações e tabelas;
Levantamento de Dados;
Depuração da documentação;
Estudo Preliminar;
Referências Normativas;
Segurança em instalações e serviços em eletricidade – NR – 10
Informação e documentação – Relatório técnico e/ou científico – Apresentação – ABNT NBR 10719 
Instalações elétricas de baixa tensão – ABNT NBR 5410
Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas – Parte 3: Danos físicos a estruturas e perigos a Vida –
ABNT NBR 5419
Análise de conformidade com normas regulamentadoras vigentes;
Análise do Sistema de Aterramento Elétrico;
Análise do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA);
Conformidade da instalação com a documentação de projeto;

Condição das equipotencializações;
Perdas de conexões e interrupções dos condutores de SPDA;
Integridade das conexões visíveis do aterramento;
Verificação do subsistema de captores e condutores de descida;
Verificação das fixações e conexões do SPDA;
Verificação da existência de tensões e/ou correntes de fuga, ruído elétrico ou qualquer anomalia elétrica nos condutores de SPDA;
Verificação dos materiais e das dimensões instaladas;
Verificação da proximidade do Sistema de Proteção em relação às outras instalações;
Verificação dos barramentos de equipotencialização;
Verificação de continuidade elétrica entre os condutores de descida;
Verificação da necessidade do SPDA (externo e interno);
Elaboração de relatório crítico sobre as condições dos componentes;
Avaliação qualitativa;
Avaliação quantitativa;

Disposições Finais:
Caderno, Registro fotográfico e Registros de Avaliação;
Registro das Evidências;
Identificação dos Profissionais (Engenheiros e Peritos);
Conclusão do PLH;
Proposta de melhorias corretivas;
Quando Aplicável: Certificado de Calibração;
Emissão da A.R.T. (Anotação de Responsabilidade Técnica) e/ou C.R.T. (Certificação de Responsabilidade Técnica).

É vedada a utilização de multímetro na função de ohmímetro.

Relatório Técnico SPDA

Relatório Técnico SPDA

Validade das Inspeções: ANUAL
A Norma ABNT NBR 5419-3 determina a periodicidade de 01 (um) ano para realização de inspeções do SPDA quando o estabelecimento é considerado fornecedor de serviços essenciais. Frise-se que estas inspeções incluem a realização de medições para as quais este Instituto não possui instrumental.
Neste sentido, o serviço objeto desta contratação faz-se importante para cumprimento de requisitos normativos e reestabelecimento da efetividade do SPDA, considerando ainda o caráter essencial dos serviços prestados.

Relatório Técnico SPDA

Relatório Técnico SPDA

Cabe a Contratante fornecer quando for o caso:
Fornecer os meios, Projetos arquitetônicos em Arquivo DWG ou PDF;
Projeto Arquitetônico da Empresa que efetuará ou efetuou a instalação e contato com os mesmos.
Lista de todos os equipamentos elétricos e eletrônicos contidos nas áreas com marca, potência modelo, tipo e temperatura;
Se tiver inflamáveis e/ou combustíveis armazenados com mais 200 litros no total torna-se obrigatório fazer o Prontuário da NR-20.
Demais documentos e procedimentos necessários previstos antes ou depois da  Inspeção técnica.

NÃO estão inclusos no Escopo do Serviço:
1. Elaboração de Projeto de Arquitetônico;*
2. Elaboração de Projeto de Instalação;*
3. Elaboração do Memorial de Cálculo*
4. Elaboração de Memorial de Cálculo de Suporte;*
5. Elaboração de Manual de Instrução Técnica Operacional e de Manutenção;*
* (Consultar valor)

A justificativa da relação Preço e Valor:
A precificação de qualquer serviço exige expertise relacionada ao mundo dos negócios e o conceito de Valor é qualitativo, diretamente ligado ao potencial de transformação existente naquele conteúdo. O serviço tem mais valor quando tem conhecimento e segredos profissionais agregados e o preço é uma variável consequente do valor, cujo objetivo é transmiti-lo em números. Assim, quanto maior for o valor agregado ao conteúdo, maior será o seu preço justo. Portanto, não autorizamos a utilização de nossas Propostas como contraprova de fechamento com terceiros de menor preço, ou de interesse secundário, Qualidade, Segurança, Eficiência e Excelência, em todos os sentidos, são os nossos valores.

Relatório Técnico SPDA

Saiba Mais: Relatório Técnico SPDA

A NR1O estabelece a obrigatoriedade das empresas se municiarem de um Laudo Técnico que ateste a conformidade das suas instalações elétricas com as normas de segurança.
Esta norma dispõe as diretrizes básicas para a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, destinados a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços em eletricidade.
Seu objetivo é fixar os requisitos e condições mínimas necessárias ao processo de transformação das condições de trabalho com energia elétrica, para que se tornem mais seguras e salubres.
Nas instalações, são utilizados vários sistemas, equipamentos e instalações prediais que apresentam elevada complexidade e que exigem conhecimentos técnicos especializados manutenção e predial em engenharia a garantir o perfeito funcionamento.
Entre estes sistemas, as instalações elétricas prediais entre outras no mesmo nível de complexidade, as quais devem ser inspecionadas garantindo segurança e conforto aos usuários, atendendo o padrão operacional.
O Laudo das Instalações Elétricas é parte do Relatório Técnico das inspeções, realizada nas instalações elétricas com a finalidade de verificar a conformidade com as Normas Técnicas aplicáveis.
O Relatório abrange os aspectos técnicos das instalações elétricas:, projetos, medições e inspeção nos quadros ensaios e circuitos elétricos, dimensionamentos, etc.
O Laudo de inspeção do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas – SPDA é o documento técnico das inspeções e medições realizadas no SPDA e no Sistema de Aterramento Elétrico da Contratante com a finalidade de verificar a conformidade com a Norma Técnica Brasileira ABNT NRB 5419 e NR-10.
As inspeções e ensaios para emissão deste laudo devem ser executadas segundo os objetivos, métodos e periodicidade prescritos na norma para proteção das estruturas contra descargas atmosféricas (ABNT NBR 5419).
Para as instalações elétricas, a NR-10 limita-se a estabelecer princípios gerais de segurança ou complementares as normas técnicas vigentes, deixando para elas as suas prescrições especificas. Assim, as instalações elétricas devem, obrigatoriamente, atender as normas técnicas brasileiras aplicáveis.
Nas situações em que as normas técnicas brasileiras forem ausentes, omissas ou insuficientes, devem ser observadas as normas internacionais cabíveis.
Fonte: NR 10

Relatório Técnico SPDA: Consulte-nos.