Indicador de rota de fuga com luz estroboscópica vermelha ativada, sinalizando situação de emergência . Essencial para evacuação segura e rápida. Indicador de rota de fuga com luz estroboscópica vermelha ativada, sinalizando situação de emergência . Essencial para evacuação segura e rápida.
FONTE: FPK

NFPA 72: Código Nacional de Alarme de Incêndio e Sinalização

Indicador de rota de fuga com luz estroboscópica vermelha ativada, sinalizando situação de emergência . Essencial para evacuação segura e rápida.

Nome Técnico: CURSO APRIMORAMENTO NFPA 72 – CÓDIGO NACIONAL DE ALARME DE INCÊNDIO E SINALIZAÇÃO

Referência: 44992

Ministramos Cursos e Treinamentos; Realizamos Traduções e Interpretações em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Mandarim, Alemão, Hindi, Japonês, Árabe e outros consultar.

Qual Objetivo do Curso NFPA 72 Código Nacional?

O curso “NFPA 72 – Código Nacional” tem como finalidade qualificar profissionais para atuar de forma técnica, segura e normativamente embasada em sistemas de detecção e alarme de incêndio. Dessa forma, a partir da interpretação aplicada da norma, o curso aprofunda o entendimento dos critérios exigidos para o correto projeto, instalação, comissionamento, testes, manutenção e documentação desses sistemas.

Além disso, o foco está na aplicação prática do código, com uma abordagem realista baseada em situações de campo. Dessa forma, o participante é capacitado a dominar não apenas o conteúdo normativo, mas também sua execução, análise crítica e interface com a legislação brasileira.

Como resultado, o profissional sai preparado para avaliar a conformidade técnica, elaborar relatórios, emitir ARTs e tomar decisões fundamentadas que garantam tanto a integridade do sistema quanto a segurança das pessoas.

O Que é NFPA 72?

A NFPA 72 – National Fire Alarm and Signaling Code é uma norma técnica emitida pela National Fire Protection Association (NFPA), dos Estados Unidos. Ela estabelece, portanto, os critérios mínimos de desempenho, projeto, instalação, comissionamento, testes, inspeção, manutenção e documentação de sistemas de detecção de incêndio, alarme de incêndio e comunicação de emergência. Além disso, sua aplicação estende-se tanto a edificações novas quanto existentes, abrangendo desde sistemas simples até configurações altamente complexas e integradas.

Em contraste com abordagens limitadas ao simples acionamento de sirenes, a NFPA 72 contempla uma arquitetura completa e integrada de sinalização, abrangendo:

Detectores automáticos: critérios para instalação e desempenho de detectores de fumaça, calor, chama e gases.
Dispositivos manuais e centrais de alarme: requisitos funcionais e de confiabilidade para acionamento e controle do sistema.
Sinalização audiovisual e por voz: parâmetros técnicos para inteligibilidade, alcance sonoro e assim, visibilidade de alertas.
Comunicação de emergência: integração com brigadas, bombeiros, centrais de monitoramento, como também, sistemas de evacuação.
Supervisão e redundância: exigências para monitoramento contínuo de falhas, integridade de circuitos e fontes de alimentação.
Integração com outros sistemas: interface técnica com sprinklers, pressurização, assim como, controle de fumaça e automação predial.

A NFPA 72 é reconhecida internacionalmente como a norma mais abrangente e tecnicamente rigorosa no campo dos sistemas de alarme de incêndio. Por esse motivo, é amplamente adotada como referência em diversos países. No caso do Brasil, especificamente, a norma influencia diretamente a ABNT NBR 17240, portanto, no que diz respeito aos critérios de desempenho, à documentação técnica e à manutenção periódica dos sistemas.

Conjunto de acionador manual tipo “Push In / Pull Down” e campainha de alarme. Quando acionado, envia sinal à central de alarme para iniciar evacuação e demais respostas automáticas do sistema. - NFPA 72 Código Nacional.
Conjunto de acionador manual tipo “Push In / Pull Down” e campainha de alarme. Quando acionado, envia sinal à central de alarme para iniciar evacuação e demais respostas automáticas do sistema.

Quais Tipos de Alarmes?

A NFPA 72 categoriza os alarmes com base na função, forma de ativação e meio de notificação. Dessa forma, abaixo estão os principais tipos:

Alarme de Incêndio:
sinal principal, indica presença de fogo; ativa evacuação.
Alarme Supervisório:
indica condição anormal em sistemas de proteção (ex: válvula de sprinkler fechada).
Alarme de Falha (Trouble):
sinaliza defeitos no sistema (ex: perda de energia, falha de comunicação).
Evacuação por Voz:
mensagens audíveis e inteligíveis para orientar evacuação em ambientes complexos.
Comunicação de Emergência (ECS/MNS):
alerta múltiplos riscos além do incêndio (ex: ameaças, desastres).
Alarmes Visuais:
sinalização luminosa (estrobos), usada em locais com acessibilidade ou ruído elevado.
Alarmes Audíveis:
sinais sonoros (sirenes, tons) com critérios de intensidade e frequência definidos.

Qual Público-Alvo do Curso NFPA 72 Código Nacional?

Este curso é direcionado a profissionais que atuam ou pretendem atuar tecnicamente com sistemas de detecção e alarme de incêndio, com foco em projeto, instalação, inspeção, manutenção, fiscalização ou análise crítica de conformidade. Diante disso, inclui:

Engenheiros e Técnicos das áreas de segurança, elétrica, civil e mecânica.
Projetistas e consultores de sistemas de alarme e proteção contra incêndio.
Responsáveis técnicos e mantenedores de edificações e instalações críticas.
Instaladores e integradores de sistemas de detecção e alarme.
Auditores, fiscais e peritos que avaliam conformidade normativa.
Brigadistas e gestores de emergência que atuam com planos de resposta.

Qual Importância do Sistema de Alarme e Detecção de Incêndio?

O sistema de alarme e detecção de incêndio é o elemento crítico de resposta imediata em qualquer estratégia de segurança contra incêndio. Portanto, sua função não é apagar o fogo, é detectar precocemente, sinalizar com precisão e permitir reação rápida. Dessa forma, em muitos casos, essa é a linha tênue entre uma evacuação controlada e uma tragédia anunciada.

Do ponto de vista técnico e normativo, ele tem cinco funções principais:

Detecção precoce: identifica a presença de fumaça, calor, chamas ou gases antes que o incêndio se torne incontrolável.
Alerta imediato: ativa sinais sonoros, visuais e/ou mensagens de voz para iniciar evacuação segura.
Integração com sistemas de combate: aciona comandos automáticos como liberação de portas corta-fogo, ativação de sprinklers, pressurização de escadas, desligamento de ventilação ou energia.
Supervisão remota e resposta externa: comunica o evento para brigadas, bombeiros e centrais de monitoramento.
Registro e rastreabilidade: gera logs e relatórios técnicos que servem para auditoria, perícia e comprovação de conformidade com normas e seguros.

 Dispositivo de segurança industrial com botão de parada de emergência tipo cogumelo, utilizado para interromper imediatamente máquinas ou processos perigosos. - NFPA 72 Código Nacional.
Dispositivo de segurança industrial com botão de parada de emergência tipo cogumelo, utilizado para interromper imediatamente máquinas ou processos perigosos.

Qual a Finalidade da Sinalização?

A sinalização em um sistema de alarme de incêndio tem como finalidade comunicar, orientar e proteger. Além disso, ela serve para informar visual e/ou sonoramente que uma situação de emergência foi detectada, e indicar as ações que devem ser tomadas pelos ocupantes e pelos profissionais de resposta (brigada, bombeiros, etc.).

Além disso, ela cumpre os seguintes papéis:

Notificação de alarme: alerta imediato por sinais sonoros, visuais ou mensagens de voz.
Orientação de evacuação: indica rotas de fuga e saídas de emergência com sinalização luminosa ou fotoluminescente.
Status operacional do sistema: mostra condições como normal, falha ou alarme nas centrais e painéis.
Acessibilidade: garante comunicação eficaz para pessoas com deficiência (visual e auditiva).
Decisão rápida e segura: elimina dúvidas e agiliza a resposta em situações críticas.

Qual Importância Do Curso NFPA 72: Código Nacional de Alarme de Incêndio e Sinalização?

Este curso é essencial, pois capacita o profissional para atuar com domínio técnico, normativo e operacional em um dos sistemas mais críticos de segurança contra incêndio: o sistema de detecção, alarme e comunicação de emergência. Afinal, a NFPA 72 é referência internacional, e entender sua aplicação vai muito além de saber instalar sirene ou detector, trata-se, acima de tudo, de garantir que o sistema opere corretamente no exato momento em que vidas estiverem em risco.

Diante desse cenário, marcado por responsabilidade técnica, fiscalização rigorosa, seguros exigindo conformidade e edificações mais complexas, este curso prepara o profissional para:

Projetar e especificar com segurança jurídica e técnica, assegurando conformidade com normas nacionais e internacionais;
Além disso, fiscalizar e identificar falhas normativas com propriedade;
Bem como emitir laudos, ARTs e pareceres com respaldo técnico internacional;
Ademais, atuar em conformidade com a ABNT NBR 17240, com base sólida na NFPA 72;
Por fim, evitar erros que podem comprometer vidas e gerar prejuízos legais.

Treinamento Livre Profissionalizante Noções Básicas (Não substitui Formação Acadêmica ou Ensino Técnico)

Carga horária: 40 Horas

Certificado de conclusão

Pré-Requesito: Nível Superior e/ou Técnico


NFPA 72: Código Nacional de Alarme de Incêndio e Sinalização

CURSO APRIMORAMENTO NFPA 72 – CÓDIGO NACIONAL DE ALARME DE INCÊNDIO E SINALIZAÇÃO

Ressaltamos que o curso negociado não é credenciado pela NFPA. Isso se deve à necessidade de se realizar um comparativo técnico entre a norma internacional NFPA e o Decreto do Corpo de Bombeiros vigente no Estado de vocês, para garantir aplicabilidade e aderência local.
Se desejar Curso credenciado NFPA nos informe.

Carga Horária Total: 40 Horas

Módulo 1 – Fundamentos da NFPA 72 e sua Estrutura Normativa
Histórico e evolução da NFPA 72
Aplicabilidade nacional e internacional
Relação com a ABNT NBR 17240 e outras normas brasileiras
Terminologia técnica e definições normativas
Responsabilidades normativas: projetista, instalador, proprietário e autoridade competente

Módulo 2 – Projeto de Sistemas de Alarme de Incêndio
Critérios normativos para elaboração de projetos conforme NFPA 72
Classificação dos sistemas: convencional, endereçável, híbrido
Determinação de áreas de cobertura e seleção de dispositivos
Documentação de projeto: desenhos, diagramas, cálculos e memoriais
Requisitos para aprovação técnica e emissão de ART

Módulo 3 – Dispositivos de Detecção e Acionamento
Detectores de fumaça, calor, chama e gases: tipos, aplicações e limitações
Acionadores manuais: posicionamento, ativação e sinalização
Sensibilidade e localização estratégica de dispositivos
Interferência ambiental e riscos de alarmes falsos

Módulo 4 – Notificação e Comunicação de Emergência
Dispositivos de sinalização: sonora, visual e por voz
Sistemas de evacuação por voz (EVAC) e inteligibilidade
Sistemas de notificação em massa (Mass Notification Systems – MNS)
Integração com sistemas de resposta e comunicação com corpo de bombeiros

Módulo 5 – Instalação e Comissionamento de Sistemas
Diretrizes para instalação conforme NFPA 72 e normas complementares (ex: NEC/NFPA 70)
Testes de aceitação e critérios de comissionamento
Fontes de alimentação primária e secundária
Supervisão de falhas, redundância e segurança de circuitos

Módulo 6 – Inspeção, Testes e Manutenção (ITM)
Frequência e critérios técnicos de inspeção e testes
Registro e documentação das manutenções conforme norma
Checklists e planos de manutenção preventivos e corretivos
Responsabilidades legais e técnicas do responsável pelo sistema

Módulo 7 – Integração com Sistemas de Proteção Contra Incêndio
Interface com sistemas de sprinklers, pressurização, controle de fumaça, iluminação de emergência
Automação predial e integração via protocolos (BACnet, Modbus, etc.)
Análise de desempenho integrado em situações reais

Módulo 8 – Estudos de Caso e Simulações Práticas (Aplicação de Campo)
Análise de falhas reais em sistemas de alarme
Diagnóstico de não conformidades normativas
Simulação de projeto e análise técnica de desempenho
Elaboração de relatório técnico e parecer de conformidade

Exercícios Práticos;
Registro das Evidências;
Avaliação Teórica e Prática;
Certificado de Participação.

Importante:
Não se trata de Curso credenciado NFPA, pois refere-se as noções básicas e comparativas entre normas internacionais e as normas brasileiras.
O Curso aprimora os conhecimentos sobre o Código Nacional de Alarme de Incêndio e Sinalização – NFPA 72,  o que habilita a assinar Projetos  são as atribuições que o (a) Profissional Legalmente  Habilitado possui junto aos seu Conselho de Classe a exemplo o CREA.
Este treinamento tem por objetivo o estudo de situações onde será necessário a aplicação de: Conceitos e Cálculos de Projetos  Estrutural.
Este Treinamento não substitui a análise e responsabilidade por parte de cada profissional credenciado junto ao CREA , nas mais variadas situações do dia-a-dia , onde se torna impreterivelmente necessário respeitar as condições de conservação dos equipamentos, aferição periódica dos instrumentos, tal como o respeito de capacidade primária pré-determinada
pelos fabricantes de EPI’s, e Dispositivos e Projetos embasados na Norma correspondente.

NFPA 72: Código Nacional de Alarme de Incêndio e Sinalização

NFPA 72: Código Nacional de Alarme de Incêndio e Sinalização

Participantes sem experiência:
Carga horária mínima = 80 horas/aula

Participantes com experiência:
Carga horária mínima = 40 horas/aula

Atualização (Reciclagem):
Carga horária mínima = 16 horas/aula

Atualização (Reciclagem): O empregador deve realizar treinamento periódico Anualmente e sempre que ocorrer quaisquer das seguintes situações:
a) mudança nos procedimentos, condições ou operações de trabalho;
b) evento que indique a necessidade de novo treinamento;
c) retorno de afastamento ao trabalho por período superior a noventa dias;
d) mudança de empresa;
e) Troca de máquina ou equipamento.
NR 18.14.2.1 Os operadores devem ter ensino fundamental completo e devem receber qualificação e treinamento específico no equipamento, com carga horária mínima de dezesseis horas e atualização anual com carga horária mínima de quatro horas.

NFPA 72: Código Nacional de Alarme de Incêndio e Sinalização

Referências Normativas quando for o caso aos dispositivos aplicáveis e suas atualizações:
NR 01 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais;
NR 23 – Proteção Contra Incêndios;
NR 26 – Sinalização de Segurança;
NFPA 72: Código Nacional de Alarme de Incêndio e Sinalização – NFPA 72 – National Fire Alarm and Signaling Code – (439 págs)
ABNT ISO/TS 7240 – Sistemas de detecção e alarme de incêndio;
ABNT NBR 17240 – Sistemas de detecção e alarme de incêndio – Projeto, instalação, comissionamento e manutenção de sistemas de detecção e alarme de incêndio – Requisitos;
ABNT NBR IEC 60839 – Sistemas de alarme;
ABNT NBR ISO 7240 – Sistemas de detecção e alarme de incêndio;
ABNT NBR 13759 – Segurança de máquinas – Equipamentos de parada de emergência – Aspectos funcionais – Princípios para projeto;
ABNT NBR ISO/CIE 8995 – Iluminação de ambientes de trabalho;
Protocolo 2015 – Guidelines American Heart Association;
Portaria GM N.2048 – Política Nacional de Atenção as Urgências;
OIT 161 – Serviços de Saúde do Trabalho;
ISO 10015 – Gestão da qualidade – Diretrizes para treinamento;
ISO 45001 – Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso;
ISO 56002 – Innovation management – Innovation management system;
ANSI B.11 – Machine Safety Standards Risk assessment and safeguarding.
Nota: Este Serviço atende exclusivamente as exigências da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT); quando se tratar de atendimento a outros Órgãos, informe no ato da solicitação.

NFPA 72: Código Nacional de Alarme de Incêndio e Sinalização

NFPA 72: Código Nacional de Alarme de Incêndio e Sinalização

Atenção: O Curso ensina a Aplicar os conceitos normativos da norma, o que habilita a assinar Projetos, Laudos, Perícias etc.  são as atribuições que o (a) Profissional Legalmente  Habilitado possui junto aos seu Conselho de Classe a exemplo o CREA.
Este curso tem por objetivo o estudo de situações onde será necessário a aplicação de: Conceitos e Cálculos conforme Normas pertinentes e não substitui a análise e responsabilidade por parte de cada profissional credenciado junto ao CREA ou outros Conselhos de Classes nas mais variadas situações,  onde se torna impreterivelmente necessário respeitar as condições de conservação dos equipamentos, aferição periódica dos instrumentos, tal como o respeito de capacidade primária pré-determinada pelos fabricantes de EPI’s, entre outros embasados nas Normas correspondentes.

ESSE CURSO NÃO É CREDENCIADO NFPA.

OUTROS ELEMENTOS QUANDO PERTINENTES E CONTRATADOS:
Sistema de alarme de incêndio e unidade de controle;
Vias de sinalização e falhas únicas;
Dispositivos de alarme de fluxo de água;
Detectores de fumaça, energia radiante (chama), de gás e de calor;
Sistema de sprinklers e bombas de incêndio;
Dispositivos de notificação em massa e notificação de perigo especial;
Canal de comunicação, derivado, rádio e transmissão;
Detecção de fumaça da câmara de nuvem e detector combinado;
Alarme de combate combinado e caixa de posto de guarda;
Sistema combinado e compatibilidade listada;
Aplicação, retroatividade e equivalência;
Análise de risco de incêndio, unidades e fórmulas;
Requisitos de adoção de código e autoridade de jurisdição (AHJ);
Espaço acusticamente distinguível (ADS) e sistema multiplex ativo;
Detector do tipo de amostragem de ar e alarme;
Caixa de alarme e combinação de alarme de incêndio e caixa de excursão do guarda;
Caixa de alarme auxiliar, manual, mestre e acessível ao público;
Serviço, sinal, sistema, recurso de verificação e tom de alerta;
Dispositivo de inicialização analógica e funções auxiliares;
Edifício de apartamentos s dispositivo de notificação audível;
Dispositivo de supervisão do sistema de extinção automática;
Detector automático de incêndio e sistema de alarme auxiliar;
Unidade de controle autônomo (ACU) e nível médio de som ambiente;
Construção da viga e sistema de alarme de incêndio em edifícios;
Testos de nível, inclinado, tipo pico inclinado e altura do teto;
Superfícies do teto, construção da viga, teto lisa, construção de vigamento sólido;
Estação de controle central e serviço de estação central;
Canal de comunicação, derivado, de rádio, de transmissão e circuito;
Interface de circuito e detecção de fumaça em câmara de nuvem e detector de combinação;
Sistemas combinados de comunicação e emergência e combinação de alarme de incêndio;
Caixa de vigilância do guarda;
Modo de conversa comum e centro de comunicações;
Canal e circuito de comunicações e situação de condição;
Alarme de fumaça e unidade de habilitação individual;
Detecção de fumaça em câmera nuvem e de ionização;
Detecção de fumaça fotoelétrica de obscurecimento e espelhamento de luz;
Sensibilidade do detector de faísca e brasa;
Stakeholder e estratificação;
Estação subsidiária, de supervisão proprietária e remota;
Dispositivo de notificação sonora textual e canal de transmissão;
Unida de controle, sistema de proteção e repetidor sem fio;

Complementos para Máquinas e Equipamentos quando for o caso:
Conscientização da Importância:
Manual de Instrução de Operação da Máquina ou Equipamento;
Plano de Inspeção e Manutenção da Máquina ou Equipamento seguindo a NR 12;
Relatório Técnico com ART da Máquina ou Equipamento conforme NR 12;
Teste de Carga (com ART) conforme NR 12;
END (Ensaios Não Destrutivos) conforme NR 12;
Ensaios Elétricos NR 10;
Tagueamento de Máquinas e Equipamentos;
RETROFIT – Processo de Modernização;
Checklist Diário;
Manutenções pontuais ou cíclicas .

Complementos da Atividade:
Conscientização da Importância:
APR (Análise Preliminar de Riscos);
PAE (Plano de Ação de Emergência;
PGR (Plano de Gerenciamento de Riscos);
Compreensão da necessidade da Equipe de Resgate;
A Importância do conhecimento da tarefa;
Prevenção de acidentes e noções de primeiros socorros;
Proteção contra incêndios;
Percepção dos riscos e fatores que afetam as percepções das pessoas;
Impacto e fatores comportamentais na segurança;
Fator medo;
Como descobrir o jeito mais rápido e fácil para desenvolver Habilidades;
Como controlar a mente enquanto trabalha;
Como administrar e gerenciar o tempo de trabalho;
Porque equilibrar a energia durante a atividade afim de obter produtividade;
Consequências da Habituação do Risco;
Causas de acidente de trabalho;
Noções sobre Árvore de Causas;
Noções sobre Árvore de Falhas;
Entendimentos sobre Ergonomia;
Análise de Posto de Trabalho;
Riscos Ergonômicos;
Padrão de Comunicação e Perigo (HCS (Hazard Communiccation Standard) – OSHA;

NFPA 72: Código Nacional de Alarme de Incêndio e Sinalização

Saiba Mais: NFPA 72: Código Nacional de Alarme de Incêndio e Sinalização:

NFPA 72 – Capítulo 23 Sistemas de alarme de incêndio em instalações protegidas:
23.1 Aplicação:
23.1.1 A aplicação, instalação e desempenho do fogo sistemas de alarme dentro de instalações protegidas, incluindo alarme de incêndio sinais de supervisão, devem cumprir os requisitos deste capítulo.
23.1.2 Os requisitos dos capítulos 10, 12, 17, 18, 21, 24 e 26 também se aplicam, a menos que estejam em conflito com este capítulo.
23.1.3 Os requisitos do Capítulo 14 devem ser aplicados.
23.1.4 Os requisitos deste capítulo não se aplicam ao Capítulo 29, salvo indicação em contrário.
23.1.5 Os requisitos de 24.4.2 devem ser aplicados nos sistemas de comunicações de voz / alarme de emergência de incêndio em construção.
Geral:
23.2.1 Finalidade: Os sistemas abrangidos pelo capítulo 23 serão para a proteção da vida ou da propriedade, ou ambos, indicando a existência de calor, fogo, fumaça ou outras emergências impactantes nas instalações protegidas.
23.2.2 Controle de Software e Firmware:
23.2.2.1 Um registro da versão de software e firmware instalada contendo os números devem ser mantidos no local do alarme de incêndio unidade de controle.
23.2.2.1.1 O software e o firmware do sistema de controle de alarme de incêndio que faz interface com outro software ou firmware necessário deve ser compatível de maneira funcional.
23.2.2.1.2 As versões de software ou firmware compatíveis devem ser documentado no teste de aceitação inicial e em quaisquer testes de aceitação.
23.2.2.2 Todo software e firmware deve estar protegidos contra alterações não autorizadas.
23.2.2.3 Todas as mudanças devem ser testadas de acordo com 14.4.2.
23.3 Recursos do sistema. Os recursos necessários para uma proteção de sistema de alarme de incêndio deve ser documentado como parte da concepção do sistema e será determinado em conformidade com 23.3.1 a 23.3.3.
23.3.1 Sistemas Requeridos. As características dos sistemas requeridos baseiam-se nos requisitos de outros códigos aplicáveis ​​ou estatutos que foram adotados pela jurisdição executora.
23.3.2 Sistemas e Componentes Não Obrigatórios (Voluntários). As características de um sistema não requerido deve ser estabelecida pelo projetista do sistema com base nas metas e objetivos pretendidos pelo proprietário do sistema.
23.3.2.1 Os sistemas e componentes das instalações protegidas não requeridas devem atender aos requisitos deste Código.
23.3.2.2 Sistemas e componentes não requeridos devem ser identificados nos desenhos de registro requeridos em 10.20.2.3 (2).
F: NFPA 72

01 – URL FOTO: Licensor’s author: user6702303 – Freepik.com
02 – URL FOTO: Licensor’s author: srip – Freepik.com
03 – URL FOTO: Licensor’s author: ASphotofamily – Freepik.com

Código Nacional de Alarme de Incêndio e Sinalização: Consulte-nos.