curso produtos perigosos
Curso Produtos Perigosos
O objetivo do Curso Aprimoramento Sobre Interpretação e Aplicação da Legislação de Produtos Perigosos é o de prover informações atualizadas e detalhadas referentes a Legislação Brasileira e Internacional no Transporte de Produtos Perigosos mediante entendimentos de prescrições da Associação Brasileira da Industria Química – ABIQUIM e determinações legais 5.232/16 da Agencia Reguladora ANTT- Agencia Nacional de Transportes Terrestres e pelo DNIT-  Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
O que são Produtos Perigosos?
Produtos perigosos são substâncias de origem química, biológica ou radiológica que apresentam um risco potencial à vida, à saúde e ao meio ambiente, em caso de vazamento.
O grande avanço tecnológico, cada vez mais rápido, tem aumentado a quantidade e a variedade de produtos químicos em uso o que, por sua vez, aumenta a possibilidade e gravidade dos acidentes. Os acidentes podem acontecer durante movimentação e armazenagem das matérias primas componentes, fabricação e processamento, embalagem, transporte, estocagens intermediárias, re-envases, processamento e manufatura e descarte.
Obs: Este Curso de extensão em Aprimoramento Sobre Interpretação e Aplicação da Legislação de Produtos Perigosos capacita os treinandos no atendimento integral em aplicação de Legislação Oficial Vigente, entretanto, não substitui a necessária capacitação e habilitação no Transporte denominado MOPP- Movimentação de Produtos Perigosos atualmente identificado como TPP- Transporte de Produtos Perigosos.
O que é o GHS?
GHS é o acrônimo para The Globally Harmonized System of Classification and Labelling of Chemicals – Sistema Harmonizado Globalmente para a Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos. Trata-se de uma abordagem lógica e abrangente para:
– Definição dos perigos dos produtos químicos;
– Criação de processos de classificação que usem os dados disponíveis sobre os produtos químicos que são comparados a critérios de perigo já definidos, e
– A comunicação da informação de perigo em rótulos e FISPQ (Fichas de Informação de Segurança para Produtos Químicos).
Muitos países, órgãos e agências reguladoras já têm sistemas implantados para cumprir todos ou alguns dos objetivos estabelecidos pelo GHS. Esses sistemas, no entanto, nem sempre são compatíveis, o que obriga as empresas a manter vários esquemas para atender as exigências de diferentes agências reguladoras nos EUA (CPSC, DOT, EPA, OSHA, etc) e dos países para os quais exportam.
 
			 
				 
				 
				 
							 
 
										
 
										
 
										
 
										
 
										