ESTOQUE COM VÁRIAS CAIXAS CONFERIDAS PELA LOGÍSTICA - Curso NBRISO28001 Cadeia Logística ESTOQUE COM VÁRIAS CAIXAS CONFERIDAS PELA LOGÍSTICA - Curso NBRISO28001 Cadeia Logística
F: FPK

Curso NBRISO28001 Cadeia Logística

ESTOQUE COM VÁRIAS CAIXAS CONFERIDAS PELA LOGÍSTICA

Nome Técnico: CURSO APRIMORAMENTO NBR ISO 28001 – SISTEMAS DE GESTÃO DE SEGURANÇA PARA A CADEIA LOGÍSTICA – MELHORES PRÁTICAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE SEGURANÇA NA CADEIA LOGÍSTICA, AVALIAÇÕES E PLANOS – REQUISITOS E ORIENTAÇÃO

Treinamento Profissionalizante Noções Básicas – Referência: 226693

Ministramos Cursos e Treinamentos; Realizamos Traduções e Versões em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Mandarim, Alemão, Russo, Sueco, Holandês, Hindi, Japonês e outros consultar

Qual Objetivo do Curso de NBRISO28001 Cadeia Logística?

O Curso NBRISO28001 Cadeia Logística tem como objetivo capacitar os participantes na implementação e gestão de um Sistema de Gestão de Segurança para a Cadeia Logística, conforme os requisitos da NBR ISO 28001. O foco é proporcionar uma compreensão detalhada das melhores práticas de segurança, avaliação de riscos e desenvolvimento de planos de ação eficazes para garantir a segurança em todas as fases da cadeia logística, desde o transporte até o armazenamento de mercadorias. Além disso, o curso visa formar profissionais capazes de identificar, avaliar e mitigar riscos, além de garantir o cumprimento das exigências normativas e legais aplicáveis ao setor logístico.

Conferente realiza verificação de estoque em centro logístico - Curso NBRISO28001 Cadeia Logística
Conferente realiza verificação de estoque em centro logístico

O Que é a Cadeia Logística?

A cadeia logística é o conjunto de processos, atividades, pessoas e recursos integrados. Ela envolve o fluxo de materiais, informações e serviços. Esse fluxo vai desde os fornecedores de matéria-prima até o consumidor final. A cadeia abrange todas as etapas: planejamento, produção, transporte, armazenagem e entrega. Tudo precisa ocorrer de forma eficiente, segura e dentro do prazo.
Na prática, a cadeia conecta fornecedores, fabricantes, operadores logísticos e clientes. Ela funciona com estratégias coordenadas de suprimento, produção e distribuição. Quando bem estruturada, reduz custos e aumenta a competitividade. Também melhora a previsibilidade e a rastreabilidade. Em um cenário globalizado, deixou de ser apenas operacional. Hoje, é uma ferramenta estratégica para garantir sustentabilidade e continuidade dos negócios.

Quais são os Componentes da Cadeia logística?

Os componentes da cadeia logística abrangem todas as etapas envolvidas no fluxo de materiais, informações e serviços, desde a origem até o consumidor final. O primeiro componente é o suprimento, que trata da aquisição de matérias-primas e insumos necessários à produção. Envolve a seleção de fornecedores, negociação de prazos e preços, bem como a garantia da qualidade e da disponibilidade dos insumos no tempo certo. A seguir, vem a produção, responsável pela transformação dos insumos em produtos acabados. Esse processo exige planejamento eficiente, controle de qualidade, gestão da capacidade produtiva e otimização dos recursos.
Outro componente essencial é a armazenagem, que compreende o recebimento, estocagem e manuseio adequado de materiais e produtos, assegurando sua integridade até o momento da distribuição. A distribuição, por sua vez, trata da entrega dos produtos aos clientes, utilizando sistemas de transporte, roteirização, centros de distribuição e estratégias de atendimento. A logística reversa também é um elemento importante, permitindo o retorno de produtos, o descarte ambientalmente correto ou o reaproveitamento de materiais. Além disso, a tecnologia da informação integra os processos por meio de sistemas como ERP, WMS e TMS, viabilizando a rastreabilidade e o controle em tempo real. Por fim, a cadeia logística inclui a gestão da demanda, atendimento ao cliente e a identificação de riscos, assegurando que os produtos certos cheguem aos destinos certos, no prazo estabelecido, com qualidade e conformidade regulatória.

O Que diz a NBRISO28001?

A NBR ISO 28001, primeiramente, estabelece diretrizes e requisitos específicos para a implementação de um sistema de gestão da segurança na cadeia logística. O principal objetivo da norma é, portanto, proteger os processos logísticos contra ameaças intencionais. Entre elas, destacam-se o terrorismo, a sabotagem, o roubo, o contrabando e outras ações ilícitas. Essas ameaças, por sua vez, podem comprometer produtos, informações e a infraestrutura da cadeia. Diante disso, a norma orienta as empresas a identificar vulnerabilidades, analisar riscos e implementar controles de segurança. Além disso, exige o monitoramento contínuo dos processos logísticos.
Adicionalmente, a NBR ISO 28001 incentiva a integração com outros sistemas de gestão, como a ISO 9001 e a ISO 14001. Essa compatibilidade permite, consequentemente, uma abordagem estratégica e sistêmica da segurança. A norma ainda reforça a importância do engajamento da alta direção, da capacitação das equipes e do controle rigoroso de fornecedores. Do mesmo modo, prevê conformidade com programas internacionais, como o OEA (Operador Econômico Autorizado). Por fim, ao adotar essa norma, a organização fortalece sua credibilidade no mercado internacional e assegura conformidade com exigências aduaneiras e regulatórias.

CONFERENTE VERIFICANDO A CADEIA LOGÍSTICA DE UM ESTOQUE - Curso NBRISO28001 Cadeia Logística
CONFERENTE VERIFICANDO A CADEIA LOGÍSTICA DE UM ESTOQUE

Qual a Importância do Curso NBRISO28001 Cadeia Logística?

O curso sobre a NBR ISO 28001 Sistemas de Gestão de Segurança para a Cadeia Logística é, portanto, essencial para empresas que atuam em um cenário globalizado. Atualmente, esse ambiente está cada vez mais exposto a riscos intencionais, como roubo, terrorismo, pirataria, sabotagem, contrabando e fraudes regulatórias. Diante disso, o curso prepara profissionais para compreender, aplicar e auditar um sistema de gestão focado na segurança logística. Além disso, a abordagem contempla tanto ações preventivas quanto corretivas em todos os elos da cadeia, desde o fornecedor até o cliente final.
Além disso, a formação fortalece a capacidade da empresa de cumprir requisitos internacionais de compliance. Portanto, também facilita a adesão a programas como o OEA (Operador Econômico Autorizado) e melhora a credibilidade com parceiros e autoridades. Ao qualificar profissionais para identificar riscos, definir controles eficazes e planejar respostas a incidentes, o curso promove resiliência, continuidade e competitividade na cadeia logística.

Clique no Link: Critérios para Emissão de Certificados conforme as Normas

Veja Também:
Laudo Sistemas de Gestão de Energia
Curso Resgatista Operacional Inglês
Curso Transporte Rodoviário Carga NBR 15518

Treinamento Livre Profissionalizante Noções Básicas (Não substitui Formação Acadêmica ou Ensino Técnico)

Carga Horária: 40 Horas

Certificado de conclusão

Pré-Requisito: Alfabetização


Curso NBRISO28001 Cadeia Logística

CURSO APRIMORAMENTO NBR ISO 28001 – SISTEMAS DE GESTÃO DE SEGURANÇA PARA A CADEIA LOGÍSTICA – MELHORES PRÁTICAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE SEGURANÇA NA CADEIA LOGÍSTICA, AVALIAÇÕES E PLANOS – REQUISITOS E ORIENTAÇÃO
Carga Horária Total: 40 Horas

Módulo 1: Introdução à NBR ISO 28001 (4 horas)
Definição e importância da NBR ISO 28001
Objetivos do Sistema de Gestão de Segurança na Cadeia Logística
Histórico e evolução da norma ISO 28001
Estrutura da NBR ISO 28001: requisitos e orientações gerais
Benefícios da implementação de um Sistema de Gestão de Segurança para a Cadeia Logística

Módulo 2: Requisitos do Sistema de Gestão de Segurança (6 horas)
Contexto da organização e análise de partes interessadas
Determinação do escopo do sistema de gestão de segurança
Política de segurança e compromissos organizacionais
Planejamento de ações de segurança: avaliação de riscos e identificação de oportunidades
Definição de responsabilidades e autoridades na cadeia logística

Módulo 3: Avaliação de Riscos e Planejamento de Ações (8 horas)
Técnicas de identificação de riscos na cadeia logística
Avaliação qualitativa e quantitativa de riscos
Estabelecimento de critérios para avaliação e tratamento de riscos
Desenvolvimento de planos de ação para mitigação de riscos
Implementação de controles e processos preventivos

Módulo 4: Implementação de Melhores Práticas de Segurança (6 horas)
Práticas de segurança no transporte e armazenagem de mercadorias
Boas práticas no manuseio de cargas e na gestão de frota
Segurança em pontos críticos da cadeia logística (portos, terminais, armazéns)
Processos de comunicação e conscientização de segurança entre todos os envolvidos na cadeia
Exemplos de implementação bem-sucedida de segurança na cadeia logística

Módulo 5: Monitoramento e Avaliação do Sistema de Gestão de Segurança (6 horas)
Monitoramento contínuo do desempenho de segurança na cadeia logística
Indicadores de desempenho de segurança
Auditorias internas e externas do sistema de gestão
Avaliação da eficácia dos planos de segurança e das ações corretivas
Melhoria contínua no sistema de gestão de segurança

Módulo 6: Cumprimento de Requisitos Legais e Normativos (6 horas)
Legislação relacionada à segurança na cadeia logística
Requisitos de conformidade com normas internacionais e nacionais
Responsabilidades legais e contratuais dos envolvidos na cadeia logística
Relacionamento com órgãos reguladores e entidades certificadoras
Casos de não conformidade e suas implicações legais

Módulo 7: Desenvolvimento e Gestão de Planos de Segurança na Cadeia Logística (4 horas)
Estruturação de planos de emergência e contingência
Protocolos para resposta a incidentes e acidentes
Planos de comunicação em situações de emergência
Gestão de crises na cadeia logística
Análise de casos reais e simulação de respostas a incidentes

Exercícios Práticos:
Registro das Evidências;
Avaliação Teórica e Prática;
Certificado de Participação.

NOTA:
Ressaltamos que o Conteúdo Programático Normativo Geral do Curso ou Treinamento poderá ser alterado, atualizado, acrescentando ou excluindo itens conforme necessário pela nossa Equipe Multidisciplinar.
É facultado à nossa Equipe Multidisciplinar atualizar, adequar, alterar e/ou excluir itens, bem como a inserção ou exclusão de Normas, Leis, Decretos ou parâmetros técnicos que julgarem aplicáveis, estando relacionados ou não, ficando a Contratante responsável por efetuar os devidos atendimentos no que dispõem as Legislações pertinentes.

Curso NBRISO28001 Cadeia Logística

Curso NBRISO28001 Cadeia Logística

Participantes sem experiência:
Carga horária mínima = 80 horas/aula

Participantes com experiência:
Carga horária mínima = 40horas/aula

Atualização (Reciclagem):
Carga horária mínima = 20 horas/aula

Atualização (Reciclagem): O empregador deve realizar treinamento periódico Anualmente e sempre que ocorrer quaisquer das seguintes situações:
a) mudança nos procedimentos, condições ou operações de trabalho;
b) evento que indique a necessidade de novo treinamento;
c) retorno de afastamento ao trabalho por período superior a noventa dias;
d) mudança de empresa;
e) Troca de máquina ou equipamento.

Curso NBRISO28001 Cadeia Logística

Referências Normativas (Fontes) aos dispositivos aplicáveis, suas atualizações e substituições até a presente data:
ABNT NBR ISO 29992 – Avaliação dos Resultados dos Serviços de Aprendizagem – Orientação;
ABNT NBR ISO 29993 – Serviço de Aprendizagem fora da Educação Formal – Requisitos de Serviço;
ABNT NBR ISO 29994 – Serviço de Educação e Aprendizagem – Requisitos para Ensinos à Distância;
ABNT NBR ISO/CIE 8995 – Iluminação de ambientes de trabalho;
ISO 10015 – Gestão da qualidade – Diretrizes para gestão da competência e desenvolvimento de pessoas;
ISO 45001 – Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso;
ISO 56002 – Innovation management – Innovation management system;
Target Normas;
Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT;
Nota: Este Serviço atende exclusivamente as exigências da MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) quando se tratar de atendimento a outros Órgãos, informe no ato da solicitação.

Esclarecimento: O propósito do nosso Curso é aprimorar os conhecimentos do aluno passo a passo de como elaborar o Relatório Técnico; O que habilita o aluno a assinar como Responsável Técnico, são, antes de mais nada, as atribuições que o mesmo possui perante ao seu Conselho de Classe CREA.

O nosso projeto pedagógico segue as diretrizes impostas pela Norma Regulamentadora nº1.

Após a efetivação do pagamento, Pedido de Compra, Contrato assinado entre as partes, ou outra forma de confirmação de fechamento, o material didático será liberado em até 72 horas úteis (até 9 dias), devido à adaptação do conteúdo programático e adequação às Normas Técnicas aplicáveis ao cenário expresso pela Contratante; bem como outras adequações ao material didático, realizadas pela nossa Equipe Multidisciplinar para idioma técnico conforme a nacionalidade do aluno e Manuais de Instrução Técnica Operacional e de Manutenção especifícos das atividades que serão exercidas.

Curso NBRISO28001 Cadeia Logística:

Saiba Mais: Curso NBRISO28001 Cadeia Logística:

4.1 Declaração de aplicação
A organização na cadeia logística deve descrever a parte da cadeia logística internacional que essa organização declara, por meio de uma Declaração de Aplicação, estar em conformidade com esta Norma. A Declaração de Aplicação deve incluir, no mínimo, as seguintes informações:
a) detalhes da organização;
b) escopo do serviço;
c) nomes e contatos de todos os parceiros comerciais envolvidos no escopo do serviço definido;
d) data que a avaliação de segurança foi completada e período de validade da avaliação de segurança; e
e) assinatura de uma pessoa autorizada a responder pela organização.
As organizações na cadeia logística podem ampliar a Declaração de Aplicação para incluir outras partes da cadeia logística, por exemplo, incluindo a destinação final. 4.2 Parceiros comerciais
Se na parte da cadeia logística descrita na Declaração de Aplicação houver atuação de parceiros comerciais, a organização deve, conforme 4.3 e 4.4, solicitar que tais parceiros providenciem uma declaração de segurança. A organização deve levar em consideração essa declaração de segurança em sua avaliação de segurança e pode determinar contramedidas específicas a serem adotadas.
5.1 Geral
Requer-se das organizações nas cadeias logísticas internacionais que tenham adotado esta Norma o gerenciamento da segurança ao longo de sua parte da cadeia logística e a existência de um sistema de gestão em operação apoiando esse objetivo. Esta Norma requer práticas de segurança e/ou processos a serem estabelecidos e implementados, a fim de reduzir o risco de atividades que poderiam provocar um incidente de segurança na cadeia logística internacional.
As organizações na cadeia logística que buscam conformidade com esta Norma devem ter um plano de segurança, baseado no resultado de uma avaliação de segurança, que documente medidas e procedimentos de segurança existentes e incorpore contramedidas aplicáveis à parte da cadeia logística internacional que eles tenham incluído em sua Declaração de Aplicação.
5.2 Identificação do escopo da avaliação de segurança
O escopo da avaliação de segurança deve incluir todas as atividades desempenhadas pela organização conforme descrito em sua Declaração de Aplicação (ver 4.1). A avaliação deve ser realizada periodicamente e o plano de segurança deve ser revisado, conforme apropriado. Os resultados das avaliações devem ser documentados e arquivados.
A avaliação de segurança também deve abranger sistemas de informação, documentos e redes relacionados ao manuseio e movimentação das mercadorias, enquanto sob custódia da organização. Medidas de segurança existentes, sujeitas a 4.3 e 4.4, devem ser avaliadas em todos os locais e por todos os parceiros comerciais, onde existirem potenciais vulnerabilidades à segurança.
5.6.2 Melhoria contínua
A organização deve avaliar oportunidades para o aperfeiçoamento de suas ações de segurança, como meio de aprimorar a segurança de sua parte da cadeia logística.

Fonte: NBR ISO 28001

01 – URL FOTO: Licensor’s author: aleksandarlittlewolf – Freepik.com
02 – URL FOTO: Licensor’s author: senivpetro – Freepik.com
03 – URL FOTO: Licensor’s author: Freepik