Nome Técnico: CURSO APRIMORAMENTO LO.TO.TO – LOCKOUT & TAGOUT & TEST OUT
Referência: 94707
Ministramos Cursos e Treinamentos; Realizamos Traduções e Versões em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Mandarim, Alemão, Russo, Sueco, Holandês, Hindi, Japonês e outros consultar.
Curso LO.TO.TO
O Curso LO.TO.TO desenvolve a competência técnica e comportamental dos profissionais para que identifiquem, isolem, bloqueiem, etiquetem e validem a ausência de energia em equipamentos e sistemas, garantindo operações seguras durante manutenções, inspeções e intervenções técnicas. Alinhado aos princípios da NR 10, o curso foca na prevenção de acidentes, na tomada de decisão consciente e na execução precisa de procedimentos operacionais, com ênfase em práticas que assegurem o estado real de energia zero.

O que caracteriza um sistema eficaz de Lockout & Tagout (LOTO)?
Um sistema eficaz de LOTO é aquele que não apenas bloqueia a fonte de energia, mas integra dispositivos físicos, procedimentos padronizados e validação comportamental do operador. A eficácia se mede pela previsibilidade operacional, bem como, rastreabilidade documental e resposta zero a energizações inesperadas. Sem esses elementos, o sistema falha silenciosamente.
Tipos de LOTOTO
Existem diferentes tipos de Lockout/Tagout (LOTOTO) dependendo do tipo de energia envolvida, como:
Elétrico: Utilizado para equipamentos que envolvem energia elétrica, garantindo que a máquina ou sistema seja desligado e isolado.
Mecânico: Aplicado a máquinas e equipamentos mecânicos, onde a energia armazenada (como molas ou pesos) precisa ser isolada.
Hidráulico e Pneumático: Usado para sistemas que operam com pressão de líquidos ou gases, garantindo que a pressão seja liberada e não represente risco.
Térmico: Utilizado em sistemas que envolvem calor ou processos térmicos, garantindo que o sistema esteja fora de operação antes de iniciar a manutenção.
O curso prepara os profissionais para todas essas situações, fornecendo as ferramentas para garantir a segurança em qualquer tipo de operação de manutenção.

Curso LO.TO.TO: Qual a importância de realizar este curso?
A importância de realizar este curso é fundamental para a segurança dos trabalhadores. Sendo assim, o Lockout/Tagout é uma prática essencial para evitar o acionamento acidental de máquinas durante a manutenção, o que poderia causar ferimentos graves ou até mortes. Além disso, o treinamento adequado promove a conformidade com regulamentações de segurança, reduzindo o risco de incidentes e melhorando o ambiente de trabalho.
O que é LO.TO.TO?
LOTOTO é a sigla para Lockout, Tagout e Test Out, um conjunto de práticas e procedimentos que envolvem três etapas principais:
Lockout: O profissional bloqueia a fonte de energia com dispositivos específicos para impedir qualquer acionamento durante o trabalho.
Tagout : Colocação de etiquetas de aviso nos dispositivos de bloqueio, alertando sobre os riscos e informando que o equipamento está em manutenção.
Test Out: O profissional verifica a fonte de energia para garantir que realizou o isolamento corretamente e elimina qualquer risco de acionamento acidental durante a execução do trabalho.
Quando o procedimento LO.TO.TO deve ser obrigatoriamente executado?
Sempre que houver intervenção técnica, manutenção, inspeção ou ajuste em qualquer equipamento com potencial de energização. Independentemente de tensão, pressão ou tipo de energia, o princípio da precaução exige a execução de Lockout, Tagout e Test Out. A negligência nesse momento é a raiz de muitos acidentes classificados como “falhas humanas”, quando, na verdade, são falhas de sistema.

Onde se aplicam os procedimentos de LO.TO.TO nas operações industriais?
Profissionais executam o LO.TO.TO sempre que identificam risco de energização perigosa. Assim, eles bloqueiam painéis elétricos, isolam linhas pneumáticas, travam válvulas hidráulicas, caldeiras, esteiras e elevadores industriais. O tipo de ambiente não determina a aplicação, o risco sim. Da manutenção predial à indústria naval, eles tratam o LO.TO.TO como escudo técnico: quem aplica, permanece vivo.
Para que serve o Curso LO.TO.TO?
O curso serve para treinar os trabalhadores e profissionais de segurança sobre como isolar, bloquear e rotular fontes de energia elétrica, mecânica, hidráulica, entre outras, em equipamentos e sistemas. Assim, o objetivo é prevenir acidentes e garantir que os equipamentos estejam devidamente desenergizados antes de qualquer intervenção, evitando riscos de choques elétricos, lesões ou até fatalidades. Além disso, ele visa assegurar que todos os responsáveis tratem corretamente todas as fontes de energia para evitar qualquer tipo de acidente no ambiente de trabalho. Portanto, a adesão a esses procedimentos é fundamental para a segurança de todos os envolvidos.
Conheça também nossa consultoria lototo
Clique no Link: Critérios para Emissão de Certificados conforme as Normas
Treinamento Livre Profissionalizante Noções Básicas (Não substitui Formação Acadêmica ou Ensino Técnico)Certificado de conclusão
Curso LO.TO.TO
CURSO APRIMORAMENTO LO.TO.TO – LOCKOUT & TAGOUT & TEST OUT
Carga Horária: 24 Horas
Módulo 1 – Fundamentos Técnicos e Normativos do LO.TO.TO (3 HORAS)
Evolução histórica e conceitos
Tipos de energias perigosas
Revisão técnica das normas aplicáveis
Casos reais e implicações legais
Módulo 2 – Avaliação de Riscos e Planejamento Estratégico (5 HORAS)
Identificação de fontes e pontos de isolamento
Técnicas de análise de risco (APR, FMEA)
Interface com PGR, PT e DDS
Falhas humanas e risco oculto
Módulo 3 – Dispositivos e Procedimentos de Lockout & Tagout (6 HORAS)
Tipos de dispositivos (cadeados, travas, bloqueios)
Etiquetas e codificação
Elaboração de POP e controle de documentos
Aplicação em cenários reais: máquinas, painéis, válvulas
Módulo 4 – TEST OUT: Validação da Efetividade (5 HORAS)
Conceito técnico e requisitos
Equipamentos de teste (multímetro, manômetro, etc.)
Procedimentos e sequências de verificação
Falhas comuns e medidas corretivas
Módulo 5 – Simulação Prática, Auditoria e Integração (5 HORAS)
Implantação do ciclo completo LO.TO.TO
Execução prática individual e em equipe
Auditoria interna e avaliação do sistema
Indicadores, cultura segura e plano de ação
Finalização e Certificação:
Exercícios Práticos (quando contratado);
Registro das Evidências;
Avaliação Teórica;
Avaliação Prática (Quando contratada);
Certificado de Participação.
NOTA:
Ressaltamos que o Conteúdo Programático Normativo Geral do Curso ou Treinamento poderá ser alterado, atualizado, acrescentando ou excluindo itens conforme necessário pela nossa Equipe Multidisciplinar. É facultado à nossa Equipe Multidisciplinar atualizar, adequar, alterar e/ou excluir itens, bem como a inserção ou exclusão de Normas, Leis, Decretos ou parâmetros técnicos que julgarem aplicáveis, estando relacionados ou não, ficando a Contratante responsável por efetuar os devidos atendimentos no que dispõem as Legislações pertinentes.
Curso LO.TO.TO
Curso LO.TO.TO
Participantes sem experiência:
Carga horária mínima = 48 horas/aula
Participantes com experiência:
Carga horária mínima = 24 horas/aula
Atualização (Reciclagem):
Carga horária mínima = 12 horas/aula
Atualização (Reciclagem): O empregador deve realizar treinamento periódico Anualmente e sempre que ocorrer quaisquer das seguintes situações:
a) mudança nos procedimentos, condições ou operações de trabalho;
b) evento que indique a necessidade de novo treinamento;
c) retorno de afastamento ao trabalho por período superior a noventa dias;
d) mudança de empresa;
e) Troca de máquina ou equipamento.
NR 18.14.2.1 Os operadores devem ter ensino fundamental completo e devem receber qualificação e treinamento específico no equipamento, com carga horária mínima de dezesseis horas e atualização anual com carga horária mínima de quatro horas.
Curso LO.TO.TO
Curso LO.TO.TO
Referências Normativas quando for o caso aos dispositivos aplicáveis e suas atualizações:
NR 01 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais;
NR 06 – Equipamento de Proteção Individual (EPI);
NR 10 – Segurança nas Instalações e Serviços em Eletricidade;
NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos;
OSHA 3120 – Control of Hazards Energy – Lockout & Tagout.
ABNT NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão;
ABNT NBR 13759 – Segurança de máquinas – Equipamentos de parada de emergência – Aspectos funcionais – Princípios para projeto;
ABNT NBR 14153 – Segurança de Máquinas – Dispositivos de parada de emergência – Princípios para projeto;
ABNT NBR 16746 – Segurança de máquinas – Manual de Instruções – Princípios gerais de elaboração;
ABNT NBR ISO 12100 – Segurança de máquinas – Princípios gerais de projeto – Avaliação de risco e redução de risco;
ABNT NBR ISO 13849-1 – Segurança de máquinas – Partes de sistemas de comando relacionadas à segurança – Parte 1: Princípios gerais para projeto;
ABNT NBR ISO 14121-2 – Segurança de máquinas – Apreciação de riscos;
ABNT NBR ISO/CIE 8995 – Iluminação de ambientes de trabalho;
Protocolo – Guidelines American Heart Association;
ISO 10015 – Gestão da qualidade – Diretrizes para gestão da competência e desenvolvimento de pessoas;
ISO 45001 – Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso.
Nota: Este Serviço atende exclusivamente as exigências da MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) quando se tratar de atendimento a outros Órgãos, informe no ato da solicitação.
Curso LO.TO.TO
Curso LO.TO.TO
Lockout (bloqueio): procedimento técnico que isola fisicamente uma fonte de energia perigosa por meio de dispositivos como cadeados, travas ou bloqueios mecânicos, impedindo que o equipamento seja energizado.
Tagout (etiquetagem): ato complementar de identificação visual da condição de bloqueio, com informações sobre quem realizou o procedimento, data, tipo de energia envolvida e proibição de reativação.
Test Out: etapa essencial que consiste em verificar tecnicamente se o isolamento foi eficaz e se não há energia residual antes da intervenção. É o ponto final de validação antes do “mãos à obra”.
POR QUE USAR O SISTEMA LO.TO.TO?
Porque confiar em desenergização sem bloqueio e teste é suicídio técnico. O LO.TO.TO reduz drasticamente o risco de acidentes fatais, amputações, choques, explosões ou esmagamentos causados por energização inesperada.
Além disso, usar LO.TO.TO:
Garante conformidade legal com normas como a OSHA 1910.147, NR 10 e NR 12
Evita acidentes causados por acionamentos involuntários, descargas residuais ou falhas humanas
Protege operadores, técnicos, eletricistas e todos os envolvidos direta ou indiretamente no processo de manutenção ou inspeção
QUAL A IMPORTÂNCIA DO TEST OUT?
Test Out é o elo mais ignorado e mais letal do ciclo. Muita gente bloqueia e etiqueta, mas não valida tecnicamente se a energia foi de fato eliminada. Resultado? Tragédia pronta.
Testar:
Confirma se o sistema está 100% seguro
Detecta energias residuais ocultas, como capacitores, pressões acumuladas, torque residual, forças gravitacionais
Impede a falsa sensação de segurança, que é o maior inimigo de qualquer procedimento de controle de energia
Esclarecimento: O propósito do nosso Curso é aprimorar os conhecimentos do aluno passo a passo de como elaborar o Relatório Técnico; O que habilita o aluno a assinar como Responsável Técnico, são, antes de mais nada, as atribuições que o mesmo possui perante ao seu Conselho de Classe CREA.
O nosso projeto pedagógico segue as diretrizes impostas pela Norma Regulamentadora nº1.
Após a efetivação do pagamento, Pedido de Compra, Contrato assinado entre as partes, ou outra forma de confirmação de fechamento, o material didático será liberado em até 72 horas úteis (até 9 dias), devido à adaptação do conteúdo programático e adequação às Normas Técnicas aplicáveis ao cenário expresso pela Contratante; bem como outras adequações ao material didático, realizadas pela nossa Equipe Multidisciplinar para idioma técnico conforme a nacionalidade do aluno e Manuais de Instrução Técnica Operacional e de Manutenção específicos das atividades que serão exercidas.
Atenção: O Curso ensina a Aplicar os conceitos normativos da norma, o que habilita a assinar Projetos, Laudos, Perícias etc. são as atribuições que o (a) Profissional Legalmente Habilitado possui junto aos seu Conselho de Classe a exemplo o CREA.
Este curso tem por objetivo o estudo de situações onde será necessário a aplicação de: Conceitos e Cálculos conforme Normas pertinentes e não substitui a análise e responsabilidade por parte de cada profissional credenciado junto ao CREA ou outros Conselhos de Classes nas mais variadas situações, onde se torna impreterivelmente necessário respeitar as condições de conservação dos equipamentos, aferição periódica dos instrumentos, tal como o respeito de capacidade primária pré-determinada pelos fabricantes de EPI’s, entre outros embasados nas Normas correspondentes.
Curso LO.TO.TO
Saiba Mais: Curso LO.TO.TO
10.1 – OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO
10.1.1 Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
10.1.2 Esta NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.
10.2 – MEDIDAS DE CONTROLE
10.2.1 Em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho.
10.2.2 As medidas de controle adotadas devem integrar-se às demais iniciativas da empresa, no âmbito da preservação da segurança, da saúde e do meio ambiente do trabalho.
10.2.3 As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção.
10.2.4 Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo, além do disposto no subitem 10.2.3, no mínimo:
a) conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e relacionadas a esta NR e descrição das medidas de controle existentes;
b) documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos;
c) especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, aplicáveis conforme determina esta NR;
d) documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados;
e) resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva;
f) certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas;
g) relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações, cronogramas de adequações, contemplando as alíneas de “a” a “f”.
10.2.5 As empresas que operam em instalações ou equipamentos integrantes do sistema elétrico de potência devem constituir prontuário com o conteúdo do item 10.2.4 e acrescentar ao prontuário os documentos a seguir listados:
a) descrição dos procedimentos para emergências;
b) certificações dos equipamentos de proteção coletiva e individual;
10.2.5.1 As empresas que realizam trabalhos em proximidade do Sistema Elétrico de Potência devem constituir prontuário contemplando as alíneas “a”, “c”, “d” e “e”, do item 10.2.4 e alíneas “a” e “b” do item 10.2.5.
10.2.6 O Prontuário de Instalações Elétricas deve ser organizado e mantido atualizado pelo empregador ou pessoa formalmente designada pela empresa, devendo permanecer à disposição dos trabalhadores envolvidos nas instalações e serviços em eletricidade.
10.2.7 Os documentos técnicos previstos no Prontuário de Instalações Elétricas devem ser elaborados por profissional legalmente habilitado.
10.2.8 – MEDIDAS DE PROTEÇÃO COLETIVA
10.2.8.1 Em todos os serviços executados em instalações elétricas devem ser previstas e adotadas, prioritariamente, medidas de proteção coletiva aplicáveis, mediante procedimentos, às atividades a serem desenvolvidas, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.
10.2.8.2 As medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização elétrica conforme estabelece esta NR e, na sua impossibilidade, o emprego de tensão de
segurança.
10.2.8.2.1 Na impossibilidade de implementação do estabelecido no subitem 10.2.8.2., devem ser utilizadas outras medidas de proteção coletiva, tais como: isolação das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de seccionamento automático de alimentação, bloqueio do religamento automático.
10.2.8.3 O aterramento das instalações elétricas deve ser executado conforme regulamentação estabelecida pelos órgãos competentes e, na ausência desta, deve atender às Normas Internacionais vigentes. Nos trabalhos em instalações elétricas, quando as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente inviáveis ou insuficientes para controlar os riscos, devem ser adotados equipamentos de proteção individual específicos e adequados às atividades desenvolvidas, em atendimento ao disposto na NR 6.
10.2.9.2 As vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades, devendo contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas.
10.2.9.3 É vedado o uso de adornos pessoais nos trabalhos com instalações elétricas ou em suas proximidades.
F: NR 10
01 – URL FOTO: Licensor’s author: saelim – Freepik.com
02 – URL FOTO: Licensor’s author: Mohd Azrin – Freepik.com
03 – URL FOTO: Licensor’s author: saelim – Freepik.com
04 – URL FOTO: Licensor’s author: saelim – Freepik.com
Curso LO.TO.TO: Consulte-nos.