Nome Técnico: Plano de movimentação de carga (Plano de Rigging) – NR-12 – Código da Exigência eSocial: 1202
Referência: 46725
Ministramos Cursos e Treinamentos; Realizamos Traduções e Versões em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Mandarim, Alemão, Russo, Sueco, Holandês, Hindi, Japonês e outros consultar
1202 – Plano de Movimentação de Carga (Plano de Rigging) – NR-12
O 1202 – Plano de movimentação de carga (Plano de Rigging) – NR-12 tem como objetivo o planejamento de movimentação de cargas utilizando equipamentos de elevação visando garantir a saúde e segurança a todos os envolvidos no processo, evitando acidentes e perda de recursos.
O que é Plano de Rigging?
Planejamento detalhado e formalizado de uma movimentação de carga com equipamento de guindar.
Ele indica qual a melhor solução para fazer um determinado içamento da maneira mais segura e eficiente, e otimizando os recursos (equipamentos, acessórios, preparação de área, etc.).
O plano baseia-se de estudos da carga, dos guindastes e acessórios de amarração, ação do vento, interferências aéreas, layout da área de operação, entre outros, afim de evitar acidentes e perdas de tempo durante as operações de içamento.
1202 – Plano de Movimentação de Carga (Plano de Rigging) – NR 12
Escopo dos Serviços:
Inspeções e verificações quando pertinentes a ser avaliadas pela nossa Equipe multidisciplinar:
Verificação do Manual de Instrução Técnica Operacional do equipamento;
Estudo da área de içamento;
Arranjos físicos e instalações;
Sistema de Segurança;
Dispositivo de parada de emergência;
Transportadores de materiais;
Riscos adicionais;
Campo de aplicação;
Medidas de prevenção;
Avaliação preliminar da exposição;
Área de descarga;
Estudo da carga;
Equipamento de guindar e assessórios;
Amarração;
Ação do vento;
Possíveis Interferências;
Esforço exercido em solo;
Preparação da área;
Aptidão dos profissionais designados a tarefa;
Equipamentos de Proteção Individuais;
Equipamentos de Proteção Coletivos;
Sinalização;
Trajeto do içamento;
Altura;
Velocidade de movimentação;
Elaboração do plano de movimentação;
Avaliação qualitativa e quantitativa;
Trajeto de movimentação;
Sensores;
Sistema de alarme;
Disposições Finais:
Caderno, Registro fotográfico e Registros de Avaliação;
Registro das Evidências;
Identificação dos Profissionais (Engenheiros e Peritos);
Conclusão do PLH;
Proposta de melhorias corretivas;
Quando Aplicável: Certificado de Calibração;
Emissão da A.R.T. (Anotação de Responsabilidade Técnica) e/ou C.R.T. (Certificação de Responsabilidade Técnica).
É facultado à nossa Equipe Multidisciplinar a inserção de normas, leis, decretos ou parâmetros técnicos que julgarem aplicáveis, sendo relacionados ou não ao escopo de serviço negociado, ficando a Contratante responsável por efetuar os devidos atendimentos no que dispõem as legislações, conforme estabelecido nas mesmas.
1202 – Plano de Movimentação de Carga (Plano de Rigging) – NR 12



