Nome Técnico: Curso de Aprimoramento sobre a Aplicação da NFPA 1972 – Capacetes Para O Combate A Incêndio Estrutural
Referência: 49933
Ministramos Cursos e Treinamentos em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Alemão, Híndi, Mandarim, Cantonês, Japonês, entre outros.
NFPA 1972 – Capacetes Para O Combate A Incêndio Estrutural
O objetivo do Curso NFPA 1972 é instruir o participante quanto à especificação da Norma, que preconiza a padronização dos equipamentos e vestimentas de proteção individuais e coletivas para combate a incêndios florestais.
O que é NFPA?
National Fire Protection Association, organização norte-americana destinada à elaboração de normas técnicas, com base no voluntarismo e no setor privado, que desenvolve diretrizes relacionadas à proteção contra incêndios e à prevenção de incêndios.
O objetivo dos Cursos e Treinamentos que ministramos consistem em apresentações detalhadas baseadas em Normas Internacionais e Normas Locais Brasileiras aplicáveis ao Sistemas de Segurança no Combate a Incêndios em Instalação e Manutenção, Riscos de Choque Elétrico Direto, Arco Voltaico, Sistemas de Alarme e Sinalizações Padronizadas, entre outros tópicos.
As noções básicas NFPA National Fire Protection Association (Associação Nacional de Proteção) visam disponibilizar em português o que abordam essas Normas Americanas, passando uma outra visão em relação as Normas de Saúde e Segurança no Trabalho e Meio Ambiente, visando ampliar o conhecimento a nível internacional e aperfeiçoar as Técnicas de Proteção contra Incidentes nas Empresas Brasileiras, podendo assim receber profissionais do mundo inteiro com Padrão de Qualidade Internacional.
Certificado de conclusão
NFPA 1972 – Capacetes Para O Combate A Incêndio Estrutural
Tipo de capacete;
Abas;
Casco externo;
Casco Interno;
Material de fabricação;
Uso adequado do capacete;
Ganchos;
Banda elástica;
Sistema de catraca;
Acessórios de fixação;
Lanterna;
Resistência ao calor;
Isolamento dielétrico;
Proteção Térmica;
Resistência à chama;
Impermeabilidade;
Estabilidade dimensional;
Resistência a absorção de água;
Resistência à tração;
Calor radiante;
Procedimento adequado para colocação do EPI;
A importância do conhecimento da tarefa, para agilidade ao se preparar;
Exercícios práticos;
Percepção dos riscos e fatores que afetam as percepções das pessoas;
Fator medo;
Consequências da Habituação do risco;
Avaliação Teórica e Prática;
Certificado de Participação;
Importante:
Não se trata de Curso credenciado NFPA, pois refere-se as noções básicas e comparativas entre normas internacionais e as normas brasileiras.
O Curso aprimora os conhecimentos sobre os Capacetes Para O Combate A Incêndio Estrutural – NFPA 1972, o que habilita a assinar Projetos são as atribuições que o (a) Profissional Legalmente Habilitado possui junto aos seu Conselho de Classe a exemplo o CREA.
Este treinamento tem por objetivo o estudo de situações onde será necessário a aplicação de: Conceitos e Cálculos de Projetos Estrutural,
Este Treinamento não substitui a análise e responsabilidade por parte de cada profissional credenciado junto ao CREA , nas mais variadas situações do dia-a-dia , onde se torna impreterivelmente necessário respeitar as condições de conservação dos equipamentos, aferição periódica dos instrumentos, tal como o respeito de capacidade primária pré-determinada
pelos fabricantes de EPI’s, e Dispositivos e Projetos embasados na Norma correspondente.
Referências Normativas quando for o caso aos dispositivos aplicáveis e suas atualizações:
NR-06- EPI (Equipamento de Proteção Individual);
NR-17 – Ergonomia;
NR-23- Proteção Contra Incêndios;
NFPA 1972 – Helmets For Structural Fire Fighting;
ABNT NBR 14023 – Registro de atividades de bombeiros;
ABNT NBR 14276 – Brigada de incêndio – Requisitos;
ABNT NBR 14277 – Instalações e equipamentos para treinamento de combate a incêndio – Requisitos;
ABNT NBR 14608 – Bombeiro profissional civil;
ABNT NBR 13759 – Segurança de máquinas – Equipamentos de parada de emergência – Aspectos funcionais – Princípios para projeto;
ABNT NBR ISO/CIE 8995 – Iluminação de ambientes de trabalho;
Protocolo 2015 Guidelines American Heart Association;
Protocolo 2017 – Atualizações Específicas nas Diretrizes 2017 American Heart Association p/ Suporte Básico de Vida em Pediatria/Adultos e Qualidade de Ressuscitação Cardiopulmonar.
Portaria GM N.2048 – Política Nacional de Atenção as Urgências;
ISO 45001 – Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso.
Atenção:
EAD Ensino a Distância, Presencial e Semipresencial
Base Legal – Norma Técnica 54 Ministério do Trabalho
RESPONSABILIDADES – Como a capacitação em SST é obrigação trabalhista a ser fornecida pelo empregador a seus trabalhadores em razão dos riscos oriundos da atividade explorada, é de inteira responsabilidade do empregador garantir sua efetiva implementação, sujeitando-se às sanções administrativas cabíveis em caso de uma capacitação não efetiva ou ainda pela capacitação de má qualidade que não atenda aos requisitos da legislação. É indispensável observar que, ainda que se opte pela realização de capacitação em SST por meio de EaD ou semipresencial, é salutar que toda capacitação seja adaptada à realidade de cada estabelecimento. É que o trabalhador está sendo capacitado pelo empregador para atuar em determinado espaço, logo, uma capacitação genérica não irá atender às peculiaridades de toda e qualquer atividade econômica. Veja na íntegra Nota Técnica 54 do Ministério do Trabalho MT Clique Aqui



