Laudo Cortador de Frios Laudo Cortador de Frios
FONTE: FREEPIK AUT

Laudo Cortador de Frios

Laudo Cortador de Frios

Nome Técnico: Elaboração Laudo de Inspeção Técnica e Conformidade NR-12 Cortador de Frios

Referência: 52210

Ministramos em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Alemão, Mandarim, Cantonês, Japonês, entre outros.

Laudo Cortador de Frios
O objetivo do Laudo de Inspeção Técnica de Cortador de Frios é verificar a conformidade do equipamento com a Norma Regulamentadora Aplicável NR-12, bem como o bom funcionamento e conservação dos itens de segurança, com intuito de prevenir acidentes e futuros problemas técnicos operacionais, além de fornecer segurança ao operador do equipamento.

O que é Cortador de Frios?
Máquina muito comum no comércio revendedor de carnes pré-cozidas ou curadas fatiadas, como supermercados e padarias. Possui lâmina giratória com alta resistência ao desgaste, capaz de fatiar a peça de forma simples e rápida, mas que exige do operador a atenção às medidas de segurança para prevenção de acidentes.


Levantamento de Diagnóstico
Análise Qualitativa e Quantitativa
Registro de Evidências
Conclusão e Proposta de Melhorias
Emissão de A.R.T. e/ou C.R.T.


Laudo Cortador de Frios

Tipos de Máquinas e Equipamentos avaliadas;
Equipamento manual ou automático;
Marca, Modelo, potência;
Verificação do Manual de Instrução Técnica Operacional e de Manutenção;
Adequação às recomendações do fabricante;
Documentação referente ao equipamento;
Histórico de laudos de conformidade;
Validade das vistorias, laudos, prontuários;
Procedimentos Ocupacionais submetidos;
Aptidão dos profissionais operadores;
Checagem dos itens de segurança;
Lâmina;
Protetor da Lâmina;
Cobertura;
Propriedades;
Afastamento do disco central;
Proteção contra ferimentos por corte;
Motor e Sistema elétrico;
Dispositivo de Desarme;
Chave Liga/Desliga;
Voltagem;
Funcionamento do motor;
Verificação de desgaste;
Desgaste na estrutura do equipamento;
Proteção fixa;
Espessura do corte;
Base;
Empurrador;
Sensores do afiador;
Mesa reguladora;
Quadro de acionamento;
Eixo Guia;
Carro porta frios;
Avaliação qualitativa e quantitativa;
Registro fotográfico;
Registro de Evidências;
Conclusão do PLH;
Proposta de melhorias corretivas;
Emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica);
Nota: Este Laudo atende exclusivamente as exigências do Ministério do Trabalho (MTE).

Referências Normativas quando for o caso aos dispositivos aplicáveis e suas atualizações:
NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos;
ABNT NBR NM IEC 60335-2-8 – Segurança de aparelhos eletrodomésticos e similares;
NM-IEC 60335-2-08 – Segurança de aparelhos eletrodomésticos e similares. Parte 2: Requisitos particulares para barbeadores elétricos, cortadores de cabelo e aparelhos similares;
ABNT NBR 14232 – Alumínio e suas ligas — Tratamento de superfície — Anodização para bens de consumo;
ISO 45001 – Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso.

Referências Normativas (Fontes) aos dispositivos aplicáveis, suas atualizações e substituições até a presente data:
NR 07 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO;
NR 09 – Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos;
ABNT NBR 5426 – Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos;
ABNT NBR 10719 – Informação e documentação – Relatório técnico e/ou científico – Apresentação;
ABNT NBR 16746 – Segurança de máquinas – Manual de Instruções – Princípios gerais de elaboração;
NBR ISO 13850 – Segurança de Máquinas – Função de parada de emergência – Princípios para projeto;
ABNT ISO/TR 14121-2 – Segurança de máquinas – Apreciação de riscos;
ABNT NBR 14277 – Instalações e equipamentos para treinamento de combate a incêndio – Requisitos;
NBRISO/IEC27557 – Segurança da Informação, segurança cibernética e proteção da privacidade;
ABNT NBR ISO 31000 – Gestão de riscos de privacidade organizacional;
ISO 45001 – Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso;
Target Normas;
Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT;
Outras Normas Técnicas Aplicáveis.
Nota: Este Serviço atende exclusivamente as exigências da MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) quando se tratar de atendimento a outros Órgãos, informe no ato da solicitação.

Laudo Cortador de Frios

Validade das Inspeções: ANUAL exceto se ocorrer quaisquer das seguintes situações:
a) mudança nos procedimentos, finalidades, condições ou operações de trabalho;
b) evento que indique a necessidade de nova Inspeção;
c) mudança de empresa;
d) troca de máquina ou equipamento.
Será emitido Documento Técnico por Profissionais Legalmente Habilitados Perito e Engenheiro de Segurança do Trabalho com ART;

Os Equipamentos utilizados possuem Atestado de Aferição vigente e demais equipamentos são analógicos.

Causas do Acidente Trabalho:
Falta de cuidados do empregado;
Falta de alerta do empregador;
Mesmo efetuando todos os Treinamentos e Laudos obrigatórios de Segurança e Saúde do Trabalho em caso de acidente de trabalho o empregador estará sujeito a Processos tipo:
1- Inquérito Policial – Polícia Civil;
2- Perícia através Instituto Criminalista;
3- Procedimento de Apuração junto Delegacia Regional do Trabalho;
4- Inquérito Civil Público perante o Ministério Público do trabalho para verificação se os demais trabalhadores não estão correndo perigo;
5- O INSS questionará a causa do acidente que poderia ser evitado e se negar a efetuar o pagamento do benefício ao empregado;
6- Familiares poderão ingressar com Processo na Justiça do Trabalho pleiteando danos Morais, Materiais, Luxação, etc.;
7- Tsunami Processuais obrigando o Empregador a gerar Estratégia de Defesas mesmo estando certo;
8- Apesar da Lei da Delegação Trabalhista não prever que se aplica a “culpa en vigilando”, mas, apenas a responsabilidade de entregar o equipamento de treinamento.;
9- Não prever que se aplica a culpa em “culpa en vigilando” ao Empregador mas apenas a responsabilidade de entregar o equipamento de treinar, vale frisar que o Empregador também fica responsável em vigiar;
10- Quando ocorre um acidente além de destruir todo o “bom humor” das relações entre os empregados ou também o gravíssimo problema de se defender de uma série de procedimento ao mesmo tempo, então vale a pena investir nesta prevenção.
Salientamos que o empregado não pode exercer atividades expostos a riscos que possam comprometer sua segurança e saúde.
Sendo assim podem responder nas esferas criminal e civil, aqueles expõem os trabalhadores a tais riscos.

Cabe à Contratante informar:
A relação de EPIs necessários
Prontuários de cada máquina e seus últimos Relatórios Técnicos, Projetos caso hajam;
As cargas para teste deverão se encontrar junto de cada máquina nas capacidades de 100 e 125%; (caso a carga esteja acima ou abaixo do peso, será considerado como teste reprovado) a carga tem que ser exata!
Durante a inspeção o operador de cada máquina deverá estar de prontidão.

Cabe a Contratante fornecer quando for o caso:
Fornecer os meios, Projetos arquitetônicos em Arquivo DWG ou PDF;
Projeto Arquitetônico da Empresa que efetuará ou efetuou a instalação e contato com os mesmos.
Lista de todos os equipamentos elétricos e eletrônicos contidos nas áreas com marca, potência modelo, tipo e temperatura;
Se tiver inflamáveis e/ou combustíveis armazenados com mais 200 litros no total torna-se obrigatório fazer o Prontuário da NR-20.
Demais documentos e procedimentos necessários previstos antes ou depois da  Inspeção técnica.

NÃO estão inclusos no Escopo do Serviço:
1. Elaboração de Projeto de Arquitetônico;*
2. Elaboração de Projeto de Instalação;*
3. Elaboração do Memorial de Cálculo*
4. Elaboração de Memorial de Cálculo de Suporte;*
5. Elaboração de Manual de Instrução Técnica Operacional e de Manutenção;*
* (Consultar valor)

O que são Células de Carga?
As células de carga são medidores de deformação ou flexão de um corpo, transformando grandeza física, ou seja, uma força, em um sinal elétrico. Utilizadas na análise experimental de esforços e na medição elétrica da resistência à tensão, essas células são empregadas na maioria das aplicações industriais.

Cabe a Contratante fornecer :
Procedimentos da Inspeção quando for o caso e se envolver Estruturas:
Importante: Serão realizados Teste de Solda e Sistema de Líquido Penetrante no equipamento e nas peças que contenham pontos de solda;
01- Os pontos que contém solda no decorrer da peça (Inclusive quando tiver braço articulado e apoio de cesto acoplado) deverão estar devidamente decapados, sem nenhum tipo de resíduos tais como tintas, vernizes, colas ou qualquer tipo de sujidades ou resíduos de óleo, graxa etc;
02- Passar STRIPTIZI GEL em todas as bases do Equipamento e peças de apoio, limpar bem e passar pano (não deixar nenhuma sujidade);
03- Se tiver Lanças automáticas ou lança manual, lixar solda da frente;
04- Se Contratado Execução de TESTE DE CARGA cabe a Contratante disponibilizar CÉLULAS DE CARGA ou compartimento para teste de carga (tipo big bag, cintas novas calibradas INMETRO, balança, tarugos de metal calibrado ou sacos de areia pesados equivalente até 125% que o equipamento suporta e fornecer Declaração de Responsabilidade  referente a Capacidade do Equipamento.
Se Contratado ENSAIOS ELÉTRICOS em Cesto acoplado de preferência com Placa de Identificação, o mesmo  deverá estar no nível do solo juntamente com Laudo de Fabricação de aparelhos que tiver para sabermos quantos Volts suporta.

Documentos necessários para Equipamentos de Içamento
a) Arts do Pórtico com os últimos 3 laudos, incluindo a ART com Memorial de Cálculo do Projeto Inicial do Pórtico;
b) Memoriais de Cálculo de Dimensionamento da Talha atual X pórtico com ART;
c) Memoriais de cálculo de carga do moitão da talha e dos cabos de aço com ART;
d) ART da Montagem da Talha com Memorial de Cálculo Estrutural;
e) Todas as soldas constantes no pórtico deverão estar sem tintas ou resíduos e também não deverão estar lixadas, bem como o moitão e o gancho da talha;
f) O setor deve ficar interditado até segunda ordem para os testes;
g) Deverá ter uma carga disponível com uma balança calibrada e com Laudo da capacidade e uma carga com 175%.
h) O Eng de segurança do trabalho em conjunto com o SESMT deverão emitir uma declaração de responsabilidade quanto ao teste de carga em caso de rompimento ou acidente com um de nossos colaboradores;
i) Todos os Sistemas Elétricos deverão estar desativados com sistema Power Lockout;
Serão utilizados os sistemas de líquido penetrante e líquido revelador nas soldas o que poderá intoxicar quaisquer alimentos presentes.
j) O Teste de Carga será realizado conforme norma da ABNT desde que autorizado e declarado pelos responsáveis a inteira responsabilidade por quaisquer questões que ocorram com nossos colaboradores durante o teste. Sendo este executado em 1 hora com carga a 100% da carga talha e mais uma hora com 125% da carga talha.
l) Observe-se que, se não houverem as documentações solicitadas, que a empresa declare que não há via e-mail.

Plano de Inspeção e Manutenção do Equipamento é obrigatório conforme previsto na NR 12.

A justificativa da relação Preço e Valor:
A precificação de qualquer serviço exige expertise relacionada ao mundo dos negócios e o conceito de Valor é qualitativo, diretamente ligado ao potencial de transformação existente naquele conteúdo. O serviço tem mais valor quando tem conhecimento e segredos profissionais agregados e o preço é uma variável consequente do valor, cujo objetivo é transmiti-lo em números. Assim, quanto maior for o valor agregado ao conteúdo, maior será o seu preço justo. Portanto, não autorizamos a utilização de nossas Propostas como contraprova de fechamento com terceiros de menor preço, ou de interesse secundário, Qualidade, Segurança, Eficiência e Excelência, em todos os sentidos, são os nossos valores.

Saiba Mais: Laudo Cortador de Frios:

O equipamento é dotado de Kit de Segurança, de acordo com a NR12, formado por botões, quadro de acionamento, Dispositivo de desarme, proteção de acrílico e pelo limitador da abertura da regulagem da espessura. A inutilização de qualquer um dos itens de segurança trara risco de graves ferimentos.
Botão de Rearme: Antes de iniciar qualquer operação o rearme deve ser acionado. O sinal luminoso entre os botões liga e desliga, quando aceso, indica que a necessidade de acionamento do botão Rearme. Se houver alguma condição que impeça o funcionamento ele continuará aceso.
Botão de Emergência: Este botão oferece uma forma mais acessivel de interromper o giro da lâmina em caso de emergência.
Uma vez acionado ele deverá ser destravado para que o equipamento volte a funcionar.
A lâmina só girará se o afiador estiver devidamente posicionado, de forma que seus sensores fiquem alinhados e a lâmina protegida. Se o parafuso de fixação do afiador não estiver devidamente apertado ele pode vibrar e causar parada da máquina.
LIMPEZA
O uso de E.P.I. (Equipamento de Proteção Individual) é obrigatório nesta operação, juntamente com a luva de malha de aço.
A extrema atenção ao efetuar esta tarefa é necessária, pois qualquer acidente pode trazer graves consequências. Sempre ao realizar a limpeza. É necessário que o equipamento esteja desligado e desconectado da rede elétrica, certificando-se ainda que o ajuste de espessura da fatia se encontre na posição 0.
A limpeza deve ser feita após o uso do equipamento ou sempre que houver acumulo de residuos. A falta de limpeza pode causar mau funcionamento e danos na máquina.
A parte elétrica nunca deve ser submetida a Água.
AFIAÇÃO DA LÂMINA
O uso de E.P.I. (Equipamento de Proteção Individual) é obrigatório nesta operação, juntamente com a luva de malha de aço.
É recomendável afiar a lâmina quando não é possível obter fatias finas, ou quando se quebrem.
O afiador deve ser puxado para cima, girado 180° e colocado novamente na posição, alinhando os sensores de segurança. A pedra deve ficar posicionada do lado direito para baixo colocando a na posição de afiamento.
a superfície da pedra deve estar assentada bem próxima da borda da lâmina, e se não estiver é necessário ajuste.
O equipamento é ligado com a pedra posicionada do lado direito por alguns segundos.
A rebarba é tirada pressionando a pedra do lado esquerdo.

Laudo Cortador de Frios: Consulte-nos.