Nome Técnico: ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO TÉCNICO DA DETERMINAÇÃO IN SITU DA PERDA POR INSERÇÃO DE TODOS OS TIPOS DE BARREIRAS ACÚSTICAS PARA AMBIENTES EXTERNOS – NBR ISO 10847 E ABNT NRB 10151 – ACÚSTICA – MEDIÇÃO E AVALIAÇÃO DE NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA EM ÁREAS HABITADAS+ EMISSÃO DE ART
Referência: 175636
Ministramos Cursos e Treinamentos; Realizamos Traduções e Versões em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Mandarim, Alemão, Russo, Sueco, Holandês, Hindi, Japonês e outros consultar.
Laudo Barreiras Acústicas NBR ISO 10847
O objetivo do Relatório Técnico da Determinação in situ da Perda por Inserção de todos os tipos de Barreiras Acústicas para Ambientes Externos conforme NBR ISO 10847, é especificar os métodos para a determinação da perda por inserção de barreiras acústicas empregadas em ambientes externos para a mitigação de ruído de diversos tipos de fontes sonoras. Ela específica os procedimentos detalhados para a medição in MU, da perda por inserção de barreiras, incluindo posições de microfone, condições da fonte sonora e ambientes acústicos dos locais de medição. A Norma NBR ISO 10847 admite a medição da perda por inserção de uma dada barreira em um determinado local, considerando as respectivas condições meteorológicas. Ela não torna possível comparar valores de perda por inserção de urna barreira equivalente situada em um local distinto. Ela pode ser empregada, pelo método direto. para a comparação de valores de perda por inserção de diferentes tipos de barreiras situadas em um mesmo local, sob dadas condições meteorológicas.
A Norma NBR ISO 10847 descreve métodos para a determinação da perda por inserção:
a) a parta da diferença de níveis obtidos antes o depois da instalação de barreiras acústicas ou, caso não seja possível antes, quando a barreira já estiver instalada.
b) usando um método indireto para estimar os níveis de pressão sonora antes da instalação da barreira, por melo da medição em outro local acusticamente equivalente.
Para se considerar locais acusticamente equivalentes, é exigida uma boa correspondendo entre as características da fonte sonora, dos locais dos microfones, dos perfis de terreno e da cobertura do solo, das construções adjacentes e de condições meteorológicas. Esta Norma descreve princípios para garantir que condições suficientemente equivalentes sejam mantidas entre as situações ‘antes” o “depois” da instalação da barreira. a fim de permitir a determinação correta. confiava, e repetível da respectiva perda por inserção.
A Norma NBR ISO 10847 não trata da determinação de grandezas acústicas intrínsecas de barreiras, como. por exemplo, o índice de redução sonora e o coeficiente de absorção. São utilizados como descritores sonoros o nível de pressão sonora contínuo equivalente ponderada em A, o nível de exposição sonora ponderada em A, os níveis de pressão sonora de bandas de oitava ou do terço de oitava e/ou o nível máximo de pressão sonora.
Esta Norma NBR ISO 10847 pode ser utilizada para a determinação rotineira do desempenho de barreiras ou para avaliação de engenharia ou diagnostica. Ela pode ser empregada em situações em que a barreira ainda está para ser instalada ou em que já foi instalada.
Laudo Barreiras Acústicas NBR ISO 10847
Escopo dos Serviços:
Inspeções e verificações quando pertinentes a ser avaliadas na Inspeção pela nossa Equipe multidisciplinar:
Método direto; Método indireto;
Instrumentação;
Medidor e analisador de nível sonoro (sonômetro);
Calibrador de nível sonoro;
Protetor de vento;
Outros sistemas de medição;
Equipamentos meteorológicos;
Ambiente acústico;
Equivalência do perfil do terreno e cobertura do solo;
Condições meteorológicas;
Vento; Temperatura; Umidade;
Cobertura de nuvens;
Outros;
Ruído residual (ruído de fundo);
Fontes e equivalência de fonte;
Tipo de fonte;
Fonte inerente;
Fonte inerente controlada;
Fonte simulada controlada;
Equivalência de fonte;
Parâmetros de operação;
Posição do microfone de referência;
Procedimento de medição;
Informação a ser registrada;
Tipo de método;
Instrumentação;
Ambiente acústico;
Fonte sonora;
Barreira a ser ensaiada;
Configuração do local; Dados acústicos;
Informação a ser relatada;
Classes do condição do vento;
Classe do cobertura de nuvens (nebulosidade);
Corrosão devido ao ruído residual;
Durações ou tamanhos do amostra sugeridos.
Como deve ser utilizado o Calibrador do nível sonoro?
Deve ser utilizado um calibrador de nível sonoro que atenda aos requisitos da IEC 942.
O calibrador do nível sonoro utilizado deve ser adequado A Classe do sonômetro empregado.
NOTA BRASILEIRA A ABNT NOR 10151 adota o uso de calibrador de nível sonoro de Classe 2 apenas quando o sonômetro for de Classe 2.
Disposições Finais:
Caderno, Registro fotográfico e Registros de Avaliação;
Registro das Evidências;
Identificação dos Profissionais (Engenheiros e Peritos);
Conclusão do PLH;
Proposta de melhorias corretivas;
Quando Aplicável: Certificado de Calibração;
Emissão da A.R.T. (Anotação de Responsabilidade Técnica) e/ou C.R.T. (Certificação de Responsabilidade Técnica).
É facultado à nossa Equipe Multidisciplinar a inserção de normas, leis, decretos ou parâmetros técnicos que julgarem aplicáveis, sendo relacionados ou não ao escopo de serviço negociado, ficando a Contratante responsável por efetuar os devidos atendimentos no que dispõem as legislações, conforme estabelecido nas mesmas.
Laudo Barreiras Acústicas NBR ISO 10847



