Estudo Distância Segura em Máquinas Estudo Distância Segura em Máquinas

Estudo Distância Segura em Máquinas

Os objetivos principais do estudo das distâncias seguras estabelecem valores para a distancia de segurança em ambientes industriais e não industriais, para prevenir que as zonas perigosas sejam alcançadas pelos funcionários, dentro da conformidade da norma regulamentadora vigente.

Estudo Distância Segura Máquinas

Estudo Distância Segura Máquinas

Os objetivos principais do Estudo Distância Segura Máquinas seguras estabelecem valores
para a distancia de segurança em ambientes industriais e não industriais, para prevenir que as zonas perigosas sejam alcançadas pelos funcionários, dentro da conformidade da norma regulamentadora vigente.

O que é são as Zonas Perigosas?
São medidas que eliminem perigos ou reduzam os riscos aplicando um programa de segurança funcional à máquina. Assim, diferentes requisitos relativos à tecnologia, arquitetura e classificação de risco de uma máquina devem ser considerados, as máquinas em movimento podem causar ferimentos de várias maneiras, as pessoas podem ser atingidas e feridas por peças em movimento de máquinas ou material ejetado. Partes do corpo também podem ser puxadas ou presas entre roletes, correias e acionadores de polia, devendo haver requisitos de segurança no distanciamento dos trabalhadores.

4.1.2.2 Seleção de distâncias de segurança para alcance superior e sobre estruturas de proteção

Antes de selecionar uma distância de segurança adequada em caso de alcance superior (ver 4.2.1) ou alcance sobre estruturas de proteção (ver 4.2.2), é necessário considerar a gravidade do dano e a probabilidade de ocorrência deste dano causado pelo perigo.

No caso de alcance superior, o valor mais alto, de acordo com 4.2.1.2, deve ser aplicado. Em caso de alcance sobre estruturas de proteção, os valores da Tabela 2 devem ser aplicados.

O valor mais baixo, de acordo com 4.2.1.2 ou com a Tabela 1, pode ser aplicado onde a gravidade do dano e a probabilidade de ocorrência do dano causado pelo perigo são baixas (ver ABNT NBR ISO 12100: 2013, 5.5.2.3).

A probabilidade de ocorrência do dano pode ser assumida como baixa com, por exemplo, movimentos lentos que permitam que a pessoa escape do movimento perigoso. A gravidade do dano pode ser considerada baixa nas seguintes situações: quando a temperatura e a duração do contato com superfícies quentes estiver abaixo do valor necessário para causar uma queimadura (para valores de limiar de queimadura. ver ISO 13732-1)

Rescue7