Nome Técnico: Execução de Ensaio de Emissão Acústica em Digger Derrick (Perfuratriz-guincho) Isolados e Não Isolados NBR 16793
Referência: 190379
Ministramos Cursos e Treinamentos; Realizamos Traduções e Versões em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Mandarim, Alemão, Russo, Sueco, Holandês, Hindi, Japonês e outros consultar
Laudo Digger-Derrick-Perfuratriz-Guincho
O que é digger Derrick?
Também conhecido como perfuratriz-guincho mecanismo operacional que consiste em um equipamento especialmente projetado para perfuração do solo para fazer cavas para postes, ajustar os postes, elevar materiais e equipamentos e, opcionalmente, para elevação de pessoas para realização de trabalhos em altura, conforme
O que é First Hit?
Trata-se do modo de operação do equipamento de monitoração de EA (Ensaio Acústica) no qual um evento ocorrendo em um canal evitará que os demais canais processem os dados por um período de tempo especificado. O canal com um sensor o mais próximo da localização física da fonte de emissão será então o único canal a processar os dados provenientes daquela fonte.
A NBR 16793 descreve um procedimento para ensaio de emissão acústica (EA) em equipamentos tipo digger derricks, dos tipos isolado ou não isolado, instalados em veículos.
É aplicável a equipamentos especiais multifuncionais que são montados em veículos, comumente conhecidos como digger derricks (perfuratriz-guincho), que são máquinas projetadas para perfurar cavas, instalar postes e elevar materiais e equipamentos.
Os equipamentos tipo digger derricks com cesto(s) acoplado(s) para elevação de pessoas também devem ser ensaiados de acordo com essa Norma e com apoio da ABNT NBR 16593.
A Norma 16793 não é aplicável a quaisquer equipamentos que tenham sido projetados unicamente para elevação de cargas ou máquinas que tenham sido projetadas apenas para perfuração de cavas.
O que é Resumo do método de ensaio:
4.1 Este método de ensaio consiste na aplicação de uma carga predeterminada a um digger derrick articulado hidráulico ao mesmo tempo em que esta é monitorada por sensores sensíveis a emissões acústicas (EA) provocadas por descontinuidades ativas.
4.2 Essas emissões acústicas podem ser geradas por:
a) nucleação, movimentação ou propagação de trincas nos componentes metálicos;
b) fissuramento da matriz, delaminação ou ruptura de fibra dos materiais em PRFV:
c) ou ambos.
4.3 O digger derrick deve ser carregado a uma taxa uniforme até que uma carga predeterminada seja atingida, a qual deve ser mantida por um período de tempo. Essa carga deve ser removida e o ciclo repetido. As emissões acústicas devem ser monitoradas durante os ciclos e os dados devem ser avaliados.
A Elaboração do Relatório Técnico, obrigatoriamente, é o primeiro procedimento a ser realizado, porque determinará, juntamente com o Plano de Manutenção e Inspeção, os procedimentos de manutenção preventiva, preditiva, corretiva e detectiva, que deverão ser executados conforme determinam as normas técnicas e legislações pertinentes.
Laudo Digger-Derrick-Perfuratriz-Guincho
Escopo dos Serviços:
Inspeções e verificações quando pertinentes a ser avaliadas na Inspeção pela nossa Equipe multidisciplinar:
Termos e definições;
Resumo do método de ensaio; Significado e uso;
Qualificação; Sistema de medição de emissão acústica;
Preparação do ensaio; Verificação do desempenho do sistema;
Calibração do sistema de medição; Procedimento de ensaio;
Procedimento de ensaio para digger derricks sem caçamba;
Procedimento de ensaio para digger derricks com caçamba;
Critérios de aprovação e reprovação do ensaio de emissão acústica de componentes em plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV) e componentes metálicos;
Relatórios; Precisão e tendência;
Requisitos de desempenho do sistema de medição;
Sensores; Cabo de sinal;
Pré-amplificador; Filtros;
Cabo de força e de sinal; Amplificador principal;
Processadores principais; Dispositivo para medição de carga;
Principais componentes do digger Derrick;
Posição e carga de ensaio para digger derrick sem caçamba;
Sequência de carregamento do digger derrick ;
Posição e carga de ensaio para digger derrick com caçamba;
Sequência de carregamento da caçamba;
7 Sistema de medição de emissão acústica;
7.1 O sistema de medição de EA, descrito no Anexo A, deve ser capaz de obter dados em canais individuais dentro de uma faixa de frequência de 20 kHz a 400 kHz. O número de canais do sistema de medição de EA deve ser determinado pelas características de atenuação do digger derrick, de forma a proporcionar cobertura dos seguintes componentes:
a) caçamba, quando existente;
b) lança superior;
c) extremidade da lança superior;
d) lança(s) intermediária(s) (cada extensão da lança deve ser monitorada);
e) lança inferior:
f) pedestal;
g) articulação da lança;
h) coluna giratória;
i) região do pino da caçamba.
7.2 O sistema de medição deve ser capaz de registrar os seguintes parâmetros:
a) tempo;
b) eventos;
c) contagens;
d) amplitude; e
e) carga aplicada.
7.3 Registros permanentes dos resultados de ensaio devem ser fornecidos pelo sistema de medição.
Fonte: ABNT 16793
Disposições Finais (quando pertinentes):
Caderno, Registro fotográfico e Registros de Avaliação;
Registro das Evidências;
Identificação dos Profissionais (Engenheiros e Peritos);
Conclusão do PLH;
Proposta de melhorias corretivas;
Quando Aplicável: Certificado de Calibração;
Emissão da A.R.T. (Anotação de Responsabilidade Técnica) e/ou C.R.T. (Certificação de Responsabilidade Técnica).
NOTA:
Ressaltamos que o Escopo Geral do Serviço poderá ser alterado, atualizado ou excluído itens conforme inspeção in loco pelo nosso Perito Avaliador.
É facultado à nossa Equipe Multidisciplinar Atualizar, adequar, alterar e/ou excluir itens, conforme inspeção e sempre que for necessário, bem como efetuar a exclusão ou inserção de Normas, Leis, Decretos ou parâmetros técnicos que julgarem aplicáveis, estando relacionados ou não no Escopo Geral do Serviço negociado, ficando a Contratante responsável por efetuar os devidos atendimentos no que dispõem as Legislações pertinentes.
Laudo Digger-Derrick-Perfuratriz-Guincho



