Nome Técnico: CURSO APRIMORAMENTO COMO REALIZAR WORKSHOP
Referência: 196062
Ministramos Cursos e Treinamentos; Realizamos Traduções e Versões em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Mandarim, Alemão, Russo, Sueco, Holandês, Hindi, Japonês e outros consultar
Do que trata o Curso Workshop?
O objetivo do Curso Workshop é permitir que os participantes aprimorem suas habilidades e conhecimentos em um ambiente interativo e colaborativo projetando habilidades técnicas e pessoais, liderança, resolução de conflitos ou comunicação eficaz.
O que é Workshop?
Um workshop é uma atividade presencial ou online que tem como objetivo reunir um grupo de pessoas para discutir e aprender sobre um tema específico por meio de apresentações, atividades práticas e discussões em grupo.
Quem pode utilizar o Workshop?
Os workshops podem ser de curta ou longa duração e podem ser realizados em diversos contextos, incluindo escolas, empresas, organizações sem fins lucrativos, conferências e eventos. Eles geralmente são conduzidos por um facilitador ou especialista no assunto em questão e podem ter uma variedade de formatos, como palestras, atividades em grupo, dinâmicas de grupo e sessões práticas.
Clique no Link: Critérios para Emissão de Certificados conforme as Normas
Treinamento Livre Profissionalizante Noções Básicas (Não substitui Formação Acadêmica ou Ensino Técnico)Certificado de conclusão
Curso Workshop
Habilidades e atitudes são tão importantes quanto conhecimento;
Networking; Colaboração; Discussão de ideias;
Ferramentas de colaboração; Agenda e mural de recados;
Repositório de documentos; Reuniões virtuais;
Whiteboard digital; Gerenciamento do projeto;
Análise de Ferramentas e Funcionabilidade;
Ferramentas e Funções; Consumo de internet (videochamada);
Precisa ter conta para usar?; Tem versão gratuita?;
Limite de pessoas na videochamada?;
Pode usar no smartphone?;
Compartilhamento de tela; Edição online de documentos compartilhados;
Facilidade de dividir os participantes em grupo;
Defina o tema, ele será seu guia; Determine o público do seu workshop;
Defina a data, local e o horário; Escolha os palestrantes e mediadores;
Reforce o branding do seu evento;
Confira cada detalhe: Checklist, Planilha, Equipamento de áudio e de vídeo, criação de layout; Tipo de transmissão; Divulgação do Workshop;
Cuidando do seu evento: Credenciamento e Intervalos;
Invista no pós-evento; Certificação.
F: TPG-OP
Exercícios Práticos:
Registro das Evidências;
Avaliação Teórica e Prática;
Certificado de Participação.
NOTA:
Ressaltamos que o Conteúdo Programático Geral do Curso ou Treinamento poderá ser alterado, atualizado, acrescentando ou excluindo itens conforme necessário pela nossa Equipe Multidisciplinar.
É facultado à nossa Equipe Multidisciplinar atualizar, adequar, alterar e/ou excluir itens, bem como a inserção ou exclusão de Normas, Leis, Decretos ou parâmetros técnicos que julgarem aplicáveis, estando relacionados ou não, ficando a Contratante responsável por efetuar os devidos atendimentos no que dispõem as Legislações pertinentes.
Curso Workshop
Participantes sem experiência:
Carga horária mínima = 40 horas/aula
Participantes com experiência:
Carga horária mínima = 20 horas/aula
Atualização (Reciclagem):
Carga horária mínima = 10 horas/aula
Atualização (Reciclagem): O empregador deve realizar treinamento periódico Anualmente e sempre que ocorrer quaisquer das seguintes situações:
a) mudança nos procedimentos, condições ou operações de trabalho;
b) evento que indique a necessidade de novo treinamento;
c) retorno de afastamento ao trabalho por período superior a noventa dias;
d) mudança de empresa;
e) Troca de máquina ou equipamento.
O nosso projeto pedagógico segue as diretrizes impostas pela Norma Regulamentadora nº1.
Após a efetivação do pagamento, Pedido de Compra, Contrato assinado entre as partes, ou outra forma de confirmação de fechamento, o material didático será liberado em até 72 horas úteis (até 9 dias), devido à adaptação do conteúdo programático e adequação às Normas Técnicas aplicáveis ao cenário expresso pela Contratante; bem como outras adequações ao material didático, realizadas pela nossa Equipe Multidisciplinar para idioma técnico conforme a nacionalidade do aluno e Manuais de Instrução Técnica Operacional e de Manutenção especifícos das atividades que serão exercidas.
Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act)
A abordagem do sistema de gestão de SSO aplicada neste documento é baseada no conceito Plan-Do-Check-Act (Planejar-Fazer- Checar-Agir) (PDCA).
O conceito PDCA é um processo iterativo, utilizado pelas organizações para alcançar uma melhoria contínua. Pode ser aplicado a um sistema de gestão e a cada um de seus elementos individuais, como a seguir:
a) Plan (Planejar): determinar e avaliar os riscos de SSO, as oportunidades de SSO, outros riscos e outras oportunidades, estabelecer os objetivos e os processos de SSO necessários para assegurar resultados de acordo com a política de SSO da organização;
b) Do (Fazer): implementar os processos conforme planejado;
c) Check (Checar): monitorar e mensurar atividades e processos em relação à política de SSO e objetivos de SSO e relatar os resultados;
d) Act (Agir): tomar medidas para melhoria contínua do desempenho de SSO, para alcançar os resultados pretendidos.
Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso
Parte Interessada;
Stakeholder – Pessoa ou organização que pode afetar, ser afetada ou se perceber afetada por uma decisão ou atividade.
A justificativa da relação Preço e Valor:
A precificação de qualquer serviço exige expertise relacionada ao mundo dos negócios e o conceito de Valor é qualitativo, diretamente ligado ao potencial de transformação existente naquele conteúdo. O serviço tem mais valor quando tem conhecimento e segredos profissionais agregados e o preço é uma variável consequente do valor, cujo objetivo é transmiti-lo em números. Assim, quanto maior for o valor agregado ao conteúdo, maior será o seu preço justo. Portanto, não autorizamos a utilização de nossas Propostas como contraprova de fechamento com terceiros de menor preço, ou de interesse secundário, Qualidade, Segurança, Eficiência e Excelência, em todos os sentidos, são os nossos valores.
Causas do Acidente Trabalho:
Falta de alerta do empregador;
Falta de cuidados do empregado;
Mesmo efetuando todos os Treinamentos e Laudos obrigatórios de Segurança e Saúde do Trabalho em caso de acidente de trabalho o empregador estará sujeito a Processos tipo:
Inquérito Policial – Polícia Civil;
Perícia através Instituto Criminalista;
Procedimento de Apuração junto Delegacia Regional do Trabalho;
Inquérito Civil Público perante o Ministério Público do trabalho para verificação se os demais trabalhadores não estão correndo perigo;
O INSS questionará a causa do acidente que poderia ser evitado e se negar a efetuar o pagamento do benefício ao empregado;
Familiares poderão ingressar com Processo na Justiça do Trabalho pleiteando danos Morais, Materiais, Luxação, etc.;
Tsunami Processuais obrigando o Empregador a gerar Estratégia de Defesas mesmo estando certo;
Apesar da Lei da Delegação Trabalhista não prever que se aplica a “culpa en vigilando”, mas, apenas a responsabilidade de entregar o equipamento, porém vale frisar que o Empregador também fica responsável em vigiar;
Quando ocorre um acidente além de destruir todo o “bom humor” das relações entre os empregados ou também o gravíssimo problema de se defender de uma série de procedimento ao mesmo tempo, então vale a pena investir nesta prevenção;
O Empregado não pode exercer atividades expostas a riscos que possam comprometer sua segurança e saúde, sendo assim o Empregador poderá responder nas esferas criminal e civil.
Saiba Mais: Curso Workshop
O que é um workshop?
O workshop é um tipo de evento corporativo voltado ao ensino prático de alguma habilidade ou conhecimento. Como o workshop envolve a execução de exercícios e atividades na prática, os alunos podem adquirir conhecimentos de um jeito mais funcional e efetivo!
Muitas vezes, os workshops exigem que os participantes já tenham alguma base teórica a respeito do tema ensinado, para que possam participar adequadamente das atividades. No entanto, é possível realizar um workshop sobre qualquer assunto e para pessoas com pouco ou nenhuma familiaridade com o tema – aqui, o importante é usar a sua experiência profissional para preparar o evento.
Como funciona o workshop?
Os workshops também podem contar com um momento de ensino teórico, no qual o professor ou especialista aborda o tema de maneira mais superficial, com o objetivo de dar contexto às atividades que serão realizadas. Por esse motivo, os workshops acabam tendo uma duração menor, podendo ser realizados em um único dia.
Em alguns workshops, os alunos precisam levar seu próprio material de trabalho (como computador) para participar das atividades. Em outros, todos os materiais necessários são disponibilizados pelo próprio realizador do evento. Isso depende muito do assunto abordado e da finalidade do workshop: se o tema for fotografia, por exemplo, é provável que cada participante precise levar seu equipamento fotográfico para realizar os exercícios.
Vários tipos de atividades podem ser realizados, desde exercícios individuais até trabalhos em grupo. O importante é estimular o aprendizado e a criatividade! Todos os trabalhos são conduzidos pelo especialista do workshop, que deve explicar como cada atividade deve ser feita e acompanhar os participantes para que eles tirem suas dúvidas e executem as tarefas da maneira correta.
Como montar um workshop?
Montar um workshop exige muito planejamento e organização – afinal de contas, este tipo de evento conta com algumas particularidades e pode necessitar de itens especiais para ser realizado. Tudo irá depender do tema do workshop e das atividades planejadas para o evento. Confira a seguir todos os itens e aspectos que você precisa estar atento ao organizar um workshop:
Definição do plano de ensino
O primeiro passo para realizar um workshop é a definição do plano de ensino – ou seja, a estruturação dos temas, subtemas e das atividades que serão abordadas ao longo do evento. Para isso, considere os seguintes pontos:
Qual é o tema principal do workshop?
Quais assuntos devem ser abordados dentro desse tema?
O curso será para iniciantes ou os participantes já devem ter algum conhecimento prévio?
Quais atividades devem ser desenvolvidas pelos participantes (provas, exercícios em grupo, atividades práticas…)?
Quais materiais e recursos serão necessários (internet, softwares, livros…)?
Os participantes precisam levar algum material para participar das atividades?
Quais serão os métodos de avaliação?
Que aspectos irão demonstrar que os participantes atingiram os objetivos propostos e aprenderam o conteúdo?
Lembre-se de que todos os aspectos do plano de ensino do workshop devem ser informados com clareza ao público. Isso ajudará a trazer o público certo para o evento e evitará que os participantes cheguem no workshop sem preparo ou esperando que outros assuntos sejam abordados.
Estrutura para o workshop
Todas as questões de infraestrutura do evento dependem, inicialmente, do número de participantes e das atividades a serem desenvolvidas. Estes pontos irão direcionar a decisão de itens como:
Aluguel de mesas e cadeiras;
Aluguel do espaço do evento (sala, auditório, centro de convenções…);
Estrutura de som, vídeo e internet;
Kit com materiais para os participantes;
Agenda do evento (ordem de abordagem do conteúdo e realização das atividades);
Controle de entrada e credenciamento.
Para assegurar todos os itens necessários para o workshop, o ideal é manter o controle do evento em um checklist. Assim, você acompanha todos os detalhes e evita que algum imprevisto aconteça em cima da hora. Outra dica é oferecer um momento de descontração em que os alunos possam se conhecer, trocar experiências e fazer networking – e para isso, nada melhor do que um coffee break!
Divulgação do workshop.
Depois de definir o plano de ensino do workshop, pensar nas atividades a serem realizadas e organizar os itens necessários para a estrutura do evento, é hora de planejar a divulgação!
O principal objetivo da divulgação é convencer o público-alvo a participar do evento. Para isso, é preciso conhecê-lo bem, traçando um perfil completo com foco nos seus interesses e necessidades. Se o público do evento for pessoas de 35 a 45 anos, por exemplo, divulgá-lo para jovens de 20 a 25 anos será desperdício de tempo e dinheiro. Por isso, tenha em mente quem você deseja alcançar antes de iniciar qualquer ação de divulgação!
Aqui vão algumas dicas de como você pode divulgar o workshop:
Divulgação nas principais redes sociais;
Divulgação nos canais tradicionais de comunicação, como revistas e jornais;
Divulgação por e-mail para parceiros, clientes e participantes de outros workshops que você já tenha realizado;
Distribuição de materiais de divulgação em faculdades, universidades e instituições relacionadas ao tema do workshop;
Não se esqueça também de informar todos os detalhes do workshop nos materiais, desde a data e horário do evento até o nome dos especialistas que conduzirão o trabalho.
Inscrições e ingressos.
Na hora de iniciar a venda de inscrições para o seu workshop, é preciso fazer tudo de forma simples e organizada, facilitando o acesso do público ao evento. Para isso, a dica é utilizar uma plataforma online de gestão de eventos, como a Sympla.
Dentre algumas vantagens da venda online de ingressos estão o maior controle financeiro do evento, o acompanhamento das vendas em tempo real e facilidade na hora de divulgá-lo.
Emissão de certificados.
Em geral, a maioria dos workshops contam com a emissão de certificados aos participantes ao final do evento. Isso porque, como o objetivo deste tipo de evento é o aprendizado, é importante que os alunos tenham uma forma de comprovar os conhecimentos ou a especialização adquirida.
Para que você não gaste tempo confeccionando cada certificado individualmente, basta utilizar a ferramenta de emissão de certificados da Sympla! Basta configurar o modelo desejado, adicionar informações importantes – como carga horária e nome do curso – e enviar por e-mail aos participantes. Além de ser mais rápido e simples, você ainda elimina os gastos com impressão.
A vasta maioria dos workshops acontece de forma presencial, muito por conta do caráter prático da produção. No entanto, é possível adaptá-lo para o online ou até mesmo pensar no workshop como um produto digital.
Tudo vai depender do tema do evento, né? É provável que o público prefira que um workshop de cerâmica aconteça de forma presencial, para que seja possível colocar a mão na massa, literalmente! Um workshop de fórmula de lançamentos de infoprodutos, por outro lado, pode muito bem acontecer virtualmente.
Um outro caminho é transformar o workshop em curso online, alterando o formato e acrescentando materiais complementares. Nesse caso, será preciso pensar em módulos e propor atividades e testes. Confira cinco passos para transformar seu workshop em curso online.
F: Sympla Blog
URL FOTO
Licença do autor: Rawpixel.com – Freepik.com
Curso Workshop: Consulte-nos.