Curso Instalação e Manutenção dos Sistemas de Combate a Incêndio
O objetivo do Curso Instalação e Manutenção dos Sistemas de Combate a Incêndio é capacitar os profissionais responsáveis pela instalação e manutenção dos sistemas de combate a incêndio de determinado estabelecimento, abordando todos os métodos para realização das atividades bem como os conhecimentos técnicos dos componentes dos sistemas de combate a incêndio.
O que são Sistemas de Combate a Incêndio?
Qualquer sistema, ou conjunto de procedimentos ou equipamentos cujo funcionamento é estritamente voltado ao combate a incêndios, quando necessário for. Há grande diversidade entre os sistemas, bem como seus tipos e aplicações, e os profissionais que realizam a instalação e manutenção destes sistemas devem ser devidamente capacitados para realizar a tarefa com a precisão exigida.
Instrução Técnica Nº16:
“[…] 5 PLANO DE EMERGÊNCIA CONTRA INCÊNDIO
5.1 Elaboração do Plano de emergência contra incêndio
5.1.1 Para a elaboração de um Plano de emergência contra incêndio é necessário realizar uma análise preliminar dos riscos de incêndio, buscando identificá-los, relacioná-los e representá-los em Planta de risco de incêndio.
5.1.2 Conforme o nível dos riscos de incêndio existentes, o levantamento prévio e o plano de emergência devem ser elaborados por engenheiros, técnicos ou especialistas em gerenciamento de emergências.
5.1.3 O profissional habilitado deve realizar uma análise dos riscos da edificação com o objetivo de minimizar e/ou eliminar todos os riscos existentes, recomendando-se a utilização de métodos consagrados tais como: “What if”, “Check list”, HAZOP, Árvore de Falhas, Diagrama Lógico de Falhas.
5.1.4 O Plano de emergência contra incêndio deve contemplar, no mínimo, as informações detalhadas da edificação e os procedimentos básicos de emergência em caso de incêndio.
5.1.5 As informações da edificação devem contemplar os seguintes aspectos: (ver anexos B e C).
5.1.5.1 Localização (urbana, rural, características da vizinhança, distâncias de outras edificações e/ou riscos, distância da unidade do Corpo de Bombeiros, existência de Plano de Auxílio Mútuo-PAM etc);
 
			 
				 
				 
				 
							
 
 
										
 
										
 
										
 
										
 
										
 
										